Diversão & Arte [email protected] 14 Curitiba, quinta-feira, 3 de janeiro de 2019 ## BALANÇO Produções próprias do Guaíra fecham 2018 com 76,5 mil espectadores Público total no teatro em 2018 foi de 321,5 mil pessoas OCentroCultural TeatroGuaíra encerra 2018compúblicode76,5mil espectadores nas produções realizadas pela instituição. Somando-se os eventos externos, o públi- co total do Guaíra foi de 321,5mil pessoas, sendo 259 mil somente no Guairão. O CC- TG é um dos maiores complexos culturais da América Latina, com quatro auditórios em um espaço de 16,9 mil metros quadra- dos. Além disso, é um dos únicos teatros públicos no país com corpos estáveis: o Balé Teatro Guaíra, a Orquestra Sinfônica do Paraná, a Escola de Dança Teatro Gua- íra e a G2 Cia de Dança. O alto número de espectadores em pro- duções próprias é puxado pelo sucesso do balé O Lago dos Cisnes, que teve públi- co de 25,8 mil pessoas, e pela Orquestra Sinfônica do Paraná. Foram 50 concertos, além dos realizados em conjunto com o Balé Teatro Guaíra, com público de 47,6 mil. O retorno do Teatro de Comédia do Pa- raná se consolidou e foram feitas 43 ses- sões em 2018, sendo 31 de Hoje é Dia de Rock. Já Papéis de Maria Dias, com dire- ção de Carolina Meinerz e Letícia Guima- rães, foi encenada 12 vezes e teve 3 mil espectadores. A Escola de Dança Teatro Guaíra fez 24 apresentações ao longo de 2018 e teve pú- blico de 16,8mil pessoas.AG2 Cia de Dan- ça fez uma turnê pelo interior do estado, fruto de um projeto de democratização do acesso à cultura, e esteve em cidades como Umuarama e Chopinzinho. Foram 5 mil espectadores em todas as sessões. Kraw Penas/SEEC Juliano Cercal & Roberta Ellerbrock OS NÚMEROS COMPLETOS DE 2018 Balé Teatro Guaíra 32,9 mil Orquestra Sinfônica do Paraná 47,6 mil G2 Cia de Dança 5,1 mil Escola de Dança Teatro Guaíra 16,8 mil Festival Espetacular de Teatro de Bonecos 4,9 mil Teatro de Comédia do Paraná 12 mil POR AUDITÓRIO CONTANDO TODOS OS EVENTOS Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) 258,7 mil Salvador de Ferrante (Guairinha) 44,6 mil Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) 8,8 mil Teatro José Maria Santos 9,3 mil ‘O LAGO DOS CISNES’ O espetáculo ‘O Lago dos Cisnes’ teve público de 25,8 mil pessoas em 2018, tornando-se um dos maiores sucessos da história do Balé Teatro Guaíra. Foram 13 sessões com ingressos esgotados an- tecipadamente. Além das apresentações de O Lago, o BTG também dançou Carmen e apresentou a Mostra Curta Guairão do Avesso. O público total da companhia para o ano de 2018 foi de 33 mil es- pectadores, o segundo maior desde 2011. ‘O Lago dos Cisnes’ foi revisitado pelo BTG com linguagem moderna e conta a história de amor entre o príncipe Siegfried e Odette, transformada em animal após ser amaldiçoada. Juntos, os dois buscam no amor sua redenção. O balé mais dançado do mundo ganhou uma versão com toques de moder- nidade e fez chover no palco do Guairão. O BTG também apresentou O Lago em São Paulo, no Teatro Alfa. O diretor e coreógrafo do espetáculo, Luiz Fernando Bongiovanni, recebeu em 2018 o prêmio de melhor coreógrafo do Brasil. Para Mônica Rischbieter, diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, esse sucesso é refle- xo do espírito do teatro.“O Lago dos Cisnes talvez tenha sido um dos espetáculos mais lindos que já apresentamos no Guairão. Ele é resultado do trabalho de mais de 200 pessoas que se dedicam co- tidianamente para a Arte. E essa conexão com o público é a prova de que a Arte transforma, não há uma pessoa que tenha visto esse balé e não se sinta tocada”. Em 2019, o BTG completa 50 anos e haverá uma programação anual especial para celebrar a compa- nhia, uma das mais antigas do país. O Balé Teatro Guaíra foi criado em 1969 e já apresentou mais de 140 coreografias. Atualmente tem 23 bailarinos e está sob a direção de Cíntia Napoli desde 2012. ÓPERA JOÃO E MARIA Em 2018, a Orquestra Sinfônica do Paraná apresentou a ópera João e Maria no Guairão. A peça, escri- ta em 1893 pelo alemão Engelbert Humperdinck, foi apresentada na versão e idioma originais, com concepção e direção de Walter Neiva e direção musical e regência de Stefan Geiger, maestro-titular da OSP. O elenco contou com a presença das curitibanas Karolyne Liesenberg (como o homenzinho de areia e a fada do orvalho) e Luciana Melamed (como a mãe). O austríaco Norbert Steidl, que reside em Curitiba, foi escalado para o papel do pai, e a mineira Edi- neia Oliveira para a bruxa. Os papéis principais ficaram com Geneviève Tschumi (João) e Christina Heuel (Maria), vindas da Alemanha. Os cenários, figurinos e todos os ensaios foram feitos dentro das próprias instalações do CCTG. A ópera ainda teve a participação das crianças do Coral Curumim e da Escola de Dança Teatro Guaí- ra. O resultado foi uma ópera com verdadeira atmosfera de contos de fadas que lotou o Guairão nas três sessões, com os ingressos esgotados dois dias antes da estreia. ‘O Lago dos Cisnes’ teve um público de 25,8 mil pessoas em 2018 Ópera João e Maria tecve figurinos e cenários feitos no próprio Teatro

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