190108

[email protected] Trabalho 10 Curitiba, terça-feira, 8 de janeiro de 2019 Mercado não para de crescer, mas não sem receber questionamentos ## ELES PROMETEM AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL Qualificação e empregos na indústria paranaense nos próximos anos O  estado do Paraná terá que qualificar mais de 920 mil traba- lhadores em ocupações industriais nos níveis técnico, superior e de qualificação entre 2017 e 2020. É isso o que mostra o Ma- pa do Trabalho Industrial, pesquisa realizada pelo Senai. Qualificação de mais de 920 mil em diversas ocupações O Estado do Paraná terá que qualificar mais de 920 mil em ocupações industriais nos níveis técnicos, superior e de qualifi- cação entre 2017 e 2020, é isso que mostra o Mapa do Trabalho Industrial no Paraná, realizada pelo Senai. Atividades ligadas ao setor industrial Esses profissionais vão trabalhar em atividades direta ou indi- retamente ligadas ao setor industrial. A gerente executiva de educação do Sistema Fiep, Giovana Chimentão Punhagui, ci- ta quais são os setores identificados como os que mais preci- são de mão de obra qualificada. “São profissões ligadas ao meio ambiente até por conta do trabalho com maior sustentabilida- de e cuidado com o meio ambiente por parte da indústria. Te- mos também profissões ligadas a construção civil e a área de alimentos. Para o Paraná, essas são as 3 áreas que vão precisar de mais trabalhadores até 2020”. Cursos para melhorar a qualificação Sempre é tempo de procurar uma nova posição no mercado de trabalho, isso para quem quer começar uma carreira ou mes- mo começar um curso para melhorar a formação, mas isso tudo depende de qualificação. “A qualificação técnica é uma grande oportunidade até 2020. Para o jovem que está no ensino médio e já quer começar a se qualificar para o mercado de trabalho, nós temos o ensino médio junto com o curso técnico dentro da educação do Sistema Fiep. Também os que estão no mercado de trabalho Para as pessoas que já terminaram o ensino médio ou já es- tão no mercado de trabalho, e querem se qualificar e se reposi- cionar, também é uma oportunidade, pois o mercado vai estar aberto a isso”, explica Giovana. De acordo com o estudo a área de meio ambiente e produção lidera a demanda por profissio- nais com formação técnica. CURTAS: • Livro:”O Catador de Sonhos” de Geraldo Rufino.  Eu já estive desem- pregado e sei como, depois de um tempo, fica cada vez mais difícil acreditar em nós mesmos. É desmotivador.  Naquela época eu me apegava em histórias de sucesso para não desistir.“Se ele conse- guiu, eu também consigo”.A leitura de biografias é uma ótima ma- neira de passar o tempo com um conteúdo de fácil digestão e que lhe motivará em sua busca pelo sucesso.“O Catador de Sonhos” conta a história de Geraldo Rufino, homem  que começou a vida co- mo catador de lixo reciclável  e hoje é presidente da JR Diesel, cujo faturamento é superior a 50 milhões de reais por ano. Nesse meio tempo,  ele já quebrou seis vezes e nos mostra em seu livro que saiu de todas essas  quebras mais sábio  – e mais rico.  • Programa de fidelidade aumenta faturamento e freqüência de clientes no Restaurante Parada Goumert 121.“Quando iniciamos o negócio há um pouco mais de um ano já sabíamos da neces- sidade de cadastrar os clientes e aprimorar nossa interação com eles”, comenta o proprietário Moacyr Soares Filho. Temos planos para iniciar atividades no período noturno com um cardápio es- pecialmente elaborado e com pratos artesanais. Rua Murilo do Amaral Ferreira, nº121-Água Verde – Curitiba-(41) 3343-6974 https://www.facebook.com/ParadaGourmet121/?rc=p FRASE “Não basta que você seja inteligente, pense mais e seja criativo. Tudo isso é importante, você precisa disso, mas deve converter tudo em ação. Isso vai fazer você se tornar um profissional bem sucedido” (Ram Charan). C arreira & C ia Hamilton Fonseca, headhunter, fusões & aquisições, [email protected] Saiba quando é uma boa ideia procurar um coach Matheus Prado, especial para o Estado Buscar recolocação no mercado ou procurar um novo ofício pode ser ta- refa difícil. Nesse momento, sempre aparece um conselho: “Vou te indicar meu coach de carreira, ele é ótimo”. E sempre tem alguém que duvida: “Es- sa história de coach é uma farsa, não gaste seu dinheiro”. A verdade é que o mercado que pro- mete ajudar a alavancar os desenvolvi- mentos pessoal e profissional não para de crescer, mas não sem receber ques- tionamentos.Issoporque a práticanão é regulamentada por aqui, o que abre espaço para profissionais de todos os níveis. Segundo atestam grupos liga- dosaesseuniverso,oprocessoconsiste numa assessoria pessoal e profissional que usa ferramentas comportamentais em busca de resultados melhores para quem adota o método. Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, José Roberto Marques afirma queoobjetivodocoaché“tirarocoachee doplanoAelevá-loaoplanoB,atravésde ferramentasondeocoacheeirásedesen- volver para alcançar as metas”. SigmarMalvezzi,professor e pesqui- sador em psicologia organizacional da USP, opina que, devido à atual instabi- lidade do mercado de trabalho, o prin- cipal apoio que um indivíduo pode re- ceber é na compreensão de suas com- petências. Ou seja, devemos nos guiar pelos processos ou pelos resultados? Aotentaremularalgumas situaçõesdi- ferentes, podemos encontrar, na teoria e na prática, uma delimitação no espa- ço para a prática dos coaches. Empurrãozinho Gabriel Fontes estudava administra- ção no Mackenzie e trabalhava na em- presada família,masnãoeraoqueque- ria.Seusonhoerajogarfuteboleestudar fora. Gino Rocchi, coach e irmão de um amigo, foi quem Gabriel procurou. “Me apaixonei, quando eles vendem a ideia, a gente cresce os olhos. A propaganda foi boa”, disse o jovem. Depois de con- tratarsessõesindividuaiscomGino,Ga- briel conta que aprendeu que “tudo es- tavanasmãosdele”.Leulivrosobrigató- rios, como ‘O Poder da Ação’ e ‘O Poder do Hábito’, e procurou uma empresa de intercâmbio. Hoje estuda psicologia e joga futebol em uma universidade do Kansas, nos Estados Unidos. Rocchi afirma que o coach não es- tá lá para dar respostas, e sim ajudar a apontar um caminho.“Eu brinco que a gente temque ser meio CapitãoNasci- mento, tirar a pessoa da zona de con- forto”. Apesar disso, o profissional en- tende que por vezes a mudança está fora do alcance. Yuri Busin, doutor em neurociência do comportamento, re- sume: “As mudanças exigem energia, mas por vezes a pessoa está sem”. Natália Cassolari já atuava na área que gostava - produção audiovisual -, mas não conseguia se manter em um emprego. Por indicação, procurou o coach João Cosenza, mas faltava a tal energia. Chorava nas sessões quando era pressionada a tomar decisões. O coach acabou aconselhando-a a pro- curar um psicólogo. “A pessoa não de- ve procurar um coach porque tempro- blemas. O grande propósito do coach é fazer o coachee entender onde está e para onde quer ir”, diz. Ele também entende que indicar outro profissio- nal para o caso está longe de ser regra. Aponta ainda que a falta de legislação proporciona essa discrepâncianonível dos profissionais no Brasil. Luiz Eduardo Berni, psicólogo e coa- ch, corrobora o sentimento de Cosen- za. Para ele, as escolas de coaching es- tão vendendo este sonho para profis- sionais que buscam uma recolocação, “oferecendo formações às toneladas”. Cabe ao coachee analisar o currículo e a trajetória profissional da pessoa que está contratando. PULO NO ESCURO No site Reclame Aqui, é possível encontrar dezenas de re- latos contra práticas indevidas. São casos de cursos que não entregam o que prometem e empresas que não devol- vem o dinheiro de desistentes. Somente em 2018, o Instituto Brasileiro de Coaching diz ter formado mais de 7 mil pessoas. A coach Sil- via Donati desconfia do número. “Quantos desses re- almente se tornam coaches?” Para ela, o processo não é igual a uma faculdade, trata-se de ter experiência, e para obter o certificado, diz, é preciso fazer uma pes- quisa científica e apresentar ao menos cinco casos de sucesso. A coach Bettina Krutman engrossa o coro.“O que me pre- ocupa são as pessoas que fazem formações pouco profun- das. A ideia é que você consiga ajudar a pessoa a se movi- mentar.” CEO da ProFitCoach e autora do livro Coaching: O que você precisa saber, Eliane Dutra concorda, mas ironiza a subjetividade dos resultados. Dá o exemplo de uma lo- ja que faz treinamento com seus vendedores e vê melhora nas vendas.“É provável que seja o treinamento, mas não é possível fazer essa ligação direta.” Divulgação Objetivo é fazer com que indivíduo entenda suas competências

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU2OA==