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## SESP Governo esvazia delegacia na RMC superlotada e infestada por sarna A Secretaria de Estado da Segu- rança Pública (Sesp) anunciou on- tem que retirou todos os presos da Delegacia de São José dos Pinhais, que enfrenta um surto de sarna que ameaça atingir imóveis vizinhos.  A carceragem do estabeleciemnto, que segue funcionando normalmen- te no atendimento à população, tem capacidade para abrigar oito presos, mas até ontemmantinha 55 detentos (53 homens e 2 mulheres).  Os detentos já condenados foram encaminhados para a Penitenciária Central do Estado (PCE), em Pira- quara. Outros foram para transferi- dos para comarcas de origem e para o Centro de Triagem 1. Duas mulheres forampara a Penitenciária Feminina. A Delegacia de São José dos Pi- nhais estava interditada pela Vigi- lância Sanitária, que constatou o pe- rigo de contágio biológico para fora do edifício. Os presos, por sua vez, apresentavam coceiras e bolhas pe- lo corpo, numa situação classificada como “desumana” pelo Conselho da Comunidade.de São José dos Pinhais. 7 [email protected] Cidades Curitiba, terça-feira, 12 de fevereiro de 2019 ## NOVIDADE À VISTA Urbs testa mudanças nas estações-tubo de Curitiba Embarque e desembarque em nível visa melhorar a velocidade dos ônibus ligeirinhos Franklin de Freitas A Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) come- çou a testar ontem algumas mudanças no siste- ma de embarque e desembarque em nível, den- tro das estações-tubo, para melhorar a velocida- de operacional dos ônibus ligeirinhos. A mudança também contempla medidas para evitar a ação de fura-catracas. Os testes estão sendo feitos em cinco estações- -tubo da linha direta (ligeirinho) Centenário: Ma- rechal Deodoro, Praça do Expedicionário, Jardim Botânico e Terminal Centenário. Fiscais da Urbs acompanharão os primeiros dias dos testes. O ajuste pretendido pela área de Tecnologia do Transporte da Urbs aproxima mais os ônibus da plataforma de embarque e desembarque de pas- sageiros, eliminando a rampa da porta dos veícu- los. Um dispositivo para orientar o motorista no momento da chegada do ônibus na estação-tubo foi instalado na via.    “Para os testes foram retiradas as rampas dos ônibus, que vão parar mais encostados na porta da estação. Nossa intenção é que isso traga ganho de velocidade operacional para a linha, pois elimina o tempo para o encaixe das rampas”, disse o pre- sidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. Um protótipo já foi feito para avaliação dos téc- nicos e operadores. Nesta etapa, os testes passam para a etapa operacional da linha, compassageiros e dependendo dos resultados, a Urbs levará os tes- tes tambémpara os biarticulados, disseMaia Neto. Na frota de ônibus com embarque em nível, as rampas laterais dos veículos estão entre os itens que mais exigem manutenção. “Certamente tere- mos menos custos commanutenção nesses mode- los de ônibus se os ajustes forem aprovados pela população e também pelos motoristas, disse. Com a mudança no embarque e desembarque, a Urbs também instalou um guarda-corpo vertical nas portas das estações-tubo, que funcionarão co- mo barreira para evitar a invasão dos fura-catraca. ## PERIGO NO AR Brasil registra um acidente aéreo a cada dois dias Rodolfo Luis Kowalski Uma tragédia desolou o Brasil e o jorna- lismo nesta segunda-feira. É que o jorna- lista e apresentador RicardoBoechat,ven- cedordetrêsPrêmiosEsso(umaespéciede Oscar do jornalismo), faleceu após umhe- licóptero cair sobre um caminhão em tre- cho do Rodoanel que dá acesso à rodovia Anhanguera, na zona oeste de São Paulo. Apesar da repercussão que o episódios alcançou, acidentes desse tipo não che- gam a ser raros no Brasil. Desde 2008 o país registra uma média de um acidente aéreo a cada dois dias, segundo o Ceni- pa (Centro de Investigação e Prevenção deAcidentesAeronáuticos),da ForçaAé- rea Brasileira (FAB). De janeiro de 2008 até janeiro deste ano, o banco de dados do Cenipa apon- ta que foram registrados em todo o Bra- sil 1.783 acidentes aéreos, os quais dei- xaram mais de 850 pessoas mortas. Se considerados apenas os dados referen- tes ao Paraná, foram135 acidentes nesse período (o equivalente a 7,6% do total). As principais causas dos acidentes são falhas do motor e a perda de controle do voo.Alémdisso, o Cenipa também aponta que a categoria que,na categoria de aviões (responsávelpor73%dosacidentes,segui- do pelos helicópteros, com 12,9%) os voos comerciais e táxis aéreos apresentamme- nor índice de acidentes. Na contramão aparecem as aeronaves de uso particular, que lideram o topo da lista de incidentes. Foi numa dessas aeronaves, por exem- plo, que o deputado estadual Bernardo Ribas Carli perdeu sua vida, em julho do anopassado.Ele seguiaparaUniãodaVi- tória quando a aeronave em que viajava, de propriedade de uma siderúrgica caiu na zona rural de Paula Freitas. Rampas dos ônibus foram retiradas para realização dos testes + na página 17

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