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[email protected] Carros 15 Curitiba, Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019 T udo A uto Nilton Saciotti | [email protected] Acordo elétrico A Nissan, o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inova- ção (ITAI) assinaram nesta sexta-feira, em Foz do Iguaçu, um Memorando de Entendimento (MoU) para acelerar o desenvolvimento de so- luções de mobilidade elétrica no país. Com o acordo, a Nissan se torna parceira do PTI e do ITAI no desenvolvimento nacional de carrega- dores bidirecionais para veículos elétricos. Es- tes carregadores criam um novo ecossistema fazendo com que os carros funcionem como uma solução para compartilhamento de ener- gia com a casa do consumidor, edifícios co- merciais e a rede. Os pesquisadores utilizarão dois Nissan LEAF para estudar também o im- pacto desses carregamentos na rede elétrica. O carro 100% elétrico mais vendido do mun- do é o modelo ideal para a pesquisa e desen- volvimento destas novas tecnologias, por ser capaz de devolver energia para a rede, por meio do sistema Vehicle-to-Grid (V2G). Renault A Renault continua crescendo no mercado brasileiro. Em janeiro, a marca teve 8,6% de participação de mercado, com ganho de 2,3 pontos percentuais em relação ao mesmo pe- ríodo de 2018, emplacando 16.344 unidades no mês. O modelo mais vendido da marca foi novamente o Kwid, com 5.338 unidades co- mercializadas. No mercado dos comerciais le- ves, o Renault Master continua na liderança entre os furgões com capacidade de carga de até 3,5 toneladas de peso bruto total. O veícu- lo teve 738 emplacamentos em janeiro, com uma participação no segmento de 52%. Volvo caminhões A Volvo está fazen- do mudanças na sua área de comu- nicação. Daniel Ho- mem de Mello é agora o responsá- vel por comunica- ção, marketing e marca na America Latina. Já os pro- gramas de respon- sabilidade social corporativa e a comunicação interna perma- necem dentro da área de RH e Assuntos Cor- porativos. A alteração ocorre em virtude da saída de Solange Fusco, que se dedicará a um negócio próprio como consultora em comuni- cação empresarial. ## NOVIDADE McLaren lança o 600LT Spider: o conversível dos sonhos Modelo tem capota rígida retrátil que pode ser aberta ou fechada a até 40 km/h A McLaren revelou as primei- ras imagens e especificações do novíssimo 600 LT Spider, o ter- ceiro modelo a ser lançado pela marca britânica após a divulga- ção do seu pano de atividade até 2025 e o quinto a receber a sigla LT (Longtail). Já disponível pa- ra encomenda, será produzido, de forma artesanal, em um vo- lume limitado. Os preços na In- glaterra, já com impostos, par- tem de 201.500 libras (cerca de R$ 975 mil). A característica de- terminante do 600 LT Spider é, naturalmente, o seu teto rígido composto por três peças e remo- vível eletricamente, que permite aos ocupantes, se assim o dese- jarem, ficar de cabelos ao vento a mais de 310 km/h. O sistema pode ser operado como carro emmovimento. Exis- te um defletor de vento que pode ser acionado de forma indepen- dente, ficando a capota, quando removida, alojada atrás dos ban- cos. Outro trunfo do novo con- versível britânico é a plataforma Monocell II em fibra de carbono. Graças ao chassi, a versão con- versível tem apenas 50 quilos a mais em comparação ao 600 LT com teto fixo. Omotor é o 3.8 V8 biturbo com eletrônica revista, sistema de re- frigeração melhorado e escape mais curto, para uma sonoridade mais encorpada, e é capaz de for- necer os mesmos 600 cavalos de potência e 63,22 kgfm, acoplado à transmissão SSG de dupla em- breagem e 7 velocidades. Em ter- mos de performance, menção es- pecial para os 2,9 segundos pa- ra acelerar de zero a 100 km/h. A aceleração de zero a 200 km/h é cumprida em 8,4 segundos. A ve- locidade máxima é de 324 km/h com a capota fechada e de 315 km/h na versão conversível. O aerofólio traseiro gera 100 quilos de pressão aerodinâmica a 250 km/h. Os pneus Pirelli PZe- roTrofeoR foramespecificamen- te desenvolvidos para o McLaren 600 LT Spider.No interior, se des- tacam os revestimentos em Al- cântara e os bancos de competi- ção em fibra de carbono origina- dos do McLaren P1 – o primeiro modelo produzido pela fabrican- te sediada emWoking. São opcio- nais os bancos ultraleves, feitos também em carbono, desenvol- vidos para o McLaren Senna. Actros 2651 Megaspace, o bruto tecnológico ## MERCEDES-BENZ A força do motor já sur- preende, um diesel OM 460 LA de 6 cilindros em linha com 13 litros, com torque de 244,7 kgfm e 510 cava- los, o cavalo-mecânico ex- trapesado Actros 2651 6×4 é o Mercedes-Benz mais potente produzido no Bra- sil. Mas a potência não é o único destaque do modelo “top” da linha extrapesada apresentada em 2015. O Actros 2651 6×4 tam- bém chama atenção pelas tecnologias de segurança autônomas ou semiautôno- mas, a grande tendência na indústria automotiva glo- bal. A maior atração tecno- lógica do Actros 2651 6×4 é o assistente ativo de fre- nagem ABA – Active Brake Assist. Acima de 60 km/h, o dispositivo identifica os obstáculos à frente do ca- minhão, tanto os que estão em movimento quanto os parados. Se há risco de co- lisão, o ABA ativa um aler- ta visual e sonoro. Posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios e, quando detecta risco de impacto, o sistema aciona autonomamente os recur- sos de frenagem. Se o mo- torista aciona o freio, mo- tor o sistema devolve a ele o controle total da frenagem. Outra tecnologia autôno- ma do caminhão topo de li- nha da Mercedes no Brasil, é o sistema de orientação de faixa de rolagem (Lane Gui- dance System) inclui uma câmera montada no para- -brisa que detecta a posi- ção do caminhão em rela- ção às faixas de estrada, à direita e à esquerda. Um alerta sonoro avisa o motorista no caso de o veí- culo se mover para fora das faixas sem acionar a seta. Já o sistema de controle de proximidade (Proximity Control System) monitora o tráfego à frente por meio de radar e, com base na veloci- dade dos demais veículos e na distância em relação ao veículo da frente, adequa a velocidade do caminhão às variações do tráfego, man- tendo uma distância segu- ra previamente determina- da pelo motorista para di- minuir o risco de colisões. O pacote multimídia in- clui sistema de som com conexão via Bluetooth pa- ra celulares e volantemulti- funcional para operar o rá- dio e o celular. McLaren 600 LT já pode ser encomendado no Brasil: mas preço é salgado Megaspace tem tecnologias incomuns aos caminhões com sistema bluetooth Foto: Divulgação

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