Opinião 2 [email protected] Curitiba, sexta-feira, 18 de janeiro de 2019 ## EM ALTA Um levantamento do Centro de In- tegração Empresa-Escola - CIEE apontou que o número de ESTAGI- ÁRIOS ENTRE 40 a 50 anos cres- ceu cerca de 5% entre 2017 e 2018. O campo de atuação esco- lhido pela faixa etária é majori- tariamente de humanas e o curso mais escolhido é Pedagogia. ## EM BAIXA A AVIANCA informou ontem que realizará o reembolso para os pas- sageiros que compraram bilhe- tes de viagem para Santiago, Mia- mi e Nova York, em voos com saída de Guarulhos, São Paulo. A empre- sa, que se encontra em processo de recuperação judicial, anunciou o fim das operações para esses desti- nos a partir de 31 de março. ## TOP FIVE As cinco mais acessadas ontem no site 1 PADRE BETO Padre excomungado lança biografia contando bastidores da Igreja Católica 2 VALE DO RIBEIRA Aumento de casos de febre amare- la em municípios paulistas deixa Para- ná em alerta 3 ALERTA LARANJA Inmet emite alerta com previsão de ventos de até 100 quilômetros por ho- ra para região de Curitiba 4 TEMPO Temporal derrubou árvores, apagou se- máforos e bloqueou vias em Curitiba 5 TEMPO Ciclone, com ventos de mais de 80 qui- lômetros por horas, atinge Guaratuba ## PLANTÃO DE POLÍCIA PRF descobre produtos eletrônicos escondidos dentro de ar condicionado A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu dezenas de aparelhos eletrônicos na tarde de ontem em Santa Terezinha de Itaipu (oeste do Paraná). Entre os itens apreendidos estão ce- lulares, notebooks, relógios, controles de vide- ogame e outros acessórios. A carga, importada do Paraguai, estava escondida dentro de um aparelho de ar condicionado portátil. ## REGIÃO OESTE Taxista gaúcho é preso com maconha em fundo falso no Paraná A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um taxista do interior do Rio Grande do Sul por tráfico de drogas no início da manhã de ontem em Santa Terezinha de Itaipu, na re- gião oeste do Paraná. O taxista, de 50 anos de idade, transportava 27,2 quilos de maconha em compartimentos ocultos nas quatro portas de seu veículo, um Volkswagen Voyage. REPRESENTANTE PARANÁ/PR - RDP- Redes Diários do Paraná S/A Rua Marechal Hermes, 990, Juvevê, Curitiba, CEP 80.530-230, fone (41) 3019-3500 BRASILIA - REDEPAR/IBIS&ZMC Comunicações SCLN 311 - Bloco D - Sala 111 -ASA NORTE - BRASILIA- DF (61) 3349-5061/9986-2467- CEP 70.757-540 PORTO ALEGRE - REDEPAR/JC COMUNICAÇÕES Av.Venâncio Alves, 1191 - Cj. 82 - Bonfim - PORTO ALEGRE - RGS (51) 3332-3994/8445-8566 - CEP 90 040 - 193 SÃO PAULO / RIO DE JANEIRO / FLORIANOPOLIS - REDEPAR/Paraná Rua Marechal Hermes, 990 - CURITIBA/Pr.- CEP 80.530-230 (41)3019-3500 / 9972-3735 - [email protected] REDAÇÃO,ADMINISTRAÇÃO E COMERCIAL R. Dr. Goulin, 2.020 Hugo Lange CEP 80040-280 Curitiba - PR Fone (41) 3350-6600 www.bemparana.com.br [email protected] FALE CONOSCO Chefe de redação : (3350-6651) Josianne Ritz Política (3350-6674) Ivan Santos Geral (3350-6668) Mario Akira Economia (3350-6668) Mario Akira Diversão e Arte (3350-6651) Josianne Ritz Esportes (3350-6677) Silvio Rauth Filho Fotografia (3350-6679) Franklin de Freitas Fundador ROBERTO BARROZO FILHO (1922–1999) Editora Jornal do Estado Ltda | CNPJ 76.637.305/0001-70 RODRIGO BARROZO Diretor RONEY RODRIGUES PEREIRA Superintendente JOSIANNE RITZ Chefe de Redação LYCIO VELLOZO RIBAS Secretário de Redação ATENDIMENTO AO ASSINANTE 41 33506600 PRF D ireto do BEMPARANÁ. com . br [email protected] ## CARLOS LONGO EAD: sim ou não? A Educação a Distância cresce a passos largos no Brasil. Em 2004, ha- via 60 mil estudantes matriculados nessa modalidade de ensino. Em 2016, a modalidade disparou, atingindo um total de 1,5 milhão de ma- triculados. Mesmo com a crise política e econômica dos últimos anos, dados da Abed mostram que a modalidade a distância foi a única que apresentou crescimento de matrículas no Brasil e, hoje, são 1,8 milhão de alunos. O número de polos cresceu ainda mais: do final de 2017 pa- ra cá, passou de 6 mil para mais de 15 mil em todo o Brasil. A expansão não só possibilita uma modernização e flexibilização do ensino, como levar a educação a um maior número de pessoas em di- versas regiões do país. Esse crescimento no