BEM
PARANÁ
7
Geral
CURITIBA, SEXTA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO DE 2013
NOTÍCIAS
Ford Fiesta
A surpresa no ranking de vendas de veículos na
primeira quinzena de outubro por modelo foi o cres-
cimento do Fiesta hatch, que ficou em segundo lugar
na quinzena. O carro da Ford vendeu 6.203 unidades
(Fiesta Rocam + New Fiesta), superando o Uno (6.091)
e o Palio (5.824), que ficaram em terceiro e quarto lu-
gar, respectivamente. O Gol mantém a liderança fol-
gada.
Triumph Ride
A CWB Triumph promove, neste sábado (19), o pri-
meiro passeio organizado pela concessionária, o
Triumph Ride. Os participantes seguirão em comboio
até Palmeira (PR), onde almoçarão todos juntos no
restaurante Girassol. Ao todo, os motociclistas per-
correrão 164KM. As inscrições ainda estão abertas e
podem ser realizadas diretamente na concessioná-
ria ou per telefone. A taxa de participação é simbóli-
ca, R$ 20,00.
Land Rover I
O novo Range Rover Sport, que em breve deve
chegar ao mercado brasileiro, foi apresentado aos jor-
nalistas e clientes da Euro Import Land Rover em Cu-
ritiba ontem em um coquetel em um espaço exclusi-
vo montado no piso térreo do Shopping Pátio Batel,
onde o carro ficará em exposição até 19 de outubro.
Land Rover II
A Land Rover confirmou que vai tirar de linha o
clássico jipe Defender a partir de 2015. Um repre-
sentante da marca britânica garantiu à agencia Auto-
motive News que o fim do legendário modelo está
ligado às cada vez mais exigentes leis de emissões
europeias.
O impedimento para o Defender seguir sendo
produzido é o motor. O atual propulsor atende às
normas de emissões do Euro V, mas para se adequar
ao Euro VI, que entrará em vigor, seria necessário um
aporte de investimentos muito alto para a Land Ro-
ver.
Renault
A Renault tornou-se a principal empresa privada a
apoiar o esporte paranaense. Através de parcerias
com a Secretaria do Esporte do Estado, a empresa está
destinando R$ 1 milhão para o Centro de Excelência
em Ginástica do Paraná (Cegin), voltado à preparação
de atletas da ginástica artística brasileira; além de for-
necer quatro veículos Master modelos Minibus e Aces-
so (para uso de pessoas com deficiência) em apoio
aos Jogos Esportivos do Estado (jogos da Juventude,
jogos Abertos, jogos Universitários e Parajaps), que
contam com a participação de quase 100 mil atletas.
A linha 2014 da picape Fiat
Strada está recebendo mu-
danças significativas e inova-
doras. Entre as principais no-
vidades estão o novo design,
a terceira porta - mais uma
exclusividade da Fiat, e ain-
da mais volume para carga.
No visual, o Fiat Strada
2014 está com linhas mais
elegantes e harmônicas, mas
ao mesmo tempo, marcantes
e robustas. A linha de cintura
está mais alta e as novas lan-
ternas estão em uma posição
mais elevada, invadindo late-
ral, o que confere ainda mais
modernidade ao modelo e
contribui para uma sensação
de tamanho ainda maior. To-
das as versões ganharam no-
vas molduras para as caixas
de rodas e para a tampa tra-
seira. O para-choque traseiro
também está mais envolven-
Fiat Strada 2014 tem
terceira porta lateral
Preço inicial é de R$ 35.750 e com nova cabine dupla com 3ª porta começa em R$ 42.330.
Car os
TRÂNSITO
Marcelo José Araújo |
Pedestres comuns e especias
A finalidade principal da legislação de trânsito, além
de disciplinar o uso das vias abertas à circulação, é a pre-
servação da vida, e na relação de trânsito o ser humano é
a parte mais frágil, especialmente na condição de pedes-
tre. Dessa forma as regras de circulação sempre se dire-
cionam com o objetivo principal de dar prioridade e pre-
ferência ao pedestre, porém sem fazer distinção de qual
é a condição que esse pedestre se encontra, porém no
Capitulo das Infrações o Art. 214, inc. III prevê que se
constitui em infração gravíssima deixar de dar preferên-
cia a pedestres e a veículos não motorizados – portado-
res de deficiência física, crianças, idosos e gestantes.
