BEM
PARANÁ
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Geral
CURITIBA, SEXTA-FEIRA, 30 DE MAIO DE 2014
NOTÍCIAS
Suzuki Adventure
Depois de São Paulo e Minas Gerais, será a vez do
Paraná recepcionar aventureiros de diferentes regiões
do País no Suzuki Adventure 2014. Neste sábado, 31 de
maio, será dada a largada para a terceira etapa com
diversão 4x4 nas trilhas de Curitiba. A cidade foi esco-
lhida para sediar o evento off-road. Podem participar
proprietários de Suzuki 4x4, Jimny, Grand Vitara, Vitara
ou Samurai. As inscrições estão disponíveis no site da
marca (www.suzukiveiculos.com.br) e, para concluir a
participação, basta fazer a doação de dois cobertores
novos, no dia do evento, que serão destinados a institui-
ções de caridade pelo programa "Suzuki pelo Bem".
Encontro de Cadillacs
Curitiba recebe, nos dias 30 e 31 de maio, o Encontro
Nacional de Cadillacs. O evento receberá em média 50
carros participantes, entre eles duas raridades: Cadi-
llac 1953 Eldorado e o Cadillac 1959 Eldorado Biarritz.
O evento, que acontece no Phoenix American Mex, é
aberto ao público e todos os proprietários de Cadillacs
estão convidados. Visitantes terão entrada livre para a
exposição e os expositores que quiserem participar do
evento, é necessário encaminhar e-mail para
contato.
Ducati Curitiba
OGrupo Servopa inaugurou aDucati Curitiba. Anova
concessionária, com 1.000 metros quadrados, apresen-
ta os modelos, Monster 796, Diavel, Multistrada e Pani-
gale ABS, além de oficina especializada e boutique. A
concessionária exclusiva, com projeto italiano está situ-
ada na Avenida General Mário Tourinho, 1082, no Se-
minário.
JAC T8
A JACMotors iniciou um período de promoção com
a maxivan T8 que vai se estender até o final do próximo
mês. Com redução de preço de R$ 5 mil, a JAC T8 passa-
rá a custar R$ 94.990. O modelo está disponível a pronta
entrega em toda a rede autorizada da marca, nas cores
Preto Classic, Prata Imperial e Branco Nevada. Equipa-
da com motor 2.0 16V turbo, que rende 175 cv, e câmbio
manual de 6 marchas, a T8 fornece um desempenho
compatível com a de automóveis de passeio, mas é o
único veículo do Brasil capaz de acomodar perfeitamen-
te sete pessoas e bagagem.
Car os
TRÂNSITO
Marcelo José Araújo |
Sinal vermelho x parada obrigatória
O Código de Trânsito prevê em seu Art. 208 que é
infração gravíssima o avanço do sinal vermelho do se-
máforo ou de parada obrigatória. O legislador parece
que quis economizar, pois em nossa opinião tipificou
num mesmo dispositivo regras que implicam em com-
portamentos absolutamente distintos, com sinalizações
também distintas, e essa economia culminou que am-
bas as ações tivessem a mesma valoração punitiva. Des-
tacamos que em nosso entendimento o agente não pode
tão-só indicar o Art. 208, devendo explicitar se a infra-
ção foi de desobedecer o sinal vermelho do semáforo ou
a parada obrigatória.
Afirmamos acima que as regras implicam em com-
portamentos distintos, pois quando acionada a luz ver-
melha do semáforo o condutor deve permanecer para-
do durante todo o período de seu acionamento, mesmo
que não venha nenhum carro na via transversal, e inde-
pendentemente do horário. Já a placa de sinalização R-
1 (Parada Obrigatória), de forma octogonal com a frase
‘PARE’ é usualmente implantada como uma espécie de
reforço à obrigação de dar a preferência. Ela não impor-
ta numa parada contínua, e sim momentânea para veri-
ficar a oportunidade de passagem. Essa infração gera
discussões com relação à mera diminuição da velocida-
de num cruzamento de pouco movimento, p.ex., e da
efetiva imobilização.
