Opinião 2 [email protected] Curitiba, terça-feira, 5 de fevereiro de 2019 ## EM ALTA Prestes a completar cinco anos, a OPERAÇÃO LAVA JATO está “lon- ge do fim”, segundo o novo superin- tendente da Polícia Federal no Pa- raná, Luciano Flores de Lima. Em sua posse, ontem, o delegado afir- mou que “outras operações estão no forno” e que há “boas fases por vir”. A expectativa é que este ano seja tão movimentado quanto 2016, ## EM BAIXA A 2ª Vara da Fazenda Pública de Campo Largo, na Região Metropo- litana de Curitiba, decretou a indis- ponibilidade de bens do EX-PRE- FEITO DE CAMPO LARGO (gestão 2013-2016) e outras três pessoas (um ex-servidor público, um ex-se- cretário de Saúde e um procurador do Município) investigadas por atos de improbidade administrativa. ## TOP FIVE As cinco mais acessadas ontem no site 1 TRATAMENTO Xampu para queda de cabelo realmen- te funciona? 2 ACIDENTE AÉREO Avião que levava jogador argentino Sa- la é encontrado, diz TV britânica 3 CIRCULAÇÃO Grãos integrais melhoram circulação sanguínea ao favorecer bom funciona- mento intestinal 4 DESASTRE AÉREO Investigadores encontram corpo em fu- selagem do avião de Emiliano Sala 5 ENSINO SUPERIOR Sisu: termina nesta segunda-feira pra- zo de matrícula em instituições de ensino ## PLANTÃO DE POLÍCIA Dívidas motivaram atentado contra pai e filho; mandante está preso A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apresentou ontem o empresário Eli- zandro dos Santos, 40 anos. Ele foi preso sus- peito de ser o mandante da emboscada na qual José Juliano Costa, de 35 anos, e seu filho, Matheus Raian Ferreira Costa, 14, foram bale- ados dentro do carro, no Bom Retiro em 21 de janeiro. O adolescente acabou morrendo. ## ACIDENTE Embriagado, motorista quase derruba poste no centro de Curitiba Um homem foi preso por embriaguez ao vo- lante depois de bater uma caminhonete em um poste ao lado do Colégio Estadual do Pa- raná, em Curitiba. De acordo com a Polícia Mi- litar (PM), a batida foi na noite deste domin- go (3), na Rua Luiz Leão, no Centro. O motoris- ta foi levado para a Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) de Curitiba. REPRESENTANTE PARANÁ/PR - RDP- Redes Diários do Paraná S/A Rua Marechal Hermes, 990, Juvevê, Curitiba, CEP 80.530-230, fone (41) 3019-3500 BRASILIA - REDEPAR/IBIS&ZMC Comunicações SCLN 311 - Bloco D - Sala 111 -ASA NORTE - BRASILIA- DF (61) 3349-5061/9986-2467- CEP 70.757-540 PORTO ALEGRE - REDEPAR/JC COMUNICAÇÕES Av.Venâncio Alves, 1191 - Cj. 82 - Bonfim - PORTO ALEGRE - RGS (51) 3332-3994/8445-8566 - CEP 90 040 - 193 SÃO PAULO / RIO DE JANEIRO / FLORIANOPOLIS - REDEPAR/Paraná Rua Marechal Hermes, 990 - CURITIBA/Pr.- CEP 80.530-230 (41)3019-3500 / 9972-3735 - [email protected] REDAÇÃO,ADMINISTRAÇÃO E COMERCIAL R. 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Temos como lema “A Ajuda que vem do Céu”, cumprindo as missões de segurança pública, defesa civil, meio am- biente e apoio a todos os órgãos do estado. Nosso principal papel na tragédia foi deslocar equipes especializadas para os pontos de resgate de vítimas, pois o único meio de transporte capaz de chegar a esses lugares é o helicóptero. Nenhum outro meio seria capaz de realizar tal tarefa e muito menos num curto espaço de tempo. No dia 25 de janeiro, estava num dia de trabalho como qualquer outro. Por volta das 14 horas, fomos acionados para atender a ocorrência de rompimento de barra- gem na cidade de Brumadinho. Enviamos a equipe que estava de serviço para o lo- cal e cerca de 20 minutos outra equipe também se deslocou. Por volta das 17 horas, eu me desloquei para a ocorrência num helicóptero equi- pado para voos noturnos. Mesmo após o pôr do sol, nossa equipe continuou a so- brevoar para identificar possíveis vítimas ainda com vida. Infelizmente, não detec- tamos nenhum sinal de vida. Por volta das 3h30, estávamos no aeroporto da Pam- pulha, quando recebemos novo chamado para checar as condições da barragem 6. Retornamos ao local em 16 minutos de voo. Lá, identificamos uma grande mancha no centro da barragem indicando vazamento, motivo pelo qual, no dia seguinte, houve a evacuação das áreas críticas na rota do Córrego do Feijão. Desembarcávamos os bombeiros emilitares de Israel nas áreas