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Bem Rapidinho 8 Curitiba, quinta-feira, 13 de agosto de 2020 [email protected] ## NO PARANÁ Varejo cresce 9% em junho. Veja os setores que mais tiveram alta ## MAIS PERTO Consumo de restaurantes de bairro cresce até 22% em Curitiba Desde a adoçãodoho- me office, em razão da Covid-19, houve uma migração do consumo de refeições antes reali - zadas nos grandes cen - tros empresariais para estabelecimentos pró - ximos às residências dos trabalhadores. Dados da Sodexo Be- nefícios e Incenti - vos mostram que, en - tre abril e junho, houve, em média, uma alta de 22% no consumo entre os principais restauran - tes de bairros residen - ciais de Curitiba cre - denciadosna redeSode - xo. Já ente os de bairros comerciais, houve, em média, uma queda de 61% no consumo. Santa Felicidade te - ve o maior aumento — 119% —, seguido pelo Bairro Alto, 23%, e Pi - larzinho, 21%. ## AJUDA Auxílios emergenciais impactam no comércio e no PIB nacional O impactodoAuxílioEmergencial na economia do Brasil será de 2,5%do PIB brasileiro de 2019. Os resultados são de um estudo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E isso vai im - pactar também no comércio. Os cerca de R$ 250 bilhões previstos para serem investidos peloGoverno Federal no pa - gamento das cinco parcelas do progra - ma permitem que parte das atividades econômicas siga em atividade. E, em estados que também criaram programas específicos de renda para o trabalhador mais carente, como é o Pa - raná, o resultado na economia é direto. O vice-governador Darci Piana avalia que a retomada no consumo—o varejo teve alta de 9% nas vendas em junho— pode estar relacionada aprogramas co - mo o auxílio emergencial, do governo federal, e o Cartão Comida Boa, do Go - verno do Estado, que ajudaram a man - ter o poder de compra da população. “Pode parecer pouco, mas esses R$ 600 (do governo federal e R$ 50 do Co - mida Boa)— ajudammuita gente. Esse recurso está caindo no comércio e esti - mulando o consumo”, diz. Os indicadores mostram que as ven - das vêm de alta desde que o pagamen - to destes programas começaram a ser realizados. ##WAGNELSON Após perda, Defesa Social da Capital tem novo superintendente O inspetor da Guar - da Municipal Wagnel - son de Oliveira assumiu nesta semana o cargo de superintendente da De - fesa Social. Ele substitui Odgar Nunes Cardoso, aposentado da corpora - ção e falecido na sema - na passada, após com - plicações provocadas pela Covid-19. Integrante da segun - da turma daGuardaMu - nicipal, Wagnelson, 52 anos, ingressou na cor - poração no ano de 1988. Tornou-se supervisor da GM em 1994 e ins - petor no ano de 2004. No lugar de Wagnelson, assume a Diretoria de Fiscalização da Setran o inspetor da GM José Carlos Felipus Costa. 1,29 bilhão de acessos foi o que atingiram as maiores lojas virtuais do País em julho. Elas comemoram o terceiro melhor desempenho de audiência da série histórica dos últimos 12 meses. Os dados constam do Relatório Setores do E-commerce no Brasil, um estudo de 126 páginas da consultoria Conversion, especializada em marketing e comércio eletrônico, que traz uma análise dos 200 maiores sites de vendas online. Segundo o relatório, o desempenho de acessos em julho só foi inferior ao registrado em maio deste ano (auge da pandemia e Dia das Mães) e de novembro de 2019, conhecido como o “natal do comércio eletrônico”, por conta da Black Friday. ## MUNDO Nova onda da Covid-19 preocupa o governo francês A disseminação do novo coronavírus nova - mente pela França pode se tornar mais difícil de ser controlada caso não hajaumesforço coletivo para conter o aumento recente na taxa de con - taminação no país, dis - se o primeiro-ministro francês, Jean Castex, na terça-feira. Ele alertou que o po - vo está se descuidando em relação à doença, em declarações feitas pouco antes de autoridades de saúde anunciarem uma alta diária de 1.397 no número de casos de Co - vid-19 no país, quase o dobro da contagem de segunda-feira,oqueele - va o total de infecções na França a 204.172. Expectativa de queda menor não se confirmou Franklin de Freitas As vendas do comércio pa - ranaense continuam em um cenário de crescimento, de - pois dos impactos negativos da pandemia do novo coro - navírus no varejo. O volu - me de vendas no comércio varejista ampliado, que in - clui todas as atividades, in - clusive materiais de constru - ção e veículos, aumentou 9% em junho deste ano, na com - paração com junho de 2019. O resultado é também 5,9% superior a maio, que já vi - nha com um crescimento de 28,8%. Governo entrega caminhões-pipa para municípios O governo do Estado entregou, on - tem, um conjunto de veículos de apoio a ações de sustentabilidade nas cida - des. Foram liberados 16 caminhões de coleta seletiva (tipo baú), 20 cami - nhões-pipa e 15 caminhões compacta - dores de lixo orgânico para 48 municí - pios do Paraná. Os caminhões-pipa têm múltiplas utilidades e vão ajudar no abasteci - mento de água, no combate a incên - dios, na higienização de calçadas e ru - as, e nas estradas rurais nesta época de estiagem prolongada. Essa é a segunda entrega de cami - nhões-pipa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo. No primeiro semestre des - te ano foram entregues outros vinte. Reprodução/Ippuc ## SEM PARAR PAPO PET Novo espaço pet em Curitiba Em meio a pandemia, o Espaço Gastronô- mico Souq Curitiba também se reinven- tou e lançou novidades para o público. O lugar ganhou um novo espaço pensado especialmente para os cães, com circuito de brincadeiras e água fresca. + em bemparana.com.br/blog/papopet BARULHO CURITIBA Ônibus Museu na Quarentena Enquanto permanece com as visitas pre- senciais suspensas por conta da pande- mia, o Ônibus Museu segue divulgando conteúdo gratuito na internet. Dois novos vídeos já estão disponíveis nas redes so- ciais, percorrendo temas bem diferentes. + em https://barulhocuritiba.bemparana.com.br COMER E CURTIR Mesas bem postas Nesses dias de reclusão por conta da pandemia, comecei a valorizar ainda mais as refeições em casa. E nada co- mo uma mesa posta com capricho e bom gosto. São tantos produtos lindos que a gente encontra! + em bemparana.com.br/blog/comerecurtir COMPARAÇÃO DO COMÉRCIO DE JUNHO 2019 E JUNHO 2020 Quem cresceu mais no período • Móveis 49,1% • Eletrodomésticos 33,1% • Veículos, motocicletas, partes e peças 29,2% • Material de construção 10,6% • Hipermercados e supermercados 63% • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de per- fumaria e cosméticos 4,5% Maiores quedas no período • Livros, jornais, revistas e papelaria -35,6% • Tecidos, vestuários e calçados -31,2% • Equipamentos e materiais para escritório, informá- tica e comunicação -14,1% • Outros artigos de uso pessoal e doméstico -12,1% • Combustíveis e lubrificantes -11,3%

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