210819

Bem Rapidinho 8 Curitiba, quinta-feira, 19 de agosto de 2021 [email protected] ## DEFESA Alistamento Militar obrigatório está baixo neste ano O prazo para o alista- mento militar obrigató- rio de 2021 está acaban- do e o número de jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2021 está muito abaixo do esperado. Cerca de 1 milhão e meio de jo- vens se alistam anual- mente nas Forças Ar- madas e cerca de 100 mil prestam o serviço militar obrigatório. Po- rém, este ano o número de alistados está abaixo da média. O prazo é até 31 de agosto e já foi prorroga- do, devido à pandemia, conforme estabelecido peloMinistério da Defe- sa. O alistamento pode ser feito pelo site www. alistamento.eb.mil.br 30% foi a alta no número de ocorrências de desligamentos de energia elétrica causadas por queimadas próximas de linhas elétricas no Paraná ao longo dos primeiros sete meses deste ano. De janeiro a julho deste ano, a Copel registrou 116 desligamentos provocados por queimadas nas redes de distribuição, uma quantidade 30% maior que a observada no mesmo período em 2020. A severa estiagem que atinge o Paraná tem aumentado o risco de incêndios. O último mês de julho foi o que concentrou o maior número de ocorrências: foram 33 situações, o dobro dos atendimentos no mesmo mês do ano anterior. Preço da gasolina sobe no País, mas Curitiba tem uma das mais baratas O preço do litro da gasolina no Pa- ís subiu 1,13% na primeira quinzena de agosto em comparação com julho. Com a alta, o valor médio do combus- tível chegou a R$ 6,103.As informações constam em levantamento exclusivo feito pela ValeCard, empresa especia- lizada em soluções de gestão de frotas. Entre as capitais, o valor médio do combustível foi de R$ 6,048. Rio de Ja- neiro (R$6,460) eRioBranco (R$6,380) foram as que apresentaram maiores preços na primeira quinzena de agos- to. Já os menores valores médios foram encontrados em Curitiba (R$ 5,565) e São Paulo (R$ 5,639). ## LITRO ## VATICANO Papa Francisco faz apelo por vacinação: ‘Ato de amor com os mais frágeis’ O papa Francisco dis- se ontem que quem se vacina contra a Co- vid-19 demonstra um “ato de amor” para com os mais frágeis. O chefe da Igreja Católica afir - mou que cabe a cada um contribuir para acabar com a pandemia de Co- vid-19, e que essa con- tribuição começa com a vacinação. As declarações do pa- pa foramfeitas emmen- sagem dirigida aos re- presentantes da Igre- ja Católica na América Latina, no momento em que o número de in- fecções aumenta empa- íses do centro e do sul do Continente Ameri- cano. Com informações da ABr com agências. ## MERCADO Quebra de safra e exportações devem elevar preço do cafezinho Alex Rodrigues - Agência Brasil O preço do café que chega à mesa do consumidor deve aumentar entre 35% e 40% até o fim de setembro. A estima - tiva é da Associação Brasileira da In- dústria de Café (Abic), que aponta uma série de fatores para explicar a iminen- te alta do preço, como a queda da pro- dutividade devido às condições climá- ticas adversas e a maior demanda do mercado externo. “Este ano, há uma soma de fatores como não se via desde o início da déca- da de 1990. O dólar está extremamente alto, o que, ao mesmo tempo que ele- va os custos de produção, amplia a de- manda externa [ao tornar o produto brasileiro financeiramente mais atra - ente].Alémdisso, após colhermos uma excelente safra em 2020, a produção, que este ano já seria menor, foi preju- dicada pela falta de chuvas e por suces- sivas geadas”, disse o diretor-executi- vo da Abic, Celírio Inácio, apontando as condições climáticas como o prin- cipal fator para a redução da produção. As produções mais afetadas no País foram as