críticas,muitas ve- zes mantendo o voo com o esqui tocando a lama. Tal tarefa requer muita destreza, pois qualquer movimento incorreto poderá levar o helicóptero a se acidentar. Numa tragédia como a de Brumadinho, o piloto realiza dezenas de voos como esses por dia. Desde o segundo dia, nenhuma equipe conseguiu identificar alguma vítima com vida. Numa situação como aquela, manter-se vivo sob a lama recheada de minério de ferro seria um milagre, pois o terreno fica muito frio à noite. Todos os dias ini- ciávamos nossos trabalhos às 5 horas e apenas retornávamos para nossa base por volta das 21 horas. Dias intensos de trabalhos. No dia 30,fomos acionados para içar umbovino que estava desde o início da tragé- dia.Configuramos o helicóptero (cálculos de peso e balanceamento) para erguer 400 kg, que era o peso do boi segundo cálculos dos veterinários.Mas o peso era superior. Então, abortamos o içamento.Na segunda tentativa, o helicóptero estava configura- dopara içar até 750 kg,cargamáximapermitidapara oganchode carga dohelicópte- ro H125. Nessa tentativa, conseguimos içar o bovino e o levamos até o ponto de de- sembarque, ao lado da Igreja do Córrego do Feijão, onde estava um grupo de veteri- nários e um veículo para conduzir o animal, que estava naquela lama por cinco dias. Trabalhar numamissão como a de Brumadinho é colocar emprática todos os trei- namentos realizados para que todas as operações fiquem dentro de padrões de se- gurança. As equipes aéreas trabalhamno limite do erro. Uma operação que nos en- grandece como cidadãos de saber que temos todo esse potencial na defesa da vida. A lição dessa tragédia é que o povo brasileiro não aguenta mais tanta morosida- de do poder público em fiscalizar e exigir ações concretas que evitem tragédias pa- ra a população e meio ambiente. Estamos há pouco mais de 3 anos da tragédia de Mariana e tudo já havia sido esquecido. Essa tragédia não deveria ter acontecido se o poder público tivesse agido como deveria. E ainda existem dezenas de barragens como a de Brumadinho nas mesmas condições. Ações concretas devem ser feitas imediatamente. Essa é a maior tragédia do Brasil em áreas de mineração. Pode- mos ultrapassar 350 mortos, já que passamos do limite em localizar sobreviventes. Meu reconhecimento especial a todas as forças públicas que atuam na tragédia. Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Defesa Civil e demais órgãos de Minas Ge- rais, Forças Armadas, outras forças de outros estados como Rio de Janeiro, São Pau- lo, Bahia, Polícia Federal, Rodoviária Federal e o exército de Israel. Fica o grande recado a todos os povos. Viver como Jesus Cristo nos ensinou, va- lorizando o que realmente importa nessa vida: o amor! Para aqueles que estão de alguma forma afastados, restabeleçam seus laços familiares ou de amizade. Preci- samos valorizar a vida ao máximo, cuidar de nossas almas e dar menos valor aos bens materiais. Para quem está em campo, muita fé e energia para continuar o árduo trabalho de resgatar os corpos de nossos irmãos trabalhadores. Cada corpo resgatado será um alento para os familiares que poderão sepultar seu ente querido com todas as honras merecidas. Messias Alan de Magalhães é piloto de helicóptero e tenente-coronel da Polícia Militar de Minas Gerais BOM DE DICA DE CORRIDA ‘Só quero treinar’ Só quero treinar: Instagram mostra o as- sédio sofrido por corredoras nas ruas do Brasil. Criado em novembro, perfil já con- ta com mais de 8 mil seguidores, dando um indício do tamanho do problema vi- vido pelas mulheres do Brasil. + em bemparana.com.br/blog/dicasdecorrida BEM NO JOCKEY Criação Cifra Nem bem se estabeleceu no CT Vale do Itajara e o Haras Cifra já começa a bri- lhar no turfe carioca. Claro que não se trata de um animal levado de Curitiba ao Rio de Janeiro, mas não deixa de ser um presságio de boa sorte. + em bemparana.com.br/blog/bemnojockey METROPOLE Cerco da Lapa No ano em que se recorda os 125 anos do episódio que marcou a consolidação da República, a Lapa prepara uma exten- sa programação alusiva. A Lei Federal Lei 13.570/2017 institui o Dia Nacional do Cerco da Lapa em 9 de fevereiro. + em bemparana.com.br/blog/metropole

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