Há também distinção nas infrações com relação à
sinalização utilizada até pela hierarquia delas, visto que
pelo Art. 87 do CTB a ordem de prevalência é a determi-
nação do agente, sobre o sinal luminoso, sobre a sinali-
zação, sobre as regras gerais, portanto a sinalização se-
mafórica prevalece sobre a sinalização por placas. Em
algumas cidades o uso da luz vermelha do semáforo é
absolutamente equivocado, como emFlorianópolis onde
à noite é usado o vermelho intermitente (inexistente), e
Salvador onde é usado o vermelho contínuo para as
duas vias transversais, como que determinando a para-
da obrigatória para ambos. Se fosse com a placa até não
haveria problema, já que a parada é momentânea, mas
com semáforo ela é contínua.
MARCELO JOSÉ ARAÚJO – Advogado e Presidente da Comissão de
Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR
Com motor flex, carros chineses foram “abrasileirados” para cair no gosto do povo
JAC J3 S e Turim:
conteúdo e qualidade
Avaliação
Fotos: Divulgação
Quando os carros chineses
começaram a ser importados
pelo Brasil, a dúvida dos consu-
midores nacionais estava na
qualidade da industria automo-
tiva chinesa. Mas não é difícil
explicaroporquê. Somentecom
a abertura política o povo chi-
nês começou a ter acesso a car-
ros. Em 1975, apenas 139.800
automóveis eram produzidos
anualmente por indústrias na-
cionais. Em 2013 o número su-
biu para 21,7 milhões. Apenas
nos últimos 20 anos a maior
população do mundo pôde
constatar a utilidade de um
automóvel. Para essa geração o
carro é apenas um meio de lo-
comoção e realmente para a in-
dústria a quantidade superava
a qualidade. Mas a entrada de
multinacionais, geralmente as-
sociadas às marcas chinesas,
fez com que indústria e consu-
midores mudassem conceitos.
No Brasil, a aposta foi do
empresário Sergio Habib, ex-
presidente da Citroën no Bra-
sil. Associado com a JAC, ele
começou a importar os chine-
ses, mas desde que houvesse
uma tropicalização ao gosto do
povo brasileiro. Os orientais
aceitaramodesafio ehoje apos-
tamnomercadonacional cons-
truindo uma fábrica na Bahia.
A nova linha de bicombus-
tíveis da JAC Motors está de-
sembarcando no País com o
que há de mais avançado na
tecnologia para carros flex —
movidos a etanol ou a gasoli-
na. Os novos J3 S 1.5 Jet Flex e
J3 TurinS 1.5 Jet Flex foramava-
liados em um percurso de Cu-
ritiba a Morretes e aprovados.
Por fora, as faixas decorati-
vas que embelezama lateral do
J3ganharamnovas opções para
dar um visual ainda mais es-
portivo. Novas rodas também
dãoo tomnervosodonovo JAC.
Jápordentroosmodelosganha-
ramcosturadovolante, bancos,
coifa do cambio e toda a ilumi-
nação do painel em cor verme-
lha, novos pedais e soleiras.
O mais importante, no en-
tanto, encontra-se sob o capô.
O motor 1.5 16V VVT Jet Flex
foi inteiramente retrabalhado
para receber a tecnologia flex
fuel, em conjunto entre os en-
genheiros da JAC Motors e da
Delphi, tanto na China quan-
do no Brasil. O resultado des-
ta parceria foi a eliminação do
inconveniente tanque de gaso-
lina para partida a frio.
O propulsor tem potência
de 125 cv a gasolina e 127cv
cometanol, a 6000 rpm. De tor-
que, são 152 Nm (gasolina) e
154 Nm (etanol), a 4.000 rpm.
Fazendo de 0 a 100 km/h em
menos de 10 segundos, J3 S e J3
Turin S se aproximam de 200
km/h de velocidade máxima.
Isso com transmissão manual
de cinco velocidades.
O chinês vem com direção
hidráulica, ar-condicionado,
CDMP3 player com USB, sen-
sor de estacionamento, volan-
te revestido em couro com co-
mandos multi-função e regula-
gem de altura, porta-revistas,
porta-copos, chave canivete
comdestravamento remotodas
portas, alarme anti-furto, ban-
cos em Black Fabric com ajuste
do apoio de cabeça, tomada de
12 volts, luz de leitura e mais
uma boa lista de itens de
série.Na segurançade seus frei-
os ABS com EBD e seu airbag
duplo, que tambémsãopadrões
da marca antes da obrigatorie-
dade por lei no Brasil. Com
pneus 185/60 R15, as rodas em
liga de alumínio de 15" estão
disponíveis emdiversosmode-
los ao gosto do consumidor.
