BEM
PARANÁ
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Geral
CURITIBA, SEXTA-FEIRA, 2 DE AGOSTO DE 2013
NOTÍCIAS
GM
O presidente da General Motors América do Sul, Jai-
me Ardila, anunciou ontemque Santiago Chamorro, atu-
al diretor geral de vendas, serviços e marketing, foi no-
meado presidente e diretor-gerente da General Motors
do Brasil, e assumirá a liderança da empresa a partir
desta data. Em sua nova posição ele continuará a se
reportar diretamente a Jaime Ardila. Santiago Chamor-
ro, 43, nasceu na Colômbia, entrou para a GM em 1993,
na área de pós-vendas. Ao longo de sua carreira na GM,
passou por vários cargos, incluindo diretor de vendas
na Colombia e Brasil.
Nissan Tiida
A Nissan já tirou o hatch médio Tiida de seu portfó-
lio, pouco tempo depois de anunciar o fim da produção
no México. Segundo a montadora, o espaço deixado na
unidade mexicana servirá para ampliar a fabricação do
compacto March. Por enquanto, o modelo não terá subs-
tituto — no Japão, no entanto, o Tiida Hatch ganhou até
uma nova geração.
Volta do Santana
O novo Santana será produzido na fábrica da Volks
de São Bernardo do Campo (SP), no espaço atualmente
ocupado pela Kombi, ,e deve ser apresentado entre no-
vembro e dezembro. A chegada do sedan às lojas está
prevista para o primeiro trimestre de 2014. Sua missão
é substituir o Polo Sedan e os preços devem variar
entre R$ 45 mil e R$ 60 mil entre o das versões mais
caras do Voyage e do Jetta mais barato.
O Peugeot 208 ganha ga-
nha mais uma versão de
acabamento. O modelo
apresenta, como itens de sé-
rie, central multimídia tou-
chscreen, faróis dianteiros
de neblina, rodas de 15 pole-
gadas em liga leve, retrovi-
sores externos com ajuste
elétrico e volante multifunci-
onal com revestimento em
couro. As concessionárias Le
Lac Peugeot já comercializa
a mais nova versão ‘por R$
42.990.
O modelo traz uma ino-
vadora central multimídia
touchscreen que permite co-
nectividade intuitiva e inte-
gra sistema de navegação
GPS. Possibilita, por exemplo,
controlar o rádio, ler arquivos
de música via conexão USB
ou visualizar fotografias, aci-
ona dispositivos conectados
à entrada auxiliar, como um
aparelho de iPod, controla a
conexão Bluetooth para celu-
lar e para streaming de áu-
dio e configura inúmeras
funções do carro, como acen-
dimento automático dos fa-
róis, data e unidades de me-
dida de consumo.
O 208 Active Pack apre-
senta como diferencial outros
itens de série: faróis diantei-
ros de neblina, rodas de 15
polegadas em liga leve, re-
trovisores externos com ajus-
te elétrico e volante multifun-
cional com revestimento em
couro.
Para completar o pacote
de equipamentos, a nova ver-
são oferece ar-condicionado,
computador de bordo, direção
elétrica progressiva, airbag
duplo, freios ABS com Repar-
tidor Eletrônico de Frenagem
(REF), vidros dianteiros e tra-
vas elétricas e lanternas com
luzes em LED, entre outros.
Outro ponto de destaque
é o volante de dimensões re-
duzidas (10% menor compa-
rado ao do 207, que tem 37
cm de altura), com base acha-
tada e em posição mais bai-
xa. Também presente em
toda a linha 208, é parte fun-
damental do novo conceito
de posto de condução do ve-
ículo, que coloca o motorista
em uma posição diferente
daquela usualmente conhe-
cida: o painel de instrumen-
tos elevado permite que a
leitura das informações seja
feita por cima do volante.
Peugeot lança a
versão 208 Active Pack
Modelo hatch prioriza relação custo-benefício compreçomais acessível e oferta de equipamentos
Novidade
Car os
A nova versão Active Pack sai por R$ 42.990 na cocnessionária de Curitiba
Fotos: Divulgação
Avaliação
A transmissão automatizada tem 5 velocidades
O CrossFox, desde seu
lançamento em 2003, sem-
pre foi conhecido pela sua
praticidade além do visual
aventureiro diferenciado.
Avaliamos o modelo 2.014
que traz como principal atra-
tivo a transmissão automa-
tizada i-Motion.
