BEM
PARANÁ
11
Geral
CURITIBA, SEXTA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO DE 2014
Car os
Em três versões, a Limited está no Brasil por R$ 174.900; até o fim do ano chegam outras
Cherokee chega a
sua quinta geração
O Jeep® Cherokee está
de volta ao Brasil agora em
sua quinta geração. O novo
modelo já está disponível na
versão Limited. No final do
ano, passarão a vir também as
configurações Longitude (de
entrada) e Trailhawk, mais
voltada para o uso off-road,
tanto no visual quanto nas es-
pecificações técnicas. Os pre-
ços sugeridos são: R$ 159.900
(Longitude), R$ 174.900 (Li-
mited) e R$ 189.900 (Trailha-
wk). O modelo é produzido
nos Estados Unidos, na fábri-
ca da Jeep em Toledo, Ohio.
O novo Jeep Cherokee es-
treia um estilo inédito para a
marca, agora com apelo glo-
bal. O capô, com efeito cas-
cata, com a tradicional grade
de sete aberturas destacan-
do uma dobra horizontal, res-
gatada de vários clássicos da
Jeep, como o Wrangler de
1987 a 1995 (código YJ). Ou-
tro destaque na dianteira é o
conjunto ótico, dividido em
três partes, onde se sobres-
saem as afiladas luzes diur-
nas de LEDs na posição su-
perior, que parecem ser os
faróis principais, de duplo
xenônio (nas versões Limi-
TRÂNSITO
Marcelo José Araújo |
Acostamento: transitar x ultrapassar
Muitos leitores já passaram pela situação de en-
frentar um engarrafamento em rodovia, ou por obra,
ou por acidente, ou ainda pelo volume de tráfego.
Nessa situação diversos motoristas não têm paciên-
cia e utilizam o acostamento para fugir do engarrafa-
mento. Alguns porque querem passar a vez na fila e
outros porque já estão próximos de alcançar a via de
acesso que pretendem alcançar. Em algumas dessas
situações a polícia rodoviária está de prontidão para
flagrar a situação e autuar os infratores, restando sa-
ber qual seria o enquadramento mais adequado: se
transitar pelo acostamento ou ultrapassar pelo acos-
tamento, como passaremos a analisar.
O Art. 193 do Código de Trânsito prevê como in-
fração gravíssima 3 vezes (7 ptos e multa de R$ 587,00)
transitar pelo acostamento, enquanto o Art. 202 da
mesma Lei prevê que é de natureza grave (4 ptos e
R$ 127,00 de multa) a ultrapassagem pelo acostamen-
to, e a Lei 12971 que entrará em vigor em 01/11/14
tornará gravíssima 5 vezes. Pela definição contida
no Anexo I do Código de Trânsito, a ultrapassagem é
o movimento de passar à frente de outro veículo que
está no mesmo sentido e em velocidade menor, na
mesma faixa, e retornando à faixa de origem após
concluir a manobra. Transitar pelo acostamento se-
ria praticamente transformá-lo numa outra faixa de
trânsito.
Como falamos acima, alguns motoristas querem
alcançar algum acesso próximo, e nos parece que re-
almente passam a transitar pelo acostamento elegen-
do-o como outra faixa de trânsito, enquanto outros
motoristas têm a intenção de retornar à faixa de ori-
gem e objetivam transpor os veículos engarrafados.
O fato dos veículos engarrafados estarem em veloci-
dade baixíssima ou quase parando pode ser relevan-
te, pois pela definição de 'ultrapassagem' parece que
a velocidade do veículo a ser ultrapassado é um pou-
co menor, mas não de forma tão expressiva.
Poderia parecer simples, e até seria, não fosse a
brutal diferença de penalidade a ser aplicada em
cada caso, cujo enquadramento infracional ficará a
cargo do agente, lembrando que tal critério não pode
levar em conta qual deles punirá mais ou menos, e
sim o que de fato está ocorrendo. O agente também
não tem como adivinhar se o objetivo do condutor é
alcançar a via de acesso ou se pretende retornar à
faixa original. Ambas as infrações oferecem risco
porque no acostamento pode haver pedestres, ciclis-
tas, veículos em reparo, restando saber o motivo pelo
qual o legislador impôs tamanha diferença de res-
posta a ser dada em cada caso, e em novembro a dife-
rença de gravidade será invertida.