A primeira questão que se coloca é que os conduto-
res de veículos, mesmo não motorizados, não são trata-
dos como pedestres, e devem seguir as mesmas regras
de qualquer outro condutor de veículo motorizado ou
não, tal como mão de direção, obediência à sinalização,
etc., enquanto que o citado dispositivo faz crer que há
um tratamento especial aos condutores de veículos não
motorizados.
Outra questão é saber diferenciar os pedestres com
deficiência física, crianças, idosos e gestantes dos de-
mais pedestres ‘comuns’. A criançada de hoje tem es-
tatura maior que muito adulto e literalmente parecem
‘gente grande’. Considerar alguém idoso apenas pela
complexão física ou aparência é um grande risco espe-
cialmente quando se trata de figuras conhecidas como
Abílio Diniz do Pão de Açúcar, garotão sexagenário, ma-
ratonista e triathleta, ou de Bruna Lombardi... Gestan-
tes pode ser um risco maior ainda, até porque há ‘ges-
tantes’ esbeltas e com gestação imperceptível por vári-
os meses, como há mulheres não gestantes que aparen-
tam estar, que o digam as pessoas que perderam a opor-
tunidade de ficarem caladas e já perguntaram para
quando é a criança. Quanto à deficiência física não dei-
xa de merecer cautela até para que se saiba a extensão
dessa deficiência e o que ela atinge, se são os membros
locomotores, a audição, a visão ou qualquer outra.
Logicamente que como sempre a intenção do legis-
lador foi a melhor possível, além de louvável lembran-
ça, porém não deixou de criar uma celeuma aos opera-
dores da Lei, especialmente para os agentes de fiscali-
zação que ficaram encarregados de fazer essa seleção e
valoração, além de pressupor qual seria a condição do
condutor autuado de fazer essa mesma seleção e valo-
ração entre o ‘pedestre comum’ e o ‘especial’.
MARCELO JOSÉ ARAÚJO - Presidente da Comissão de Trânsito,
Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Professor de Direito de
Trânsito.
Foto: Divulgação
te . O porta-escada e a grade
de proteção do vidro traseiro
também foram redesenha-
dos. A versão Adventure, por
sua vocação off-road, ganhou
também uma nova moldura
no para-lama e a Working,
mais voltada para o trabalho,
um novo para-choque dian-
teiro na cor preta.
Alémdo design aindamais
atrativo e moderno, a nova pi-
cape Strada traz como grande
novidade a incorporação da
terceira porta, uma solução
pioneira da Fiat. Localizada do
lado direito do carro e dispo-
nível nas versões de cabine
dupla. Amplamente estudada
pela engenharia da Fiat, esta
solução técnica tem como ob-
jetivo dar maior conforto e
acessibilidade para os passa-
geiros do banco traseiro. Para
que a terceira porta se tornas-
se realidade, uma maçaneta
especial foi desenvolvida. Ela
fica na parte interna do vão da
porta comacionamento duplo.
Outro detalhe importante é
que a Nova Strada Cabine Du-
pla não tem coluna central do
lado direito, permitindo que o
espaço de acesso para o banco
traseiro fosse praticamente
dobrado. Com esse novo con-
ceito a Fiat mais uma vez cria
uma nova tendência, revolu-
cionando o segmento de pica-
pes compactas.
Outro destaque da Fiat
Strada 2014 é a sua caçamba.
Como ficou oito centímetros
maior, ela passa a ser a pica-
pe compacta commaior capa-
cidade volumétrica do merca-
do. Em relação a caçamba an-
terior, houve um incremento
de quase 18% na capacidade
volumétrica. A versão cabine
curta pode agora transportar
120 litros a mais de volume
de carga, já a cabine estendi-
da ganhou mais 110 litros e a
cabine dupla foi beneficiada
com mais 100 litros no seu
volume total.