O CrossFox I-Motion é
equipado com o motor
1.6 Total Flex, que desenvol-
ve 104 cv quando abastecido
com etanol e 101 cv com ga-
solina. Usando apenas eta-
nol, o carro acelera de 0 a 100
km/h em 11,7 s (12 s com ga-
solina) e atinge 173 km/h
(171 km/h com gasolina).
O CrossFox é equipado
com sistema I-Motion, tam-
bém definida por transmis-
são automatizada ASG (ini-
ciais de Automated Sequen-
tial Gearbox). A principal
vantagem dela é oferecer
parte da comodidade de um
câmbio automático e a mes-
ma eficiência na economia
de combustível de um câm-
bio manual. Além disso, o
preço do câmbio I-Motion é
muitomais atraente, se com-
parado às transmissões au-
tomáticas convencionais
(comconversor de torque). O
motorista também pode fa-
zer uso do modo manual.
Para isso, basta deslocar a
alavanca para a esquerda.
As trocas manuais exigem
apenas um toque na alavan-
ca para a frente (+) ou para
trás (-), ou toques nas aletas
(“paddle shifts”) localizadas
na parte de trás do volante.
VWCrossFox I-Motion 1.6
bomno campo e na cidade
O mês de julho de
1973 marcou o início das
vendas, na Alemanha,
da primeira geração do
modelo VW Passat, au-
tomóvel desenhado por
Giorget to Giugiaro. A
primeira carroceria deri-
vava do Audi 80, lança-
do um ano antes. Hoje
com 40 anos, o Volkswa-
gen está em sua sétima
geração e já teve mais de
20 milhões de unidades
vendidas.
Lançado no Brasil em
1974, foi o primeiro da
marca a utilizar um mo-
tor dianteiro refrigerado
a água com tração dian-
teira. Até então, toda a li-
nha da VW era arrefeci-
da a ar e o motor, monta-
do na traseira, mandava
a força para as rodas de
trás. Foi sonho de consu-
mo de muitos jovens na
época e os modelos das
primeiras gerações po-
dem ser vi s tas a inda
hoje nas ruas e nos au-
tódromos principalmen-
te em competições de ar-
rancada.
Volkswagen
Passat
celebra
40 anos
A primeira geração
é de julho
de 1973
TRÂNSITO
Marcelo José Araújo |
Registro de tratores - suspenso
Desde 1º de junho deste ano de 2013, por força da
Resolução 429 do CONTRAN, os tratores, maquinári-
os agrícolas e de pavimentação estavam tendo a exi-
gência do registro e licenciamento. Em menos de 2
meses o CONTRAN deve ter percebido que não é tão
fácil assim e editou a Resolução 447 que prorrogou a
exigência para 31 de dezembro de 2014, ou seja, lan-
çou o vencimento da fatura para 2015!
O maior pecado cometido pela Resolução 429 é in-
correr em flagrante ilegalidade em exigir o registro
mesmo de veículos que não transitem em via pública,
em confronto direto com o Art. 115, § 4º do Código de
Trânsito. Tal dispositivo estabelece que ‘desde que seja
facultado transitar em via pública poderá ser exigido’
o licenciamento. Ou seja, caso o veículo não se desti-
ne a circular em via pública sequer seria exigido seu
registro, e mesmo quando utiliza a via pública a Lei
usa a expressão ‘estão sujeitos’, diferentemente do Art.
120 que se destina aos demais veículos motorizados
em que a expressão é ‘deverão ser registrados’. Ao
exigir que tratores que não transitem em via pública
sejam obrigados ao registro e licenciamento é o pri-
meiro passo para fazer a mesma exigência dos carros
de Stock Car, e quem sabe os de Fórmula 1, os quais
são transportados na condição de carga sobre platafor-
mas ou reboques.
A malfadada Resolução incorre em outra ilegalida-
de ao dispensar do uso da placa dianteira, exigindo
apenas a placa traseira, quando o mesmo Art. 115, em
seu parágrafo 6º dispensa apenas os veículos de duas
ou três rodas dessa exigência. Se o trator tiver duas ou
três rodas nem precisaria dizer, mas tendo quatro ou
mais o CONTRAN não poderia fazer.
É urgente que alguém fale para o CONTRAN que o
órgão é pertencente ao Poder Executivo (e não do Le-
gislativo), e tem competência para ‘normatizar ’ quan-
do a própria Lei assim o permite ou determina, ou o
Legislativo precisará agilizar-se editando Decretos Le-
gislativos que suspendam a vigência de Resoluções
do CONTRAN.
Marcelo José Araújo – Advogado, Professor de Direito de
Trânsito, Presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e
Mobilidade da OAB/PR
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