número de alunos de EAD no Ensino Superior tem forte poder de transformação social, pois en- volve pessoas que dificilmente poderiam cursar o Ensino Superior pre- sencial. Além disso, por alcançar com mais facilidade diferentes regi- ões do país, oferece a oportunidade de qualificação para uma população que vive em cidades menores, o que por si só é muito importante, pois favorece um desenvolvimento mais homogêneo do país. Porém, analisar apenas o crescimento dos números do EAD não é su- ficiente. Inúmeros estudos mostram que a Educação Superior a distân- cia, apesar de ter grande potencial de oferta, só é benéfica se tiver qua- lidade. Amaioria dos países do mundo tem procedimentos de acredita- ção acoplados a indicadores de qualidade, de maneira geral controlados pelosministérios da Educação ou agências ligadas ao poder público, tais como o Chea dos Estados Unidos, o Acode da Austrália, o esforço do Ins- tituto Latinoamericano y del Caribe de Calidad en Educación Superior a Distancia (Caled), e a European Association of Distance Teaching Uni- versities (EATU). Porém, enquanto as inovações educacionais viajam a jato, os procedimentos regulatórios do EAD andam à pé. Direito, enfermagem, odontologia e psicologia a distância, inclusi- ve em instituições credenciadas, dependem da manifestação do Con- selho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) ou do Con- selho Nacional de Saúde (CNS) e eles são contrários. Ora, não é possí- vel ser habilitado a exercer profissões tão complexas sem a prática e a troca de experiências em sala de aula. Para isso existe o ensino híbrido, que reúne o melhor dos dois mun- dos: a praticidade, capilaridade e economia de tempo e dinheiro do EAD, com a interatividade, convivência e experiência do presencial. Assim, ações de aprendizagem mais básicas, realizadas por meio transmissão de conhecimento pelo professor, como lembrar e entender, podem ser realizadas individualmente pelos alunos, por meio dos conteúdos di- dáticos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Já as ações de aprendizagem tidas como intermediárias, como aplicar e ana- lisar, podem ocorrer em situações práticas, com atividades ativas, aná- lise de cenários e situações, fóruns de discussões e interação - que po- dem ser presencial ou virtual. Por outro lado, ações de aprendizagemmais complexas e elaboradas, como avaliar e criar, devem ser desenvolvidas em aulas presenciais, em que professores propõem atividades que demandam níveis mais eleva- dos de ações cognitivas. Essas aulas são fundamentais para que os alu- nos desenvolvam a capacidade de analisar, criticar, planejar e produzir. Em suma, a Educação Híbrida - ou semipresencial, como chamamos no Brasil - precisa não apenas de tecnologia, mas de recursos pedagó- gicos eficazes e projetos de aula bem estruturados para que o estudan- te aproveite 100% do aprendizado. No Brasil, o Híbrido já é realidade - e o crescimento não deve parar nos próximos anos. Por isso, a fiscaliza- ção da qualidade desses cursos deve ser feita não apenas pelos órgãos de classe, mas por todos nós, se quisermos evoluir. Carlos Longo é diretor da Associação Brasileira de Ensino a Distância e pró- reitor acadêmico da Universidade Positivo NARLEY RESENDE Ação contra Barros Quatro dias após anunciar sua candida- tura à presidência da Câmara Federal, o deputado paranaense e ex-minitro da Saúde Ricardo Barros (PP) foi alvo da di- vulgação de uma ação civil pública mo- vida contra ele pela Procuradoria-Geral. + em bemparana.com.br/blog/narleyresende COMER E CURTIR Noite solidária no +55 Bar Nesta terça-feira (22), a solidariedade to- ma conta do +55 Bar em mais uma Gas- troNight! Quem assina o menu é o chef da casa Matheus Henrique. Parte do lu- cro arrecadado na noite será destinado à organização internacional TETO. + em bemparana.com.br/blog/comerecurtir TIC TAG Inclusão na 36ª Oficina de Música Começou na quara-feira a 36ª Oficina de Música de Curitiba. Entre as novida- des estão os cursos destinados para pes- soas com deficiência ou interessados no tema. São quatro oficinas inclusivas pro- gramadas na fase MPB. + em bemparana.com.br/blog/tictag

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU2OA==