O J3 S 1.5 JetFlex \tem pre-
ço de R$ 39.990 e o J3 Turin S
1.5 Jet Flex, R$ 41.690
Citroën
C3, PicassoeAircrossna linha2015
O Citroën C3: produzido no Brasil desde 2003
O J3 Turin S 1.5 Jet Flex tem preço de R$ 41.690: melhorias chinesas e brasileiras
A Citroën apresenta a
gama 2015 dos modelos C3,
C3 Picasso e Aircross, que
acaba de chegar às concessi-
onárias Boulevard e Granvil-
le emCuritiba e Bordeaux em
São José dos Pinhais. Com
um leque maior de versões,
cores e itens de série, os mo-
delos estão ainda mais con-
fortáveis e completos.
Recheado de tecnologia e
soluções criativas, o Citroën
C3, produzido no Brasil des-
de 2003, segue como referên-
cia por ser um dos pioneiros
do conceito compacto-pre-
mium no mercado nacional.
Na linha 2015, a primeira no-
vidade é a estreia de três no-
vas versões, as quais agregam
novos equipamentos de série.
O novo Citroën C3 Attrac-
tion1.5Flex alia conteúdo com
grande atratividade comerci-
al. Assim, a versão passa a ser
equipada com rodas de liga
leve aro 15, lanternas com leds
diurnos, faróis de milha, vi-
dros com acionamento elétri-
co, rádio eCDplayer comcon-
trole na coluna de direção,
Bluetooth, entradas USB e au-
xiliar e retrovisores elétricos.
Isso somado a direção elétri-
ca, ar condicionado, airbagdu-
plo e freios comABS + EBD.
Também equipado com o
confiável e econômico motor
1.5 Flex, de 93 cavalos e
câmbio manual, a nova ver-
são Exclusive 1.5 Flex torna
mais acessível o conteúdo do
modelo top de linha. O gran-
de destaque é o exclusivo
para-brisa panorâmico Zeni-
th, item de série nesta ver-
são e responsável por criar
uma atmosfera sofisticada.
Com um inédito ângulo de
visão de até 80 graus, conta
com um prático sistema de
controle da entrada de luz, o
que garante mais conforto.
Já a versão Tendance 1.6
Flex BVA democratiza o
câmbio automático, passan-
do a ser a versão mais aces-
sível para quemdeseja o con-
forto de uma transmissão au-
tomática. Ela é equipada
com o moderno motor 1.6
16V de 122 cavalos, que uti-
liza o sistema de partida a
frio Flex Start, o qual dispen-
sa o tanquinho de gasolina.
Destaque ainda para o câm-
bio automático sequencial
com shift paddles para tro-
cas manuais, garantia de
conforto e prazer ao dirigir.
Aircross —
Dono de um
estilo único e contemporâ-
neo, o Citroën Aircross é re-
ferência de dirigibilidade e
prazer ao dirigir, e ganha em
2015 evoluções de estilo e
novos equipamentos de sé-
rie, tornando-se ainda mais
atraente para o público que
deseja um veículo compac-
to, espaçoso, com estilo mo-
derno e bom desempenho.
As versão de entrada, ago-
ra batizadadeTendance, é ofe-
recida com motor 1.6 e duas
opções de transmissão: ma-
nual de cinco marchas ou au-
tomática. Já a Exclusive 1.6
BVA traz ainda ar condiciona-
do digital, Rádio CD/MP3
Player com sistema de espa-
cialização de som Hifi-like, e
entrada USB e Bluetooth, me-
sas tipo avião, piloto automá-
tico sensor de chuva e acendi-
mento de faróis, entre outros.
PIcasso —
O Citroën C3
Picasso fecha o pacote de no-
vidades da linha 2015 tam-
bém com mais conteúdo e
novas versões de acabamen-
to. A versão de entrada, com
motor 1.5, agora é chamada
de Origine. Além da ampla
lista de equipamentos, pas-
sa a contar com vidros com
acionamento elétrico nas
quatro portas. A versão inter-
mediária, Tendance, tem
duas configurações: uma
com o econômico motor 1.5
e câmbio manual, e outra
como propulsor 1.6 e a trans-
missão automática, ambas
equipadas de série com de-
tector de obstáculos traseiro.