[email protected] Carros 15 Curitiba, segunda-feira, 15 de abril de 2019 T udo A uto Nilton Saciotti | [email protected] Volvo XC90 T8 ganha versão R-Design por R$ 429.950 Presidente VW Amanhã estarão em Curitiba Pablo Di Si, Pre- sidente e CEO da Volkswagen na América La- tina, e com Gustavo Schmidt, Vice-Presidente de Vendas e Marketing para uma mesa redon- da com jornalistas especializados. Além do lançamento do T-Cross, o assunto será a rei- nauguração da Servopa Rockefeller, que passa a contar agora com um conceito ainda mais inovador e tecnológico para compra e venda de veículos. Mini 10 anos Há 10 anos, em abril de 2009, a Mini, marca do Grupo BMW, desembarcava no Brasil. A es- treia foi marcada com início das vendas do Mini Hatch 3 portas, nas motorizações Cooper e Cooper S. De lá para cá, a rede e também o portfólio só aumentaram: atualmente, a em- presa conta com uma rede de 22 concessioná- rias espalhadas pelo País e um portfólio com cinco modelos: Hatch 3 portas, Hatch 5 por- tas, Cabrio (conversível), Clubman e Country- man, sendo que este último já teve produção nacional, na fábrica do Grupo BMW em Ara- quari (SC). No total, eles somam 15 versões disponíveis no mercado. BMW F 850 GS  A BMW começa a comercializar a F 850 GS Adventure. A moto tem duas opções, Sport (R$ 50.950) e Premium (R$ 56.950). A versão Adventure também é produzida em Manaus (AM). Tem motor de dois cilindros em linha e 80 cavalos. Utiliza câmbio de seis marchas. Proteções laterais para o motor, carenagem e tanque de combustível para 23 litros são des- taques desta versão com maior apelo fora de estrada. A lista de equipamentos de série in- clui acelerador eletrônico, controle de esta- bilidade (ASC), lanterna traseira de LED, pa- ra-brisa com ajuste de altura, computador de bordo, protetor de mãos, descanso lateral com inibidor de partida e freio com ABS. A Volvo apresentou a versão T8 R-De- sign do SUV grande XC90, com preço su- gerido de R$ 429.950. O XC90 T8 R-De- sign é equipado com o conjunto híbrido, que combina o motor 2.0 turbo a gasoli- na de 324 cv e um propulsor elétrico de 88 cv, totalizando 412 cv de potência e 65,2 kgfm de torque. A transmissão é automá- tica de oito marchas e a tração é integral. Segundo a Volvo, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos. A versão T8 R-Design é diferenciado em relação à configuração T8 convencional pelas rodas de 22 polegadas – as maiores da linha Volvo no Brasil, pelo interior tro- ca o tradicional acabamento comdetalhes em madeira por apliques de fibra de car- bono e o toque de esportividade é reforça- do pelos paddle shifts para trocas de mar- cha atrás do volante. O SUV possui quatro modos de condução, que podem ser sele- cionados a qualquer momento pelo mo- torista, dependendo do comportamento que se espera do modelo: Pure, Hybrid, Off-road e Performance. No modo total- mente elétrico (Pure), o veículo pode ro- dar até 35 km e atingir velocidade máxi- ma de 125 km/h. A Volvo equipou seu SUV com sete air- bags, frenagemautônoma de emergência, controles de estabilidade e tração, sen- sores de chuva e de ponto cego, alerta de permanência em faixa, faróis de LED dire- cionais com acendimento e ajuste do fa- rol alto automáticos, visão noturna, aler- tas de colisão traseira e tráfego cruzado. Há ainda assistente automático de esta- cionamento, câmera em 360 graus, head- -up display, controle adaptativo de cru- zeiro, sistema start e stop e abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sistema de abertura por gestos. O XC90 T8 R-Design também conta com teto solar panorâmico, ar-condicio- nado de quatro zonas, sistema de somBo- wers e Wilkins com 19 alto-falantes, cen- tral multimídia com tela de 9 polegadas e espelhamento de smartphones via siste- mas Apple CarPlay e Android Auto e pai- nel digital configurável de 12,3 polega- das em TFT. ## SUECO GRANDALHÃO ## MUDANÇAS NA CHEVROLET Novo Prisma poderá se chamar Onix Sedã e acabar com Cobalt A Chevrolet apresen- tou uma prévia do seu no- vo sedã compacto. A mar- ca não batizou o nome, mas trata-se de uma evo- lução do Prisma para omo- delo 2020, mas desconfia- -sequeonovocarropoderá ser hatch). O sedâ apare- ceu sob camuflagem ze- brada, para disfarçar suas formas definitivas. O no- vo Prisma (ou Onix Sedan) deve decretar o fim do Co- balt,jáqueeleganharáme- didasmaisgenerosas,prin- cipalmente no entre-eixos, que pode chegar a 2,60 m. Ele deverá ter 4,47 metros de comprimento, 1,73mde largura e 1,47 m de altura. A Chevrolet também con- firmou que os novos mo- delos serão equipados com motor turbo. Ele terá bloco de três cilindros, 1.0 l e in- jeção direta de combustí- vel. A potência deverá ser de 130 cv. Essemesmomo- tor também terá uma va- riação sem turbo (de aspi- raçãonatural) comcercade 90 cv de potência. O novo Prismavai passar aadotar a plataforma GEM,mais mo- derna que a atual. A estru- tura vai fazer sua estreia no sedã e também vai apare- cer noOnix.Ela foi projeta- da por chineses para apli- cação em mercados emer- gentes, e é mais acessível. Serão quatro versões para o novo Prisma: LS (turbo), LT (aspirado), LT (turbo) e Premier (turbo). Volvo XC90 T8: nova configuração tem itens esportivos exclusivos Divulgação Modelo tem 2,60 m de entre-eixos, 7 cm do Prisma atual Divulgação Visual esportivo diferencia a versão das demais e traz conjunto híbrido de 407 cv

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU2OA==