[email protected] 7 Curitiba, sexta-feira, 15 de março de 2019 Cidades Taxistas trabalham para recuperar clientela Além de água e balinha, mar- ca registrada dos “ubers”, pa- ra se adaptar à nova realidade imposta pela concorrência, tá- xis aderiramaosmapas de trân- sito, pagamentos online, carre- gadores e até TV no encosto do banco. Entre as diversas medi- das adotadas recentemente es- tá a criação de aplicativos para táxis, que já existiam, mas que agora tem características se- melhantes aos serviços ofereci- dos pelos motoristas de trans- porte individual. Em Curitiba, começou a ope- rar há quatro meses o aplicati- vo Unitáxi. De acordo com o de- senvolvedor da da plataforma, Eduardo Fernandes, da empre- saTáxi Digital,o serviço equipa- ra benefícios dos apps e oferece as vantagens do táxi. “(O preço) está muito próximo, principal- mentepor não ter BandeiraDois enemtaxade retorno,entãofica bem competitivo”, afirma. A Urbs informou que a op- ção por dar o desconto é regu- lar. O que os taxistas não po- dem fazer é aumentar o pre- ço de maneira desuniforme. A intenção do desconto é correr atrás doquemuitos consideram ter sido uma perda de clientes para os novos serviços. Para Fernandes, mesmo com pouco tempo de operação o aplicati- vo dos taxistas já mostra resul- tado. “Faz quatro meses (que o serviço começou em Curitiba e região metropolitana). São mil carros que já atendem o aplica- tivo. O preço é fechado, sempre embandeira 1,comdesconto de 20%. Essa condição é a de Curi- tiba. Outras cidades tem seu próprios parâmetros”, explica. Por atender apenas táxis, o aplicativo segue as regras pró- prias enão se enquadrana reso- lução da prefeitura para os apli- cativos de transporte de passa- geiros.“É um aplicativo de táxi, então não temosmesmos parâ- metros. E se for para outras ci- dades onde tem o aplicativo já pode usar o mesmo”, anuncia. Durante a fase de testes, o ser- viço transportouduasmil pesso- as em quatro meses, segundo a Táxi Digital. O desenvolvedor afirma que o serviço ainda es- tá em fase de implantação, mas prometeocupar espaço conside- rável na concorrência. “Está em fase de implantação. A publici- dade vai começar agora”, afirma. A plataforma nasceu no Rio de Janeiro, mas não havia de- colado, segundo a empresa. “O projeto tinha intenção de ex- pandir, deu uma parada,mas do final do ano pra cá várias cida- des adotaram. Tem no Rio, Ma- naus, interior de São Paulo, Es- pirito Santo, Goias, Santa Cata- rina”, enumera. No Paraná, o Unitáxi já fun- ciona em Curitiba, região me- tropolitana, aeroporto, Ponta Grossa e litoral do Estado. ## TRANSPORTE COMPARTILHADO Motoristas de aplicativos fazem 78% mais corridas Mercado tem se consolidado entre clientes que preferem cada tipo de serviço Narley Resende Curitiba tem hoje 12 mil motoristas de apli- cativos (apps) de transporte individual de pas- sageiros. Ao todo, 6,2 milhões de corridas fo- ram realizadas via apps em 2018. Uma compa- ração com o tradicional serviço de táxi aponta que cada motorista de aplicativo fez 78%mais corridas que um taxista. No mesmo período, ao longo de 12 meses, os 3 mil motoristas de táxi de Curitiba transportaram 874 mil corri- das. Em média, cada táxi realizou 291 corri- das por ano, enquanto o motorista de app fez 520 no período. Pouco mais de três meses após entrar em vi- gor a regulamentação atual do serviço de apli- cativos em Curitiba, o levantamento feito pe- la Urbs (Urbanização de Curitiba) a pedido do jornal Bem Paraná aponta um número con- solidado de profissionais em atividade. Com o cadastro, previsto na regulamentação, foi possível contabilizar o número de passagei- ros transportados por período. Para os táxis, o ano de 2015 foi o primeiro em que Curitiba teve funcionamento pleno de sua frota ampliada em 750 novos veículos (até então operava com 2.252 táxis desde a déca- da de 70) e também o último ano antes do iní- cio da operação da Uber, primeira empresa de aplicativo de transporte individual de passa- geiros a funcionar na capital paranaense. Na- quele ano, havia os mesmos 3 mil carros de hoje, mas sem a concorrência dos aplicativos. A empresa 99, que une duas categorias em uma mesma plataforma — 99Pop (carros par- ticulares) e 99Táxi—entende que a consolida- çãodos serviços coexistindo criouuma espécie de divisão no perfil da clientela. “A gente en- tende que o perfil dos clientes é diferente. Ho- je há os que preferem