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Geral
CURITIBA, SEXTA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO DE 2014
BEM
PARANÁ
Cidade
encoberto
moderada
poucas nuvens
moderada
encoberto
moderada
poucas nuvens
moderada
encoberto
moderada
encoberto
moderada
encoberto
moderada
Próximos três dias em Curitiba
Temperaturas
Aeroportos
Referências
Curitiba
Paranaguá
Foz do
Iguaçu
Ponta
Grossa
União da
Vitória
Cascavel
Francisco
Beltrão
Londrina
Pato
Branco
Guarapuava
Maringa
Umuarama
Paranavaí
Palmas
Guaíra
Telêmaco
Borba
O tempo segue bastante
instável no Paraná nesta
sexta-feira, devido ao
gradual avanço de áreas de
instabilidade pelo Estado.
Teremos um dia chuvoso,
com menor variação das
temperaturas. Os
acumulados de chuva entre
o Oeste, Sudoeste, Centro-
Sul e Campos Gerais são
significativos,
potencializando a
ocorrência de alagamentos
em algumas cidades.
Fonte: Instituto
Tecnológico
Simepar
Céu
claro
PREVISÃO DO TEMPO
Campo
Mourão
Poucas
nuvens
Céu
encoberto
Pancadas de
chuva
Céu
nublado
Nublado
com chuva
Frio e
geada
Curitiba
Mi n .
Máx.
14ºC
Paranaguá
Mi n .
Máx.
23ºC
18ºC
Londrina
Mi n .
Máx.
17ºC
17ºC
Maringá
Mi n .
Máx.
26ºC
18ºC
Foz do Iguaçu
Mi n .
Máx.
24ºC
18ºC
Guarapuava
Mi n .
Máx.
19ºC
14ºC
Umuarama
Mi n .
Máx.
25ºC
18ºC
Cascavel
Mi n .
Máx.
22ºC
17ºC
Ponta Grossa
Mi n .
Máx.
19ºC
15ºC
U. da Vitória
Mi n .
Máx.
18ºC
13ºC
Tempo
Visibilidade
Curitiba
Brasília
Porto Alegre
Rio de Janeiro
São Paulo
Foz do Iguaçu
Buenos Aires
Sábado
Mi n .
Máx.
21ºC
15ºC
Domingo
Mi n .
Máx.
22ºC
12ºC
Segunda
Mi n .
Máx.
19ºC
10ºC
19ºC
Para escapar dos
congestionamentos
Curitibano passa cada vez mais tempo preso no trânsito; aplicativos podem ajudar um pouco
Entre 2000 e 2013, a popu-
lação de Curitiba aumentou
16,52%. No mesmo período, a
frota de carros da Capital cres-
ceu quase cinco vezes mais —
83,74%, passando de 1,3 mi-
lhão de veículos. ACapital, co-
nhecida por sua eficiência no
transporte público, hoje é tam-
bém a campeã do transporte
individual, com 1,8 habitante
para cada carro, taxa similar a
de países desenvolvidos. As
ruas da Cidade Modelo — es-
pecialmente as da região cen-
tral —estão perto do limite de
circulação. Dirigir emCuritiba,
especialmente nos horários de
pico, é cada vez mais um teste
de paciência. A estimativa é de
que de 30% a 40% da frota to-
tal esteja nas ruas nestes horá-
rios, ou cerca de 500 mil carros
ao mesmo tempo circulando
pela cidade.
Segundo a SecretariaMuni-
cipal deTrânsito (Setran), as ruas
mais problemáticas de Curitiba
estãona regiãocentral, emlocais
comoaRuaMarianoTorres,Rua
Tibagi e a Avenida Visconde de
Guarapuava, com a lentidão
maior sendo registrada no final
da tarde e começo da noite. O
problema éque, para atravessar
aCapital, você obrigatoriamen-
te terá de passar pelo centro da
cidade. Ou seja, terá de encarar
os congestionamentos. Por isso
Curitibaéumadas capitaisonde
os cidadãosmais gastamtempo
para ir ao trabalho (32,5 minu-
tos, segundo o IBGE).
Ao mesmo tempo em que
as cidades crescem e o trânsito
se tornamais caóticos nas gran-
desmetrópoles, a evolução tec-
nológica possibilita aos cida-
dãos ter ummeio com informa-
ções instantâneas para tentar
escapar de congestionamentos
e evitar dor de cabeça.
