[email protected] Cidades 3 Curitiba, segunda-feira, 23 de agosto de 2021 Ana Ehlert Os aumentos dos preços dos combustíveis promovidos pela Petrobras,que já totalizamno- ve desde o começo do ano, têm pesado no orça- mento dos brasileiros. E quem trabalha como motorista de aplicativo, por exemplo, tem fei- to as contas e repensado a escolha de atividade. O impacto de 51% na conta de quem abastece o carro com gasolina, por exemplo, já espantou cerca de 30%dos motoristas de aplicativo da re- gião de Curitiba e Litoral, de acordo com Ales- sandro Tanner, presidente da Associação União Nacional Dos Motoristas deAplicativo (UNMA). Anderson Luiz Kupczak, 40 anos, faz parte do time que deixou a atividade. Morador de Para- naguá, ele conta que, após trabalhar por 14 anos como torneiro mecânico deixou a empresa para trabalhar como motorista de aplicativo. “Com o aumento de motoristas na minha região, a alta do combustível e implantação dos preços bai- xos das corridas, tive que sair da atividade”, diz. Por dois anos, ele atuou como motorista de aplicativo no litoral, mas neste ano abandonou a atividade por falta de lucratividade. Kupczak conta que desde o começo do ano está atuando como motorista de caminhão no Porto de Para- naguá. “Hoje eu estou trabalhando como moto- rista de caminhão aqui no litoral. Puxando adu- bo do porto para as empresas”, conta. Apesar dos relatos, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) não confir - ma a redução de profissionais na atividade. “As empresas associadas da Amobitec não têm ve- rificado redução no número de motoristas par - ceiros ativos, pelo contrário, as plataformas se mantêm abertas e continuam cumprindo pa- pel fundamental no contexto das crises sanitá- ria, social e econômica, oferecendo acesso fácil a uma oportunidade de trabalho para brasilei- ros que procuram nova fonte de renda”, afirma por meio de nota encaminhada via assessoria. Guilherme Machado, diretor do grupo Driver Elite Club, formado por motoristas de aplicati- vocomo formade tentaremgarantir a segurança de quem trabalha na atividade, conta que desde 2017 as taxas pagas pelas plataformas de apli- cativo aos motoristas estão congeladas. Segundomotoristasouvidospela reportagem, o custo da gasolina, por exemplo, está entre R$ 0,50 e R$ 0,70 por quilômetro rodado, quando o valor médio paga ao profissional é de R$ 0,90. O últimoaumentoanunciadopelaPetrobras foi há cerca de 10 dias. Um aumento de 3,34% na refi - naria, ou seja, R$ 0,9 por litro.O custo passou de R$ 2,62, para R$ 2,78. Quem trabalha com Gás Natural Veicular (GNV) no carro também recla- ma dos custos, que estão entre R$ 0,30, e R$ 0,40 por quilômetro rodado. Omesmo vemocorrendo como diesel e o eta- nol. Todos vêmde altas seguidas. No final da se - mana passada, o litro da gasolina passou de R$ 7 em alguns locais do País no preço médio. No Paraná o valor ainda segue entre os mais bai- xos entre os estados, mas mesmo assim, está nas alturas. Alta do combustível encolhe mercado de motoristas de apps emCuritiba Plataformas negam retração, mas criam programas e até sorteios para incentivar profissionais ## CUSTOS MAIORES Letícia Salles: aumento dos combustíveis provoca carga horária maior Franklin de Freitas Políticas de ganhos, sorteios e descontos em postos A Amobitec, por meio de nota, ressal- ta que diversas medidas foram adotadas pelas plataformas para auxiliar a reduzir os custos dos parceiros. Cita como exem- plos convênios com postos de combustí- veis que oferecem desconto no abasteci- mento dos veículos, e parcerias com em- presas para oferecer preços especiais em peças, acessórios e manutenção. A empresa Uber, também por meio de nota, informou que com a retomada da economia tem sido registrada uma de- manda maior pelo serviço, especialmente nas grandes cidades, nos horários de pico. Na mesma nota, a plataforma aponta que, com isso os ganhos de quem dirige com o app da Uber têm sido os maiores desde o início