200420

3 [email protected] Cidades Curitiba, segunda-feira, 20 de abril de 2020 ## REDONDA Até pizzarias, campeãs de pedidos e vendas, sofrem em tempos de coronavírus Apenas quem já focava no delivery está conseguindo manter alguma demanda; mesmo assim, com reinvenções Rodolfo Luis Kowalski Quando teve início a crise do coronavírus, muitos podem ter pensado que as pizzarias passariam incólumes ou ao menos so- freriam menos com o momento atípico que estamos vivendo. Afi- nal, o setor já é um dos que melhor estabeleceu o sistema de de- livery, que de uma opção acabou se tornando uma necessidade para os mais diversos segmentos e até mesmo para os próprios consumidores. Na prática, no entanto, o cenário não se desenro- lou dessa forma. O problema nem tem sido, ao menos por enquanto, a crise eco- nômica decorrente da crise emsaúde pública, que promete corroer a capacidade de compra de muitos brasileiros. A grande questão é o fato das pessoas estarem mais tempo em suas casas e grande parte delas com o estoque de comida reforçado, o que acaba dis- pensando a necessidade de buscar alimentação fora. “A demanda caiu, caiu vertiginosamente; Não tem compensa- do, inclusive, estar aberto, mas tem de abrir para tentar fazer com que venha algum momento, tentar atrair. O povo já stava com di- ficuldade [financeira] e hoje a insegurança está ainda maior. Es- tá todo mundo segurando, fazendo comida em casa”, afirma Abe- lardo da Fonseca Telles Neto, que há 17 anos comanda a Pizzaria Boca de Forno, localizada no Bigorrilho. O grande problema, no caso da Boca de Forno, é que 60% do fa- turamento da empresa vem do salão, que teve de ser fechado por conta das recomendações do Ministério da Saúde e de determi- nações do Governo do Estado do Paraná. Mesmo o delivery, no entanto, teria caído, segundo reclama o empresário, apontando que a demanda teve queda de 70%. Noutras lojas, que trabalhammais focadas no delivery, o impac- to do cenário atípico que vivemos tem sido menor. Um exemplo é a Pizzaria Predileta, localizada no Bom Retiro, e que desde sua fundação trabalhoumais voltada para entregas, com foco emcom- bos especiais de pizzas e refrigerantes e preços mais acessíveis. “Nosso negócio sempre foi o delivery. O que acabou acontecen- do é que aquele movimento que a gente já tinha permaneceu, mas os clien- tes, ao invés de virem buscar no balcão, passaram a pe- dir para entrega em ca- sa”, comenta Paulo Barcellos, sócio- -proprietário da empresa. “O que tem sido mais difícil é a questão de equi- pe e de f u n c i o - n á r i o s , e s t amo s com uns q u a t r o funcioná- rios afas- tados por terem fa- miliares sus- peita de Co- vid-19, então trabalhamos com equipe mais reduzi- da”, completou ele. Novas opções e produtos para atrair clientes TantoaPizzariaBocadeFornocomoaPredile- ta trouxeramnovidades aos clientes nesses tem- pos de coronavírus. No caso da primeira, um dos pontos fortes do estabelecimento sempre foi um espaço kids localizado no salão, onde os peque- nos podiammontar suas próprias pizzas. Com o atendimento no local suspenso, a empresa criou kits kids, com valores que vão de R$ 30,50 a R$ 84,50, para que as crianças possamcontinuar fa- zendo suas próprias pizzas em casa. “Estamos fazendo taxa de entrega gratuita, baixando valores de preço de pizza e agora cria- mos os kits pizza para criança fazer em casa. Re- cebia de 300 a 400 crianças por mês no nosso es- paço infantil e essa foi uma maneira que encon- tramos de compensar isso”, explica Neto. “Não estamos deixandode criar ações para fazer omo- vimento voltar. O pequeno empresário não está deixando de tomar atitude”, destaca. Já na Predileta, a novidade é um combo com pizza broto e mais refrigerante de 600 ml. “Pen- samos no combo para quem está sozinho, não quer piza muito grande. Criamos porque vimos a oportunidade, está saindo por R$ 25,90 a pi- zza broto salgada e mais um refri de 600 ml”, co- menta Paulo. APOIO Abrasel emite nota A Associação Brasileira de Bares e Restau- rantes do Paraná, preparou uma nota ofi - cial sobre o atual momento do mercado de bares e restaurantes.“Nas últimas sema- nas, participamos de diversas reuniões com o poder público, discutimos inúmeros tópi- cos relacionados ao novo vírus com os nos- sos associados, lançamos manifestos e ma- teriais de apoio e, principalmente, busca- mos maneiras de contribuir para que os bares e restaurantes paranaenses consigam se manter vivos durante e após a pandemia. Afinal, neste momento o cooperativismo e a solidariedade são as melhores saídas pa- ra o nosso segmento”, diz a nota.“Como uma associação democrática, aceitaremos as es- colhas de cada um de nossos parceiros, apoiando o desenvolvimento de seus negó- cios, seja com salões abertos ao público ou por meio dos serviços alternativos que es- tão em evidência no atual momento, como delivery e take away. Cabe a nós como enti- dade representante de uma classe tão im- portante para o desenvolvimento do país apoiar os bares e restaurantes em suas es- colhas responsáveis. Logicamente, não dei- xaremos de incentivar e destacar a impor- tância do cumprimento das medidas de se- gurança indicadas’. Pizzarias de Curitiba viram demanda cair no salão e até mesmo no delivery Franklin de Freitas

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU2OA==