Aplicativos como o Waze,
MapLink Trânsito, google
Maps e o NavFree, têm auxili-
ado o curitbano a fugir dos con-
gestionamentos, ou pelo me-
nos para preparar o espírito de
antemão, já sabendo o que vai
encontrar pela frente.
Estes aplicativos contam
com a ajuda dos próprios usu-
ários, que vão municiando de
informações á medida que en-
contram as dificuldades pelas
ruas. Outra vantagemé que os
aplicativos normalmente são
gratuitos
Araucária
Cursos
Através de parcerias
a Prefeitura de
Araucária oferece
cursos em diversos
níveis para a
população local. Já
estão com matrículas
abertas os cursos de
Massagista e Shiatsu,
com inscrições até 22
de setembro. A
diretora de
Qualificação
Profissional da SMTE,
Sônia Aparecida
Santana, lembra aos
interessados que
sempre há vagas e
novos cursos.
Colombo
Goallball
A partir das 8 horas
de hoje até o
domingo, a Prefeitura
de Colombo promove
a primeira
competição
interclubes de
Goalball na cidade. O
evento destinado a
deficientes visuais
será realizado no
Ginásio de Esportes
Leandro Alberti, no
Guaraituba e irá
contar com a
participação de 11
equipes de quatro
estados (Paraná, São
Paulo, Rio de Janeiro
e Distrito Federal).
Pinhais
Comunidade
Amanhã, a população
de Pinhais poderá
aproveitar as
atividades
promovidas pela
prefeitura por meio
do Espaço
Comunidade. Na
oportunidade serão
disponibilizadas,
gratuitamente,
atividades
recreativas,
esportivas e
culturais. Nesta
edição, a iniciativa
será realizada na
cancha de areia Rosi
Galvão, no bairro
Jardim Karla e terá
início às 9 horas.
S.J. dos Pinhais
População
São José dos Pinhais
cresceu nas últimas
duas décadas. Entre
2004 e 2014 São José
dos Pinhais teve um
crescimento
populacional superior
a 20%, passando de
243.750 para
292.934 habitantes.
ME
TRO
POLE
metropole@
bemparana.com.br
www.bemparana.com.br
/metropole
MAIS
Semana de trânsito
Avenidas se tornam barreiras físicas
ParaoprofessordaUniversi-
dade Tecnológica Federal do
Paraná (UTFPR) e especialista
em trânsito, Orlando Pinto Ri-
beiro, um dos grandes proble-
mas daCapital é seuplanodire-
tor, que traz uma concepção de
desenvolvimento linear e a hie-
rarquiadevias. Paraagravarain-
da mais o problema, o anel viá-
riodeCuritibaaindanãoentrou
totalmente emoperação.
“Essedesenvolvimento line-
ar faz comque você tenhamui-
tas poucas rotas alternativas,
precisandocircularpelo sistema
trinário. Outroproblema é a hi-
erarquia de vias, como a do ex-
presso, que para ter um bom
desempenhoprecisa ter poucas
interrupções. Então ela funcio-
na como se fosse umrio e acaba
virando uma barreira física que
dificulta para você fazer a tran-
sição de um lado para o outro
dentro da malha viária, obri-
gando todo mundo a trafegar
emvias pré-determinadas”, ex-
plica Orlando. “Outro ponto é
o fato desse sistema forçar com
que todo mundo, ao trafegar
nele, tenha de passar pelo cen-
tro da cidade”, completa.
Para o professor, a tendên-
cia é que, nos próximos anos, a
situação piore se medidas não
forem tomadas. E uma espe-
rança seria ometrô, que pode-
ria trazer umamelhora signifi-
cativa, mas não deverá ficar
pronto em menos de 10 anos.
“Com o metrô, tira-se o trans-
porte coletivo da via exclusiva,
ajudando amelhorar a fluidez
de tráfego, possibilitando que
se faça rotas alternativas. É
como se você estivesse desobs-
truindo alguma artéria obstru-
ída”, afirma, apontando ainda
outras opções.
ASetran temoutra visão. “A
gente percebe que os conges-
tionamentos acontecem em
horários de pico, mas em ou-
tros dias e horários você perce-
be uma fluidezmuito grande”,
diz Cassiano Novo, diretor de
educaçãono trânsitoda Setran.
Ele, porém, não nega que se
algo não for feito agora, a situ-
ação pode piorar e muito.
“Acredito que estamos emum
período de transição e que co-
meçamos a buscar alternativas.