do ano. “Em Curitiba, por exemplo, os parceiros que dirigiram por volta de 40 horas ganharam, em média, de R$ 1.100 a R$ 1.200 na semana. Em um mês, signifi - ca que os motoristas estão com média de ganhos superior aos rendimentos mensais de várias atividades no país, como fisiote - rapeutas, intérpretes,marceneiros ou cor- retores de seguros, por exemplo, de acor- do com dados do site Trabalha Brasil, que compila essas informações”, diz. Sobre os aumentos de custos, a plata- forma afirma não ter gerência sobre esse fato e, para tentar ajudar aos motoristas cadastrados, disponibilizamumprograma de vantagens para parceiros, chamado de Uber Pro., que em é uma parceria com a rede Ipiranga. “Pagando com o app abas- tece-aí, o motorista parceiro da Uber tem direito a 4% de cashback”, diz. A nota aponta ainda a isenção de men- salidades no Vale Saúde Sempre, que dá descontos em consultas e medicamentos, uma economia que chega a R$ 359 por ano, e tambémpodemcontratar compreços es- peciais o Uber Chip, plano pré-pago que não desconta dados para navegação em apps como Uber Driver,Waze eWhatsApp. A plataforma 99, em nota, cita um pa - cote de ações que pretende colaborar com os ganhos dosmotoristas parceiros da em- presa e ainda impactar a economia do pa- ís. Com o pacote, a empresa estima inje- tar mais de R$ 570milhões ao PIB brasilei- ro até dezembro, além do valor já gerado pela atividade intermediada pela compa- nhia. “Esses valores mostram como a ati- vidade da 99 é importante para a economia brasileira e nosso compromisso é continu- ar apoiando a geração de renda pelos par- ceiros da plataforma”, declara Livia Pozzi, Diretora de Operações e Produtos da 99. As iniciativas somam-se aos benefícios concedidos pela empresa por meio do programa de parceria SOMOS99 que, en - tre outras vantagens, garante 10% de des- contono combustível dos 3.2mil postos da rede Shell, e já foi responsável por R$ 3,1 milhões de economia aos motoristas par- ceiros. Para incentivar a disponibilidade de motoristas, a 99 está promovendo pelo segundo ano consecutivo a campanha Di- reção Premiada, que sorteará oito carros de R$ 80 mil, uma casa no valor de R$ 200 mil, além de prêmios semanais. Demanda cresce 20% em Curitiba Guilherme Machado conta que a situação só não está pior porque, com o aumento do preço do combustível, muita gen- te está preferindo deixar o carro na garagem e usar carro de aplicativo.“Ainda mais quando dá para divi- dir o custo com mais al- guém, aí fica bemmais em conta para o usuário”, diz. Letícia Karoline Jacon Salles, 22 anos, está entre as motoristas de aplicati- vo que, apesar dos custos, atua na Região de Curiti- ba. Antes ela trabalhava em escritório, com o se- tor administrativo. Há um ano e ummês, ela trabalha com as plataformas Uber e 99 Pop. Para tentar driblar o au- mento dos custos e man- ter a renda para susten- tar do filho, ela revela que tem trabalhado mais. “Com mais gastos devido ao alto aumento do com- bustível, com certeza au- mentou também o tempo de trabalho”, diz. Machado calcula que houve um aumento de cerca de 20% na deman- da pelo serviço. “Mas, co- momenos carros na praça, por conta dos motoristas que deixaram a atividade, o usuário tem esperado mais pelo carro e também pagado mais, por conta da tarifa dinâmica ”, afirma. Ele acredita que a deban- dada foi maior entre aque- les que atuavamcomcarro alugado. “Com esses au- mentos, não estava mais valendo a pena”, diz. Embora não tenha nú - mero exatos, ele diz que o número de motoris - tas tem caído. “Nós es- tamos fazendo um reca- dastramento nas cidades onde a nossa platafor- ma atua e dos 800 cadas- trados que tínhamos, es- tamos agora com apenas 600”, conta. Esse número, segundo Machado é to- da a região de Curitiba e Litoral do Paraná. O Dri- ver Elite Club é um grupo de motoristas de aplica- tivo de Curitiba, fundado em 2016 para monitorar e ajudar nas atividades de segurança dos motoristas que atuam no setor.