de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.Asafraatual podecair 22,6%em relação à última, estima a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Franklin de Freitas Mercado favorecido pelo comportamento do consumidor STELLA WINNIKES Miss Maria Rita dos Santos, da cidade de Ve- rê, no interior do Paraná, visitou esta se- mana o Palácio do Governo em Curitiba. A Miss foi recebida pelo Superintendente da SETI, professor Aldo Bona. + em bemparana.com.br/blog/stella Agência do Trabalhador faz ação para candidatos com mais de 50 anos A secretaria estadu- al da Justiça, Família e Trabalho promove, ho- je,das 9às 17horas,uma ação de empregabilida- de para pessoas com 50 anos ou mais, na Agên- cia do Trabalhador de Curitiba. A iniciativa contará com a partici- pação de 17 empresas e vai oferecer cerca de 400 vagas para diversas fun- ções. A Agência do Tra- balhador de Curitiba fi - canaRuaPedro Ivo,503, Centro. O governo do Paraná tem trabalho destaca- do na intermediação de carteiras assinadas. São 216 Agências do Traba- lhador espalhadas pelo Estado. Além de inter- mediar vagas de traba- lho, as agências promo- vemcursos e orientamo trabalhador sobre taba- lho e direitos. ## EXPERIÊNCIA Venda de imóveis usados na Capital segue em alta O mercado imobiliário de Curitiba manteve um bom rit- mo no primeiro semestre deste ano, especialmente com a ven- da de imóveis usados, que se- guememritmo acelerado.Vari- áveis como fartovolumede cré- dito, baixo nível de juros e até a mudança no perfil de consumo formam um cenário ideal para o setor, apontam especialistas do Secovi-PR (Sindicato da Ha- bitação e Condomínios do PR). “A pandemia atrasou um pouco o início do ciclo da al- ta do mercado imobiliário, dei- xando-o menos condensado, mas mesmo assim com um vo- lume de vendas muito bom”, explica o vice-presidente de Comercialização Imobiliária daentidade,LucianoTomazini. “Mesmo em 2020 já víamos o volumedevendasdeusadosem Curitiba bater patamares atin- gidos em 2013, durante o perí- odo que ficou conhecido como ‘boom imobiliário’”, afirma. O momento do mercado imobili- ário em Curitiba, de uma ma- neira geral, pode ser compro- vado pelo volume de arrecada- çãodo ImpostodeTransmissão de Bens Imóveis (ITBI), que em junho deste ano bateu a marca de R$ 52 milhões na cidade. No acumulado do primeiro semes- trede2021,aarrecadação foi de R$ 249 milhões. “O arrecadado durante todo o ano de 2016, por exemplo, foi R$ 259 milhões”, compara To- mazini. “Os dados da prefeitu- ra reforçamessemovimentodo mercado, não apenas no volu- me de arrecadação, mas tam- bémnonúmerode guias”,frisa. Com a chegada da pandemia emmarçode2020,vimoso início de umamudança na percepção e no perfil de consumo. Passamos a observar variáveis de escolha, como comodidade e lazer,torna- rem-semais importantes do que o endereço”, reforça Jean Michel Galiano, presidente do Instituto ParanaensedePesquisaeDesen- volvimento doMercado Imobili- ário e Condominial (Inpespar) e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR. ## 1º SEMESTRE Marcello Casal Jr/ABr METRÓPOLE Escolha profissional Por meio de um espetáculo teatral, que incentiva a reflexão de modo leve e di - vertido, além da distribuição da “Carti - lha das Profissões”, o projeto orienta os jovens neste momento tão relevante e desafiador. + em bemparana.com.br/blog/metropole BARULHO CURITIBA Novo espaço Curitiba ganhou um novo conceito de en- tretenimento que une gastronomia, mú- sica, drinks, vinhos, arte, moda e estilo. Abriu as portas em soft opening o Âmbar, espaço cultural no Batel. + em https://barulhocuritiba.bemparana.com.br/

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU2OA==