[email protected] Tecnologia 9 Curitiba, quinta-feira, 3 de janeiro de 2019 P ONTO C OM Josianne Ritz- [email protected] Dicas para um home office mais produtivo em 2019 # TRABALHO EM CASA Mulher é condenada por invadir e publicar no Facebook do ex-marido Em Santa Cruz do Sul (RS), uma mulher foi condenada por inva- dir e fazer uma publicação na conta do Facebook de seu ex-ma- rido. A mensagem, escrita na primeira pessoa (como se tivesse sido o homem escrevendo) possui os seguintes trechos: “eu sou uma pessoa sem caráter, vagabundo” e “deixei minha filha pas- sar fome e estou me divertindo’’. O homem foi instruído a pro- cessar a ex-mulher exigindo o pagamento de 20 salários míni- mos pelos danos causados, além da possibilidade de que a pu- blicação tinha de vir a interferir na disputa judicial pela guarda da filha, que vinha tramitando. No entanto, o juiz André Luís de Moraes Pinto, da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que considerou o conteúdo da mensagem de- preciativo, resolveu sentenciar a mulher a pagar o valor simbó- lico de R$ 300, já que entendeu que o homem deveria ter tro- cado a senha da conta após a separação. O ex-casal, cujos no- mes não foram divulgados, já responde a outras ações, dentre as quais está incluído o pagamento de pensão, que o homem não comprovou ter pago no prazo estipulado pela justiça. MPmira em youtubers mirins O Ministério Público do Estado de SP pediu ao Google que reti- rasse do ar vídeos de influenciadores mirins por conta de pro- paganda velada ao público infantil. A ação civil pública diz res- peito a uma campanha feita pela Mattel do Brasil, com a in- fluenciadora Júlia Silva. Segundo informações da Folha de S. Paulo e da revista Veja, a campanha era relativa a personagens do universo de Monster High, um desenho infantil. Na campa- nha, a influenciadora criou oito vídeos em que seus espectado- res eram convidados a fazer desafios cujo prêmio seria partici- par de um evento na Mattel. ara o MP, a marca pode ter usado de “estratégias abusivas de comunicação mercadológica dirigi- da ao público infantil”. Ainda, segundo o órgão, “Diversas em- presas, aproveitando-se da hipervulnerabilidade tanto da crian- ça youtuber como da criança espectadora, passaram a enviar seus produtos a esses influenciadores digitais para que eles os desembrulhassem, apresentassem, como verdadeiros promoto- res de vendas”. Mensagens no Google Maps O Google Maps passa a integrar um aplicativo de mensagens. A partir deste chat, comerciantes poderão responder às dúvi- das, sugestões e críticas de seus clientes com mais rapidez. O recurso já está presente em alguns países da Europa e pode ser visualizado em um ícone chamado “Mensagens”, quando o usuário abre a ficha de um estabelecimento, ao clicar nele no Maps. A funcionalidade está localizada entre os ícones “Salvar” e “Compartilhar” e, quando ativada, permite o envio de mensa- gens diretamente ao comerciante, que pode responder em tem- po real. Além disso, toda a comunicação enviada e recebida fica gravado no Gmail. # BIZARRICE NA REDE Pães ‘animados’ Há quem se dedi- que à transformar pães em criati- vos rostos. E claro que viralizou. Ve- ja láhttps://www. instagram.com/ virgin_honey/ Empresas e profissionais de TI evoluem o conceito de trabalho remoto e passam a repensar onde, como e quando devem trabalhar para aumentar a produtividade e qualidade de vida As novas tecnologias estão trans- formando completamente os am- bientes de trabalho. De acordo com uma pesquisa encomendada pe- la Microsoft ao Ibope Conecta, pa- ra 85% dos profissionais brasileiros, a experiência de realizar uma reu- nião remotamente já não deixa na- da a desejar em relação aos encon- tros presenciais. Segundo o estudo, a flexibilidade de horário (68%) e a possibilidade de fazer home offi- ce e/ou trabalhar a partir de outros ambientes que não necessariamen- te o escritório (62%) ocupam o to- po da lista de elementos que mais caracterizam um ambiente de tra- balho moderno Para acompanhar essa transfor- mação, a Impulso , ecossistema de negócios de tecnologia, e a Office- less, criaram a Impulso Remote, uma solução para ajudar empresas e ti- mes de TI a adotarem o trabalho re- moto de maneira prática e eficiente. Abaixo, a Impulso Remote listou téc- nicas, ferramentas e hábitos para au- mentar a produtividade, dar visibi- lidade ao andamento dos projetos e promover o engajamento da equipe, independentemente da localização. Gerenciamento de tempo Para realizar trabalho remoto, é imprescindível que as pessoas sai- bam fazer uma boa gestão do tem- po de suas atividades. Quando essa variável é monitorada é possível co- nhecer a capacidade de produção de um time e acompanhar as oscilações. Isso permite que ações sejam feitas sempre que uma queda for identifi- cada e torna muito mais simples re- conhecer as oportunidades de torná- -la maior. Gestão de tempo é uma ha- bilidade que pode ser desenvolvida, e ferramentas, como o Timely e Toggl, ajudam a monitorar quais as ativida- des são realizadas, definir os prazos e acompanhar o tempo gasto para rea- lizar cada uma delas e, assim, analisar o que está bom e o que pode melho- rar com impacto rápido no aumento de produtividade. Horários Defina uma carga horária a ser cum- prida pela equipe. Combinar qual o melhor horário para realização do tra- balho é fundamental. O mais comum é que seja em horário comercial con- vencional,mas variações disso são to- talmente possíveis desde que acorda- das anteriormente e que este acor- do seja cumprido à risca, sem que o controle seja necessário, fortalecendo uma relação de confiança. Tarefas e Deadline Em um trabalho home office, as maiores dúvidas e preocupações de gestores e colaboradores estão re- lacionadas à avaliação do trabalho. Uma ótima forma de evidenciar a pro- dutividade é fragmentar um grande trabalho em pequenas tarefas, esta- belecer prazos e monitorar o estágio de execução de cada uma das ativida- des. Uma ótima ferramenta para is- so é o Trello que tem, além de óti- mas funcionalidades, uma usabilida- de simples e intuitiva. Comunicação No trabalho remoto, a comunicação se dá, principalmente, por três vias: e- -mail, aplicativos de mensagens real time e por videoconferências. A ho- rizontalização de poder das organi- zações modernas torna muito mais transparente e disponível o compar- tilhamento de informações, até mes- mo das decisões mais importantes. Portanto, ferramentas que registram todo o histórico de interação entre a equipeé fundamental eelasdevemes- tar agrupadas em canais com assun- tos específicos. A Rocket Chat é uma das ferramentas que facilita a comu- nicação entre os membros da equipe. Reuniões Um dos desafios do trabalho remo- to é conseguir definir quando é ne- cessário convocar uma reunião de ví- deo e quando é melhor seguir com as mensagens trocadas nas ferramen- tas de texto. Organizações que im- plementam o trabalho remoto ten- dem a olhar para a relação tempo e dinheiro com mais atenção e é isso o que deve ser levado em consideração. Equacionar sempre importância, ur- gência, número de envolvidos e com- plexidade do assunto vai ser determi- nante para definir quando a chamada de vídeo deve ser o recurso escolhido e quanto tempo será necessário re- servar para tratar cada assunto. Além disso, ferramentas de videoconferên- cia como o Zoom são essenciais pa- ra reuniões recorrentes de cada ti- me de todas as áreas da empresa e versões pagas permitem até mesmo a gravação na nuvem, o que facilita ainda mais o compartilhamento das informações.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU2OA==