MARCELO JOSÉ ARAÚJO – Advogado e Presidente da Comissão de
Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR
NOTÍCIAS
Ethios 2015
Erick Boccia gerente de imprensa e Agostinho Tava-
res gerente regional da Toyota do Brasil apresentamhoje
em Curitiba para os jornalistas especializados do Para-
ná e Santa Catarina o Ethios 2015. O destaque entre as
mudanças estará no interior do veículo com mais itens
de conveniência e beleza. Na próxima edição daremos
todos os detalhes.
BMW
No dia 30 de setembro está previsto para sair da fábrica
de Araquari (SC) o primeiro BMW “barriga verde”, mas
como grande parte da população do estado mais alemão
que brasileiro, mas será ainda um CKD, pois, só a monta-
gem final está pronta para entrar em operação, e a maioria
das partes serão importadas. Por enquanto, as carrocerias
já vêm armadas e pintadas da Alemanha. A inauguração
oficial da planta está marcada para 9 de outubro próximo.
As outras duas áreas de produção, de soldagem/funilaria e
pintura, só começam a funcionar em meados de 2015.
Motos
A Triumph está ampliando a linha Tiger no Brasil. A
partir desta semana, começam a chegar às concessio-
nárias a nova Tiger Sport, com preço sugerido de R$
45.990,00. A nova motocicleta vem somar-se a outros
quatro modelos da linha Tiger que já são comercializa-
dos no País: Tiger 800, Tiger 800XC, Tiger Explorer e
Tiger Explorer XC, que atualmente já respondem, jun-
tos, por cerca de 60% das vendas da marca no País.
Dia sem Carro
Na próxima segunda-feira, 22 de setembro, come-
mora-se o Dia Mundial sem Carro, um convite às pesso-
as para que busquem, ao menos nessa data, outras for-
mas de locomoção e reflitam sobre o excesso de auto-
móveis no trânsito. Em cidades do mundo todo, são re-
alizadas atividades em defesa do meio ambiente e da
qualidade de vida nas cidades.
Traços aerodinâmicos são combinados a elementos tradicionais da Jeep, mas com apelo mais global
Série esgotada
VolvoXC90First Edition faz estreiamundial
A Volvo lançou em venda
mundial online a First Edition
do novo XC90. O modelo SUV
temqualidadePremiumde sete
lugares e novas tecnologias de
conjuntos propulsores, conju-
gando de forma única potência
e eficiência de consumo, carac-
terizando-se aindapelo seuaca-
bamento interior.
Foramapenas 1927automó-
veis vendidos em 47 horas, 11
delas no Brasil, pela internet, a
First Edition do XC90 comemo-
ra o ano de fundação da Volvo
(1.927).
A First Edition tem cada
exemplar numerado individu-
almente, além de um emblema
distintivo na traseira. O lança-
mento comercial acontecerá so-
mente no ano que vem. Ainda
não há omês definido emque a
primeira unidade desembarca-
rá no Brasil.
A pintura exterior emOnyx
Black e as rodas de 21 polega-
das Inscription são combinadas
comuminterior combancos em
couro Nappa bege, painel em
couro grafite e inserções linea-
res em madeira.
A série First Edition será
equipada commotoresDrive-E,
a gasolina ou a diesel, de acor-
do com o mercado onde será
vendida. AversãoT6AWDcom
supercharger e turbo, que será
comercializada no Brasil, tem
320 cv e torque máximo de 400
Nm e virá acompanhada da
transmissão Geartronic de oito
velocidades.
Um dos equipamentos de
destaque é o painel central em
forma de tablet touch screen,
que é o elemento principal do
novosistemadecontroledocar-
ro. Ele é virtualmente livre de
botões e representa uma expe-
riência inédita para os motoris-
A edição especial marca a estreia da segunda geração
ted e Trailhawk). Estes, na
verdade, são as luzes cen-
trais. As inferiores são os fa-
róis de neblina. Também são
de LEDs as lanternas de trás.
A versão Trai lhawk, vem
mais preparado para prática
do off-road com os para-cho-
ques são mais agressivos
(para melhorar os ângulos de
entrada e saída), há detalhes
em vermelho, como os gan-
chos de reboque, e outros que
na versão Limited são croma-
dos ou prateados, na Trailha-
wk são pintados de preto.
O novo Jeep Cherokee
oferece recursos tecnológi-
cos de última geração e ao
mesmo tempo fáceis de usar.
No quadro de instrumentos,
o motorista tem acesso a uma
série de informações sobre o
veículo numa tela LCD TFT
de até 7 polegadas, sem que
ele tenha de tirar as mãos do
volante e os olhos da pista.
