6 Economia Curitiba, terça-feira, 22 de janeiro de 2019 [email protected] ## TRÂNSITO Começou a funcionar ontema faixa exclusiva para ônibus na Rua General Mário Tourinho, na região do Semi- nário. A mudança de trânsito ocorre no trecho de pouco mais de um qui- lômetro entre a Avenida Vicente Ma- chado e o Terminal Campina do Si- queira, com o objetivo de reduzir o tempo de deslocamento do transpor- te coletivo. Atualmente os ônibus le- vam aproximadamente 17 minutos para percorrer essa distância, nos ho- rários de maior movimento. As faixas exclusivas para ônibus já existem em outras quatro vias da Ca- pital — XV de Novembro, Marechal Deodoro, Conselheiro Laurindo e Desembargador Westphalen — e ou- tras devem ser implantadas. Segun- do a Urbs, por meio de sua assesso- ria, as próximas vias a contar com a faixa exclusiva serão a André de Bar- ros (entre a 24 de Maio e a Desem- bargador Westphalem), e na Alfredo Bufrem (continuação da Amintas de Barros, entre a Presidente Faria e a General Carneiro). Nas faixas exclusivas só podem cir- cular ônibus do transporte coletivo. Com a instalação na Mário Tourinho, agora são cerca de 4.750 metros de trechos exclusivos para os ônibus. “O objetivo é beneficiar os cerca de 63 mil passageiros por diaqueusamuma das cinco linhas do transporte coleti- vo que passam por essa extensão da Mário Tourinho diariamente”, expli- ca a superintendente de Trânsito,Ro- sangela Battistella, se referindo aos 89 ônibus das linhas Interbairros II, CapãoRaso/Campina do Siqueira, In- ter 2, Inter 2 (reforço entre Capão Ra- so e Campina do Siqueira) e Pinhais/ Campo Comprido. Nos primeiros dias de adaptação, agentes de trânsito vão orientar os motoristas, das 7 às 20 horas. “Nesse primeiro momento, condutores que ainda trafegarem pela faixa exclusi- va, ao lado direito da rua, não serão multados,mas serão indicados a obe- decer a sinalização de trânsito indi- cada em placas e na pintura no pavi- mento”, reforça Rosangela. Ganho de tempo chega a 45% na Rua XV As faixas exclusivas paraônibus começarama ser implantadasem2014. E a ação tem tido resul- tado.Na Rua XV, o trecho com a faixa para ônibus tem extensão de 2.564 metros, a mais longa de todas, começa perto do viaduto da Avenida Nos- sa Senhora da Luz e vai até a Praça Santos An- drade. Neste trecho, se- gundo dados da Urbs, o ganho tem tempo chega a 45%. Antes da faixa, o tem- po médio gasto pelos ônibus neste trajeto era de 13 minutos, e passou para 9 minutos após a implantação da exclu- sividade. As outras vias também tiveram ganho de tempo, embora me- nor, mas isso se justi- fica por terem menor extensão. RÁPIDA Infração gravíssima A Setran vai monitorar o comportamento dos motoristas ao longo da primeira semana para verificar a necessidade de continuar a ação de orientação dos agentes. Na sequência, ve- ículos que não forem ônibus e insistirem em trafegar pela fai- xa exclusiva poderão ser autuados pela fiscalização de trân- sito. Essa regra começa a valer no dia 4 de fevereiro. A infra- ção - de natureza gravíssima - acarreta a perda de 7 pontos na carteira de habilitação, multa de R$ 293,47 e remoção do ve- ículo, conforme o inciso III do artigo 184 do Código de Trân- sito Brasileiro (CTB): “transitar com o veículo na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destina- da aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder públi- co competente”. Curitiba terá mais faixas exclusivas para ônibus Ontem, começou a funcionar o trecho na Mário Tourinho, no Seminário Faixa exclusivas ajudam o transporte coletivo de Curitiba a ganhar tempo de deslocamento Franklin de Freitas Vida: Pessoal X Profissional Um dos meus maiores rivais na natação tornou-se um dos meus melhores amigos. Nossa amizade começou na década de 80, quando nos enfrentamos pela primeira vez numa prova de 100 costas. Como eu estava muito bem treinado e ele não, naquele dia eu venci fácil, mas depois disto nunca mais consegui vencê- -lo. Então, diante de um rival invencível, acabamos nos tornan- do grandes amigos, amizade que já dura quase 30 anos. A época de glória das piscinas passou tanto para ele como para mim. Fizemos o mesmo curso superior, mas em faculdades dife- rentes. Encontrávamos-nos em todos os campeonatos de nata- ção e ainda passávamos as férias juntos, quando surfávamos e aproveitávamos tudo que a vida oferece de bom nesta fase dos vinte e poucos anos. O tempo passou, paramos de competir, o surf diminuiu, o meu amigo, assim como eu, se formou em engenharia mecânica. Vol- tei para Curitiba e ele para São Paulo. Já em Sampa, ele fez fa- culdade de Administração na Fundação Getulio Vargas, come- çou a trabalhar na indústria automobilística, e hoje trabalha na área de projetos de uma das maiores montadoras de carro do mundo. Recentemente foi transferido para outra unidade desta montadora, situada em outro estado. O meu amigo, por conta do seu trabalho, já morou nos Esta- dos Unidos e praticamente morou na Argentina, pois duran- te certo tempo trabalhou naquele país e retornava ao Brasil só nos finais de semana. Então, além das duas faculdades e de fa- lar fluentemente o inglês, ainda se vira muito bem no espa- nhol. Aquele grande nadador é hoje um competente e dedica- do engenheiro. Conversamos muito por telefone e pude observar que nos últi- mos anos a sua carga horária de trabalho tem aumentado bas- tante. Chega à fábrica antes das 8 da manhã e não raramen- te fica até ás 9 da noite. Realidade enfrentada por muitos tra- balhadores. Não trabalhamos mais oito horas por dia. Quando saímos do escritório, o trabalho muitas vezes nos acompanha. Em casa sentamos na frente do computador para adiantar ou por em dia o trabalho. Na última conversa que tivemos, o meu amigo contou que seu atual chefe geralmente marca reuniões as sextas-feiras após o expediente, justamente nos dias em que o expediente encer- ra um pouco mais cedo. Como se já não bastassem os dias nor- mais, que já fica até mais tarde, agora nas sextas tem a bendi- ta reuniãozinha. É claro que devemos nos empenhar no trabalho, afinal no mer- cado competitivo de hoje, não podemos vacilar, mas também não devemos esquecer que a vida continua e que cada dia que passa não tem volta. Não podemos esquecer que temos família, filhos e projetos pessoais. Como não podemos separar a vida profissional da pessoal, precisamos achar um equilíbrio entre as duas, caso contrário não seremos felizes em nenhuma delas!!! Um grande abraço e boa semana. #treinamentoscomjogosdenegocios&palestrasdemetasevendas Desmar Milléo Junior,Autor do Livro:“Apenas Boas Intenções Não Bastam”, Palestrante nas áreas motivacional, comportamental e ven- das. Treinamentos com Jogos de Negócios & Simuladores. SITES: www.milleo.com.br   & M inuto E stímulo Desmar Milléo Júnior | [email protected] | www.milleo.com.br

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