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[email protected] Carros 18 Curitiba, quinta-feira, 10 de janeiro de 2019 T udo A uto Nilton Saciotti | [email protected] ## CAOA CHERY Tiggo 5X chega com motor turbo a partir de R$ 86,9 mil SUV compacto, produzido em Goiás, tem duas opções de acabamentos A Caoa, desde que firmou parceria com a chinesa Chery tem ampliado a gama de mo- delos oferecidos no Brasil. A sua última novidade é o Tiggo 5X, um SUV compacto que dis- putará mercado com Hyundai Creta, Honda HR-V e Jeep Re- negade. São duas opções de acabamento: A versão de en- trada T tem preço sugerido de R$ 86.990, enquanto a top de linha TXS vai custar R$ 96.990. Todas versões são equipa- das com motor 1.5 turboflex, capaz de gerar 150 cv de po- tência com etanol 147 cv com gasolina.Otorque é de 21,4 kg- fm com os dois combustíveis e uma transmissão automatiza- da de dupla embreagem. Em termos de dimensões, o Chery Tiggo 5x mede 2,63 de entre-eixos, 4,33 metros de comprimento, 1,83 metros de largura e 1,647 metros de altu- ra. Seu porta-malas conta com 340 litros de capacidade e po- de chegar a 1.100 litros com o banco traseiro rebatido. O Tiggo 5X T vem bem-e- quipado. O SUV, montado na fábrica de Anápolis em Goiás, traz retrovisores com rebati- mento elétrico, rodas de liga leve de 17 polegadas, sistema de partida sem chave, direção elétrica, ar-condicionado, câ- mera de ré, sistema demonito- ramento da pressão dos pneus, freio de estacionamento elé- trico, volante multifuncional, sensores de ré, câmeras 360º, assistente de partida em ram- pa, controles de estabilidade e tração, ganchos Isofix para fi- xação de cadeirinhas. As duas configurações do Tiggo X dispõem ainda central multimídiacomtelasensível ao toque de 9 polegadas. O equi- pamento oferece conectivida- de para smartphones via Apple Car Play e espelhamento para a plataforma Android. A versão TXS acrescenta rodas de 18 po- legadas, teto solar panorâmico, que é fixo mas cobre uma área de 1,01 m de comprimento por 78 cm de largura e conta com uma cortina de acionamento elétrico, faróis de neblina, inte- rior revestido em couro, banco do motorista com ajustes elé- tricos e airbags laterais e do ti- po cortina. Cinto de segurança Obrigatoriedade do uso do cinto de segurança completa 21 anos, mas quase 70% dos passageiros de bancos traseiros que morreram em acidentes nas rodovias brasileiras estavam sem o dispositivo de segurança. Uma pesquisa realizada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) sobre o uso do cinto de segurança nas rodovias, mostrou números preocupantes. Descobriu-se que 53% dos passageiros que transitam no banco traseiro, 15% dos passageiros no banco dianteiro e 13% dos motoristas não usam cinto de segurança. O mesmo levantamento expôs que, de 2012 a 2014, 69,4% dos passageiros de bancos traseiros que morreram em acidentes nas rodovias estavam sem cinto de segurança. As vítimas fatais no banco da frente de passageiro sem cinto chegam a 38,4% e a 50,1% quando falamos dos motoristas. Porém, nem dados como esses, nem a noção do grave risco que corre quem se desloca sem o dispositivo foram suficientes para, 21 anos depois de ser determinado como obrigatório em todo território nacional, conscientizar motoristas e passageiros sobre a importância do uso do cinto de segurança. Esse ainda é um desafio a ser superado, o que torna campanhas com essa finalidade uma necessidade constante. 20 milhões de pneus Em dezembro de 2018, após 5 anos da inauguração de sua fábrica brasileira, a Sumitomo Rubber do Brasil Ltda., detentora das marcas Dunlop e Falken, atingiu a marca de 20 milhões de pneus produzidos no país. A meta cumprida é resultado do engajamento dos mais de 1.300 colaboradores na implantação de uma série de práticas de eficiência que transformaram a unidade de Fazenda Rio Grande/PR em referência de produtividade e excelência, inclusive em relação às plantas veteranas, como as do Japão.  Em 2019, a Dunlop comemora mais essa conquista e avança na expansão das atividades. Com investimento total anunciado de mais de R$ 600 milhões para ampliar suas instalações, a empresa planeja atingir a produção diária de 18.000 pneus de passeio e 1.000 pneus de caminhões e ônibus até o ano de 2020. Renault 8,7% participação Em 2018 a Renault manteve a trajetória de crescimento que segue de forma contínua desde 2010, alcançando novo recorde participação de mercado: 8,7% com ganho de um ponto percentual em relação a 2017. “No ano que comemoramos 20 anos de fabricação da Renault no Brasil temos vários motivos para comemorar. Atingimos o nosso recorde de participação no mercado brasileiro, com 8,7%, graças principalmente ao sucesso de Captur e Kwid. Lançamos o K-Commerce, a mais completa plataforma on-line para a compra de veículo. Inauguramos a Curitiba Injeção de Alumínio (CIA), a quarta fábrica do Complexo Ayrton Senna. Somos a oitava melhor empresa para trabalhar no país, segundo a Você S/A, a melhor posição alcançada, que ano a ano avança no ranking”, afirma Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault para a América Latina. Tiggo: tem linhas moderna e é made in Brasil A BMW “abrasileirou” seu SUV mé- dio X2. Com participação no desenvol- vimento da engenharia brasileira, co- meça a importar da Alemanha o com- pacto X2 com motor flex TwinPower Turbo 2.0 de quatro cilindros e 192 ca- valos. O modelo bicombustível pode rodar com etanol e gasolina. O X2 Ac- tiveFlex será vendido em duas versões, a sDrive20i GPpelopreçodeR$211.950 e a top de linha sDrive20i M Sport X por R$ 246.950. Ambas as versões flex têm tração dianteira e transmissão au- tomática Steptronic de oito marchas, comopçãode trocasmanuaisnas aletas atrás do volante. Segundo a BMW, a ve- locidade máxima é de 225 km/h, acele- ração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos.  O X2 também conta, desde outubro do ano passado, com a opção de entra- dasDrive18i GP, que sai por R$191.950 e traz propulsor 1.5 turbo de três ci- lindros, também flex, capaz de entre- gar 136 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. Todas as versões vendidas no Brasil trazem câmbio automático de oito marchas e contam com tração dianteira. BMW X2: um alemão com motor flex ## BIOCOMBUSTÍVEL BMW X2: motor a gasolina-etanol com 192 cv Fotos: Divulgação

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