Entre os dados disponíveis
estão coordenadas de nave-
gação, velocidade, consumo
instantâneo de combustível,
avisos de segurança, infor-
mação de áudio e até o modo
do controle de tração Selec-
Terrain, renovado para o Che-
rokee. No centro do painel
está o premiado sistema
multimídia Uconnect com
tela de toque de até 8,4 pole-
gadas, com seus comandos
atraentes e acessíveis. Por
meio desse LCD é possível
controlar as funções de som,
climatização, aquecimento e
ventilação dos bancos dian-
teiros, navegação GPS, tele-
fone, entre outros. O sistema
inclui conectividade Bluetoo-
th, com capacidade de repro-
dução por streaming de áu-
dio, além de entradas USB,
auxiliar analógica e para car-
tão SD. O som é distribuído
por até nove alto-falantes e
um subwoofer.
O novo Jeep Cherokee
conta com um conjunto me-
cânico com o primeiro câm-
bio automático de nove mar-
chas do Grupo Chrysler. Essa
caixa 948TE, da ZF, equipa to-
das as versões do novo SUV,
proporcionando acelerações
fortes e entrega progressiva
da força, com trocas de mar-
chas quase imperceptíveis. O
motor Pentastar V6 de 3,2 li-
tros. Primeira variação do
consagrado Pentastar V6 3.6,
ele entrega 271 cv de potên-
cia e 32,2 kgfmde torque. Tudo
isso com baixíssimos níveis
de ruído, vibração e aspere-
za, e ainda com a capacidade
de rebocar 2.041 kg, quando
equipado com o kit específico
de engate da Mopar.
Equipando as versões
Longitude e Limited do novo
Jeep Cherokee, o sistema
Jeep Active Drive I tem uni-
dade de transferência de for-
ça totalmente automática, fa-
zendo a tração se tornar inte-
gral sempre que necessário
em situações de falta de ade-
rência. Na configuração Trai-
lhawk, o sistema utilizado é
o Jeep Active Drive Lock. Ain-
da mais avançado, ele adici-
ona bloqueio de diferencial
traseiro e reduzida.
O Jeep Cherokee Trailha-
wk é o primeiro modelo da
marca no Brasil a ter o selo de
excelência off-road Trail Ra-
ted, da Jeep. Para receber o
emblema nos para-lamas di-
anteiros indica que o veículo
passou por uma série de tes-
tes fora de estrada criados
pela Jeep nos seguintes parâ-
metros: tração, articulação,
distância do solo e capacida-
des de manobra e de imersão.
tas controlarem seus carros e
acessarem vários produtos e
serviços baseados na internet.
O sistema de áudio da Bo-
wers &Wikins traz um amplifi-
cador classe D de 1.400 watts,19
alto-falantes e um software de
processamento de som de últi-
ma geração que proporciona a
experiência emocional de ter
um concerto ao vivo dentro do
carro.
SegundoaVolvo, ocarroofe-
recerá o mais completo e tecno-
lógico pacote de segurança de
série da indústria automotiva.
Ele inclui duas tecnologias iné-
ditas: um pacote de proteção
para saídas não intencionais da
pista e o sistema de frenagem
automática em cruzamentos.
Todos os sistemas de frena-
gem automática, para evitar co-
lisões com veículos, ciclistas e
pedestres na frente do carro,
tanto de dia e quanto à noite,
agora são de série.
Divulgação
Jeep
FIAT
Palio Fire 2015 ganha série especial
Depois do Uno Vivace, o Palio Fire é o novo Fiat a receber a série especial Rua, que traz equipamentos de série a
custo menor que o da adição como opcionlal. Externamente, o Palio Fire Rua tem o adesivo de uma bandeira do
Brasil nas colunas traseiras e a inscrição “RUA” nas cores verde e amarela nas portas dianteiras. O restante do
visual permanece inalterado. Por dentro, os bancos dianteiros recebem bordado alusivo à série. Entre os itens de
série, o Palio Fire RUA tem ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, rádio
com entrada USB, quadro de instrumentos com conta-giros, limpador e lavador do vidro
traseiro, desembaçador do vidro traseiro, apoios de cabeça no banco traseiro,
maçanetas, minissaias laterais e retrovisores externos na cor do veículo,
faróis com máscara negra, rodas de aço de 14 pol com calotas e
revestimentos externo preto fosco nas colunas centrais das portas. A
motorização e o câmbio não foram alterados. O hatch de entrada da Fiat
traz propulsor 1.0 flex capaz de gerar 75 cv e 9,9 kgfm de torque com
etanol, com transmissão manual de cinco marchas.
Foto: Divulgação