o táxi e os que só usam aplicativos”, afirma Paola Micheletti, relações públicas da 99 na regional Sul. A empresa não informou quantos motoristas são cadastrados nas duas plataformas e nemquantos passagei- ros foram transportados por cada uma. “Por uma questão de estratégia, por causa da con- corrência, a empresa não repassa esses núme- ros”, disse a RP. A empresa informou apenas que “em Curitiba, no último ano, o número de passageiros que utilizam os táxis cadastrados no aplicativo aumentou quatro vezes”. Embora as empresas não revelem dados se- parados, a prefeitura tem seu próprio contro- le desde que regulamentou os aplicativos, das chamadas Administradoras de Tecnologia em Transporte Compartilhado (ATTCs), através de decreto em2017, embasado na Lei daMobi- lidadeUrbana Federal de 2012,que foi alterada em 2018. O governo federal promoveu altera- ções legislativas, que garantiram aos municí- pios a competência para fiscalizar e regula- mentar sobre os serviços prestados pelos apli- cativos de transporte. Por enquanto, há cinco empresas cadastra- das em Curitiba: Urber, 99, Cabify, Ecodrivers e Wapp. Na busca por passageiros, serviços se reinventam Franklin de Freitas PEOPLE S/A | Nome Colunista [email protected] Loja-âncora O ano começou agitado nos bastidores do Expert Beauty Center, maior rede de salões próprios da capital paranaense. Com a inauguração do Jockey Plaza, prevista para início de maio, a rede apresenta ao público sua quinta unidade, uma das lojas-âncora do novo centro comercial. Com investimentos na ordem de R$ 3 milhões previstos para 2019, a bandeira de salões prevê crescimento superior a 2018, caso a economia continue o curso da estabilização. Na foto o casal Izaura e Adir Hillani.  Realidade aumentada O Hospital IPO estará presente num dos maiores eventos de inovação do planeta: O South by Southwest (SXSW). O fes val acontece em Aus n, no Texas (EUA). Os assuntos tratados durante o evento são as evoluções da realidade aumentada e avanços das tecnologias, principalmente dentro da área médica. É nessa vertente que o projeto de livros acadêmicos do projeto “A realidade aumentada chega aos livros de medicina” lançado em parceria entre o Hospital IPO - por meio do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) - e Mauro Castro, Mo on Designer, foi selecionado entre mais de 400 projetos para uma exibição no espaço reservado para os maiores , Trade Show, SEOs domundo que trabalham com economia cria va e tecnologia. Balanço ** O atelier Madame Sher  a empresária, Loriane Brotto a ser a Digital Influencer a estrelar a edição número 0 do editorial “Fashion Stories – Elastique by Madame Sher”, em comemoração aos 15  anos da marca, que neste ano contará com várias ações comemorativas. convidou **DestaqueparaaYoungersqueatuanasregiõesdoParolin,Viladas TorreseCapanema,trêsdosbairrosmaispobresdeCuritiba.“Somos umaempresasocial,comfoconodesenvolvimentodejovensentre 14e35anos,debaixarendaouemvulnerabilidade.Oferecemos encontrospráticosegratuitossobreempreendedorismoeemprego. Umasoluçãoparaquembuscaresultadoscomaltoimpactosocial. Sãoapenasseteencontrosdeduashorasemeia,cada,aplicandoa metodologiaEffecuationemcincotópicos.Osuficienteparanossos alunossaíremdotreinamentocomumaocupaçãoeumafontede renda”,explicaaempreendedoraGeovanaConti,sóciafundadora daYoungerseprincipalresponsávelporesse treinamento .Site:www.ynaweb.com.br (http://www.ynaweb.com.br/ ) ** Sempre atenta aomercado, a Rede de Hotéis Deville, referência no segmento hoteleiro, criou uma ação emseus diversos destinos para comemorar o dia do consumidor.  Alguns dos hotéis promoverão durante todo omês demarço uma campanha nos restaurantes das unidades: Deville Prime Campo Grande (MS), Deville Prime Cuiabá (MT), Deville Prime Porto Alegre (RS), Deville Prime Salvador (BA), Deville Business Curitiba (PR), Deville Business Maringá e Deville Express Cascavel (PR). **Nosdias19e20demarçoaCulturaInglesaChampagnatsediaráas entrevistascomcandidatosdoChevening2019.Nodia20,às18h, algunsorganizadoresdoprocessoseletivooferecerãoumapalestra explicandocomofuncionaoprograma.Asbolsasdeestudo CheveningsãofocadasemmestradosnoReinoUnidoesão concedidasdesde1983pelogovernobritânicoparaalunosdemais de160países,incluindooBrasil. MAIS bemparana.com.br/colunistas eople S/A Maximilian Santos e Rafa Salomon | [email protected]

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU2OA==