[email protected] Carros 11 Curitiba, quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019 T udo A uto Nilton Saciotti | [email protected] Vendas janeiro A FENABRAVE confirmou um crescimento do mercado de veículos novos que começou o ano em alta com as vendas de janeiro supe- raram 8,7% do volume de vendas registra- das no mesmo mês no ano passado ao atin- gir as 190,7 mil unidades, considerando ape- nas o segmento leve, que inclui automóveis e comerciais leves. Este foi o melhor desempe- nho desde 2015. Mesmo considerando as ven- das de janeiro boas, em comparação com de- zembro de 2018 houve uma queda de 15, 2%, mas é explicada pela sazonalidade do perío- do dezembro o mês das festas e início do ano o acumulo de contas a pagar. Motos A vendas de motos começou o ano embalada com 90,7 mil unidades. O setor não superava as 90 mil unidades mensais havia 33 meses, a última vez em foi em abril de 2015. Este de- sempenho resultou uma alta de 17,8% sobre janeiro do ano passado e foi 7,9% maior que dezembro de 2018. Lei seca 11 anos A chamada Lei Seca completa 11 anos, mas álcool ainda é uma das principais causas de acidentes de trânsito no país. A legislação foi criada com o intuito de inibir e punir motoris- tas que dirigem após beber com campanhas na mídia e mais força na aplicação da lei che- gou a reduzir as mortes em acidentes de trân- sito. Em 2006 as mortes em acidentes eram de 20 por 100 mil habitantes e reduziram em 2016 para 19,7 por mil habitantes, mas elas permanecem bem acima das taxas europeias. Se beber não dirija Dirigir sob o efeito de álcool é elencada como uma das principais causas de acidentes viá- rios no mundo. Um estudo do Centro de Pes- quisa e Economia do Seguro divulgada em 2017 aponta que entre 2008 e 2016, a Lei Se- ca teria evitado a morte de quase 41 mil pes- soas. Contudo a embriaguez ao volante conti- nua sendo uma das principais causas de aci- dentes de trânsito no país. Punição aos infratores Desde 2018 as leis para quem bebe e dirige ficaram mais rígidas. O motorista que dirigir bêbado e causar acidentes com vítima fatal será enquadrado no crime de homicídio cul- poso, podendo ser preso de cinco a oito anos. Se o acidente ocasionar lesões graves ou gra- víssimas, a pena varia de dois a cinco anos de prisão sendo que em ambos os casos, não há direito a fiança, mas infelizmente pelar arti- manhas judiciais poucos motoristas foram pu- nidos até hoje. ## SUPERESPORTIVOS Shelby GT500: um Mustang com mais de 700 cv Muscle car tem motor V8 5.2 com compressor mecânico e acelera de 0-100 km/h em 3,5 s A Ford revelou no Salão de De- troit, no início deste ano, o novo Shelby GT500, a versãomais poten- te do Mustang, o carro de rua mais potente já feito pela Ford em sua história que passa dos 700 cv! O su- peresportivo Shelby GT500 traz vi- sual bastante agressivo, principal- mente por conta da grade diantei- ra dupla que permite um fluxo de ar de resfriamento 50%maior que o do Shelby GT350. Ele chama a atenção também pe- lo capô com desenho aerodinâmi- co e os para-lamas dianteiros mais largos, que acomodam rodas de 20 polegadas. Na traseira, há um difusor que acomoda quatro saídas de escape e um grande aerofólio que pode ser ajustável. O Shelby GT500 ostenta debaixo do capô um V8 5.2 dotado de compressor mecânico fabricado artesanalmente, que gera mais de 700 cv de potência. De acordo com a Ford performan- ce, divisão responsável por prepa- rar essa máquina, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em cerca de 3,5 segundos e a arrancada no quarto de milha (0-400 metros) é feita em apenas 11s. Itens como cardã de fi- bra de carbono, freios dianteiros de 420 mm, suspensão ativa Magne- Ride e intercooler ar-liquido tam- bém são uns dos destaques do Mus- cle car. OGT500 é equipado comuma cai- xa automatizada de dupla embrea- gem de sete velocidades, que é ca- paz de fazer as trocas de marchas em apenas 100 milissegundos. Essa transmissão é projetada para fun- cionar com vários modos de con- dução: normal, chuva, esporte, ar- rancada e pista, e ainda conta com recursos como modo burnout line- -lock (bloqueia as rodas dianteiras para aquecimento dos pneus trasei- ros) e controle de largada. Por dentro, o Shelby GT500 traz ares de carro de corrida por con- ta dos apliques de fibra de carbo- no, painéis das portas com revesti- mento em camurça e bancos da Re- caro com apoios laterais firmes. Há ainda o painel de instrumentos di- gital com tela de 12”, central mul- timídia com tela de 8 polegadas e sistema de som com 12 alto-falan- tes itens que devemficar desligados pois o melhor som para o motorista vem do lado de fora é ouvir o ronco doV8. Infelizmente não há previsão para importação para o Brasil, dire- to com a montadora. Fotos: Divulgação O Shelby GT500 traz visual bastante agressivo Nova picape Ram Heavy Duty tem tamanho, potência e força descomunal ## SUPERPICAPE A nova picape Ram Heavy Duty das séries 2500 e 3500 ganharamuma reestilização nos EstadosUnidos e foramreveladas no Salãode Detroit, que aconteceu no início do ano.Agi- gantesca passa a ostentar o título de picape mais potente e commaior capacidade de car- ga e reboque de sua categoria. De acordo com a Ram, a “picapona” con- ta com um motor seis cilindros em linha 6.7 turbo diesel Cummins que gera nada menos que 400 cv e 138,2 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis marchas. To- da essa força colossal faz com que o mode- lo consiga carregar 3.483 kg e rebocar 14.288 kg. Como opção “mais em conta”, há ummo- tor Cummins com 370 cv e 117,5 kgfmde tor- que. Já para quem gosta do ronco de um be- lo V8, há o propulsor Hemi V8 6.4 com 410 cv e 59,3 kgfm, esse equipado com caixa au- tomática de nove velocidades. A tração é integral, que pode ter aciona- mento manual ou eletrônico dependendo da versão. Além da maior força para transporte e reboque de cargas e mais potência, a mar- car afirma que a Ram Heavy Duty traz chassi com aços de alta resistência 98,5% mais re- sistentes, mas em contrapartida, o peso final da picape foi reduzido em 65 kg graças aos materiais usados no chassi e também no ca- pô, feito de alumínio. Apicape também recebeu nova suspensão, inclusive com opção de molas traseiras a ar para ajuste e nivelamento de altura. Visual- mente, a picape traz novos faróis com opção de luzes halógenas, de led comsistema adap- tativo, enquanto que a grade dianteira tem seis opções de desenho diferentes. Por dentro, a novidade é o acabamento e a central multimídia com tela de 12 polega- das e também um sistema de cancelamen- to de ruído ativo combinado com um vidro acústico, solução que reduz os sons ambien- te da cabine em aproximadamente 10 db. A RAM Heady Duty deverá chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano, mas apenas o modelo 2500. A RAM 2500 deverá chegar ao Brasil no segundo semestre.

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