[email protected] Carros 11 Curitiba, quinta-feira, 17 de janeiro de 2019 T udo A uto Nilton Saciotti | [email protected] ## SEGUNDA GERAÇÃO Novo Mercedes CLA Coupe é derivado do Classe A Cupê de quatro portas da marca ficou maior e mais tecnológico Fotos: Divulgação O polêmico Classe A da Mer- cedes voltou a ser vendido no Brasil na versão Hatch duran- te o Salão de São Paulo. Em dezembro foi lançada a versão sedã por R$ 194.900. Agora a Mercedes-Benz acaba de reve- lar a nova geração do CLA, va- riante cupê de quatro portas do compacto. A sua primei- ra aparição aconteceu na CES 2019, feira de tecnologia rea- lizada anualmente em Las Ve- gas, nos Estados Unidos. Como de praxe nos cupes o caimento acentuado do teto na parte traseira, o novo CLAficou mais agressivo, exibindo dois vincos pronunciados no capô, e também maior: cresceu 4,8 cm no comprimento, totalizando 4,68 m, ganhando mais espa- ço interno - a exemplo do que aconteceu com o hatch. A edi- ção de lançamento exibida é a CLA 250, equipada com o mes- mo motor 2.0 turbo a gasolina do Classe A 250 recém lançado aqui, capaz de render 224 cv de potência e ajustado para entre- gar noCLA35,7kgfmde torque. A transmissão é automatiza- da de dupla embreagem e sete marchas, com tração diantei- ra. As vendas na Europa come- çam em maio e vão incluir op- ções a diesel e com tração inte- gral. O novo CLA tem interior totalmente renovadoemais lu- xuoso, com direito a painel de instrumentos e central multi- mídia integrados em duas te- las de alta resolução de 10 ou 12 polegadas, dependendo da configuração, sem contar com o sistema de assistente virtual MBUX, que permite aos ocu- pantes ajustarem funções do veículo por meio de comandos de voz em linguagem natural ougestos-novidade introduzi- da no CLA, que ainda traz, ain- da, faróis de LEDs com luz alta automática opcionais e siste- mas de condução semiautôno- ma herdados do irmão maior CLS, outro cupê de quatro por- tas, e também emprestada dos luxuosos Classe E e Classe S. Também oferecida de forma opcional, a tecnologia é capaz de identificar radares a cerca de 500 m de distância, bem co- mo frear automaticamente pa- ra evitar ou reduzir o dano de colisões. CLA foi revelado em Las Vegas, durante feira de tecnologia anual A Triumph planeja crescer cercade10%nomercadobrasi- leiro em 2019. Só no segmento de motos clássicas, por exem- plo, a meta é elevar as vendas das cerca de 1.000 unidades comercializadas em 2018 pa- ra pelo menos 1.100 motos em 2019. Para atingir esse resulta- do, uma das estratégias da em- presa é continuar ampliando o leque de opções para o consu- midor na família Bonneville. Atualmente,amarca inglesa oferece sete modelos com es- te perfil no Brasil: Bonneville T100 Black, Street Twin, Stre- et Scrambler,BonnevilleT120, BonnevilleT120Black,Bobber e Thruxton R. Uma das novi- dades já confirmadas para es- te ano é a chegada da novís- sima Speed Twin, no final do primeiro semestre–ainda sem preço definido para o mercado nacional. A nova Speed Twin acaba de ser apresentada no mercado internacional. Omo- delo atual é baseado na tradi- cional Speed Twin produzida pela Triumph em 1938, incor- porando todo o estilo, confor- to,requinte e tecnologia de úl- tima geração da família Bon- neville da Triumph. A Speed Twin reúne o mes- mo estilo contemporâneo da bem-sucedida Street Twin, embora com mais detalhes e recursos premium, o exce- lente desempenho e tecnolo- gia da café racer Thruxton R e, ainda, o estilo mais confortá- vel de pilotagem oferecido pe- la Bonneville T120. O resultado é uma moto- cicleta única, atual e empol- gante. Seu motor de 1200 cc oferece o mesmo rendimento da Thruxton R, desenvolven- do 97 cavalos de potência (a 6.750 rpm) e 112 Nm de tor- que (a 4.950 rpm). O novo mo- delo ainda conta com sofisti- cações como freios Brembo com pinças de quatro pistões, rodas de liga leve de 17 pole- gadas,novo ajuste das suspen- sões e faróis emLED, entre ou- tras inovações. Triumph lançará nova moto clássica Speed Twin ## DUAS RODAS Speed Twin: modelo baseado na tradicional Speed Twin 1938 Brabham BT62 Construído pela australiana Brabham Auto- motive para ser um carro de competição, com desempenho e potência maiores do que um GT, o BT62 está passando por mudanças para poder ser um modelo de rua. Para ficar apto a ganhar placas de identificação e rodar pelas estradas, o BT62 recebe alterações na altu- ra dos eixos em relação ao solo, ar-condicio- nado, encaixe das travas das portas comuns e assentos com acabamento confortável e so- fisticado no lugar dos bancos tipo concha, de competição. A potência de 700 cavalos não é reduzida na transformação. A Brabham Auto- motive foi aberta no ano passado por David Brabham, de 53 anos, filho de Jack Brabham, tricampeão e fundador da equipe de Fórmu- la-1 na qual o brasileiro Nelson Piquet ga- nhou seus dois primeiros campeonatos, em 1981 e 1983. GM nova família global O presidente da GM, Mark Reus, anunciou em Nova York, a chegada dos novos modelos que contribuirão para que a principal fabri- cante norte-americana de veículos expanda seus negócios na China, Brasil e demais paí- ses da América do Sul. O primeiro modelo se- rá lançado em março, na China. Nos primeiros 13 meses de produção da nova família, serão lançados cinco tipos de carrocerias com oito variações regionais.  Até 2020, os novos veí- culos representarão um em cada dez automó- veis vendidos pela GM no mundo. E, em 2023, um em cada cinco veículos comercializados, sendo 75% do volume total da companhia na América do Sul e 20% na China. LEAF NISMO RC  Nissan Leaf ganhou uma versão especial pa- ra as pistas. Assinado pela Nismo, divisão de alto desempenho da marca japonesa. Por fo- ra, o Leaf Nismo RC tem visual mais agressi- vo. A carroceria foi alargada e um enorme ae- rofólio foi adicionado na traseira, assim como um grande difusor de ar. Para virar um carro de corrida, o elétrico também recebeu um pa- cote especial de desempenho. Dois motores movidos a eletricidade somam 250 kW e são os responsáveis pela performance do carro. A tração nas quatro rodas ajuda a transferir to- da a potência e torque do modelo para as pis- tas. O peso também foi aliviado e a versão de alto desempenho pesa 1.220 kg. Com todas essas melhorias, o esportivo faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos.

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