Ou você prioriza outros mo-
dais ou a situação vai piorar, e
por isso estamos priorizando a
bicicleta e os ônibus, para re-
verter essa situação. Temos de
ter um planejamento agora
para não chegar na situação de
São Paulo e Rio de Janeiro”.
Aculpapelo trânsitoconges-
tionado, porém, não é reflexo
apenasdegestõesoudomalpla-
nejamento de trânsito. A culpa
tambémé sua eminha. A culpa
é do “carrismo” - afinal, ter um
carrohojeé umaquestãode sta-
tus.
Existe uma discussão bas-
tante ampla dentro da psicolo-
gia, antropologia e sociologia,
sobre o individual sobrepor o
coletivo.Entãovocêpercebeque
temuma cultura muito grande
do automóvel. Se você temum
carro, você fazparteda socieda-
Cultura do “carrismo” colabora
de, se você não tem, você está
fora da cidadania”, explicaCas-
sianoNovo, diretordeeducação
no trânsitoda Setran.
Para ele, o cidadão pode co-
meçar aparticiparmais do trân-
sito aderindo a ações como a
Carona Solidária. “Hoje você
percebeno trânsitooautomóvel
comapenasumapessoadentro,
eprecisamos reverter issodo in-
dividual para o coletivo”. Além
disso, se planejar para evitar os
horários de pico e procurar ro-
tasevitandoruascommaiorcon-
gestionamentoéessencial.
“São iniciativas importantes
para que o cidadão curitibano
se sinta também responsável
pelo trânsito. Ouve-se muito
‘ah, eu estou num congestio-
namento’. Não, você não
está
,
você
faz
parte do congestiona-
mento. Então temos grandes
desafios para priorizar os mo-
dais não motorizados, os ôni-
bus e priorizar o coletivo, por-
que o tamanhoda rua continua
amesma e o número de veícu-
los e pessoas cresce”, finaliza.
ESTRANGULADAS
34%
das ruas
de Curitiba têm congestionamentos em horário de
pico, segundo pesquisa da empresa de tráfego
TomTom, com dados coletados dos aparelhos GPS.
Curitiba é a oitava colocada no ranking de
congestionamento. São Paulo, famosa pelos
congestionamentos quilométricos, tem 46% das
vias travadas nos horários de pico.
Trecho da rua Tibagi em horário de fim de tarde: via é uma das que mais sofre com os congestionamentos
TECNOLOGIA
Confira
alguns
a p l i c a t i v o s
W A Z E
Mais conhecida solução para
o trânsito em aplicativos. Traz
mapas e indicações de fluxo
atualizadas pelos próprios
usuários, misturando funções
de geolocalizações com
redes sociais. É possível ainda
criar grupos e adicionar
amigos, que podem ser
reconhecidos por avatares
nos mapas de serviço, além
de ser possível trocar
mensagens sobre rota
alternativas, pontos de
interesse e até acidentes de
trânsito. O waze está
disponível gratuitamente
para aparelhos com sistema
iOS e Android
MAPLINK TRÂNSITO
Traz mapas de algumas
cidades brasileiras – entre
elas Curitiba - com
atualizações em tempo real
das condições de trânsito,
informando ainda sobre o
nível de lentidão, que varia
desde livre até lento,
possíveis acidentes, previsão
do tempo para o trajeto
definido e a localização de
estacionamentos, radares e
postos de gasolina. O
MapLink pode ser usado
diretamente no site ou
através do aplicativo gratuito
para iOS, Android e Windows 8
GOOGLE MAPS
Em maio deste ano, o
aplicativo recebeu uma
atualização. Agora, ele te
mostra, por exemplo, em qual
faixa ficar quando for pegar
uma entrada na estrada.
Além disso, o usuário pode
traçar uma rota e descobrir as
condições do trânsito local e
uma previsão de tempo para
fazer o percurso. Além disso,
informa pontos e rotas dos
ônibus. O problema é que a
grande maioria das
operações só podem ser
feitas se você estiver
conectado à internet. Grátis
para iOS e Android
N A V F R E E
Assim como o Waze, conta
com a colaboração de
usuários para manter as rotas
e pontos de referência
atualizados. Conta com
mapas em 2D e 3D e a
navegação é orientada por
áudio. Na hora de localizar
endereços é preciso estar
conectado com a internet.
Está disponível gratuitamente
para Android e iOS.
Franklin de Freitas