A gama do Fiat Strada 2014
é composta por seis versões
sendo três Working com op-
ções de cabines curta, estendi-
da e dupla com a já conhecida
motorização 1.4 Flex, uma ver-
são Trekking cabine dupla
com propulsor E-torQ 1.6 16V
Flex e duas Adventure com
cabines estendida e dupla e
motor E-torQ 1.8 16V flex.
Toda a linha da nova pica-
pe Strada está ainda mais
equipada. Entre os principais
incrementos está o sistema
de abertura da tampa de com-
bustível, que agora pode ser
feito eletricamente.
Terceira porta tem abertura invertida e eliminou coluna central
Renault lança Sandero Tech Run
O Sandero Tech Run che-
ga ao mercado nacional com
detalhes estéticos diferencia-
dos, mais itens de conforto e
o sistema de navegação Me-
dia NAV integrado ao painel.
Baseado na versão Expressi-
on com motor 1.0 16 válvulas
Hi-Flex, atende principal-
mente consumidores que
buscam um hatch esportivo
com tecnologia embarcada.
O modelo sai de fábrica
com os itens mais valorizados
pelos consumidores brasilei-
ros, como ar-condicionado, di-
reção hidráulica, vidros elétri-
cos, além de freios com siste-
ma ABS e air-bags para moto-
rista e passageiro. O sistema
Media NAV do Sandero Tech
Run tem tela sensível ao toque
de 7 polegadas integrada ao
painel. Com display colorido
e ícones grandes, osmenus são
de fácil acesso e identificação.
Além da função rádio, as
músicas também podem ser
executadas por meio do celu-
lar, via Bluetooth, ou via USB.
Falar ao telefone tambémépos-
sível, sem tirar as mãos do vo-
lante, oferecendo segurança ao
motorista
enquanto
dirige. Outra função do equi-
pamento é a do GPS, que tem
uma fácil programação de des-
tinos e vasta lista de pontos de
interesse. Épossível programar
e salvar a rota, enquanto o
mapa é mostrado na tela.
OMedia NAV do Sandero
Tech Run também possui co-
mandos satélites atrás do vo-
lante e possibilita que o mo-
torista tenha fácil acesso as
funções mais úteis como tro-
car de música e de estação de
rádio, atender e terminar cha-
madas telefônicas.
O Sandero Tech Run traz
rodas de alumínio aro 15 po-
legadas e retrovisores e puxa-
dores de porta na cor cinza
inox. A ponteira de escapa-
mento cromada dá um toque
de esportividade ao veículo.
O carro é inspirado na versão Expression
Foto: Divulgação
Série limitada
Para comemorar a vitó-
ria de Mike Rockenfeller
no Campeonato Alemão
de Turismos (DTM), a Audi
vai comercializar uma edi-
ção especial do A5 Coupé,
denominada “A5 DTM
Champion”. Limitada a
apenas 300 unidades, esta
edição especial estará dis-
ponível a partir de 21 de
Outubro na Europa. Os
emblemas da DMT virão
nas soleiras das portas e
nas laterais, e o modelo
ganhou também um spoi-
ler traseiro na cor da carro-
ceria. Os retrovisores têm
acabamento em alumínio,
enquanto as rodas de liga
leve de 20 polegadas com
cinco raios em V dão o to-
que final nos novos itens.
Disponível nas cores bran-
ca Glacier, cinza Daytona e
vermelhaMizano, a edição
especial vem em quatro
opções de motorização: 2.0
turbodiesel que entrega
177 cv, 3.0 turbodiesel de
245 cv, 2.0 TFSI de 225 cv, e
a 3.0 TFSI que entrega 272
cv, todas com tração inte-
gral quattro.
Audi A5 Coupé
ganha edição
especial do
campeão
O pacote DMT
Champion
comemora a conquista
da Audi na Stock
Car alemã
VERSÕES
Trekking
As versões Trekking e
Adventure também
ganharam novo
volante, pomo do
câmbio e manopla de
freio de mão na cor
preta. Todas as
versões com cabine
dupla também
ganharam novos
quatro porta-objetos.
O Fiat Strada sempre
se consagrou por ser
uma referência para o
segmento de picapes
pequenas em função
das constantes
inovações
tecnológicas.