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[email protected] Carros 9 Curitiba, segunda-feira, 11 de março de 2019 ## SUIÇA Carros elétricos são destaques no Salão de Genebra 2019 De um pequeno buggy até esportivo de 1.900 cv, confira as atrações desenvolvidas por grandes montadoras #FIAT A Fiat revelou em Genebra o Centoventi, um novo marco na história da fabricante italiana “na mobilidade democrática” com “uma solu- ção elétrica acessível a todos” lançada no seu 120.º aniversário. Com o Fiat Concept Cento- venti, o cliente pode configurar o interior, esco- lher os acessórios e adaptar o espaço de acor- do com as exigências para criar uma viatu- ra verdadeiramente única. Como a Fiat faz 120 anos, foram já lançados 120 acessórios adicio- nais – 114 podem ser comprados on-line e montados em casa, com alguns até a poderem ser feitos em impressoras 3D. O Fiat Concept Centoventi é uma “tela em branco” pronta para ser pintada de modo a satisfazer os gostos e as exigências do cliente – produzido apenas numa cor de carroçaria, os clientes podem personalizá-lo utilizando o programa “4U”, com escolha entre 4 tetos, 4 para-choques, 4 tampões de rodas e 4 caracterizações externas. O conjunto de baterias modulares do Concept Centoventi permite ao condutor aumentar a autonomia de 100 para 500 quilómetros simplesmente adquirindo ou alugando baterias adicionais. #MASERATI O Levante Trofeo Launch Edition é a princi- pal estrela do estande da Maserati na edi- ção deste ano do Salão de Genebra. A série especial do SUV da marca do Tridente se- rá limitada em pouco mais de uma centena de exemplares, disponível em três cores ex- clusivas (Azul Blu Emozione Matte, Amare- lo Giallo Modenese e Vermelho Rosso Mag- ma). No exterior, destacam-se as exclusivas inserções em fibra de carbono nos para- -choques, saias laterais e capota, rodas de 22 polegadas com acabamento em preto brilhante e pinças de freio em prata, azul, amarelo ou vermelho. O Levante Trofeo tem um dos mais pode- rosos motores já instalados em um Maserati de produção. Trata-se do 3.8 V8 biturbo combina- do a um câmbio automático ZF de 8 velocidades e à tração integral Q4. Com isso, o carro é ca- paz de acelerar de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e chegar aos 300 km/h de velocidade fi- nal. São de série o seletor dos modos de condução e o modo Corsa com função ”launch control” (controle de largada). #RENAULT Com 15 milhões de unidades vendi- das no mundo desde o lançamento, em 1990, o Renault Clio debuta sua quinta geração no Salão de Genebra, com um design moderno e uma nova gama de motorizações, incluindo o primeiro hí- brido E-Tech da marca do diamante. To- das as opções a gasolina são inéditas. Somadas com a diesel, as potências va- riam de 65 a 130 cavalos. A Renault co- loca no mercado nove combinações di- ferente de motor e câmbio. O propul- sor 1.6 a combustão de nova geração é acompanhada de dois motores elétricos, uma caixa de câmbio multimodos e uma bateria de 1,2 kWh. A partida é feita automaticamente no modo elétrico e permite rodar até 80% do tem- po dessa maneira na cidade, representando 40% em termos de consumo de combustível em comparação a um motor térmico a gasolina clássica em ciclo urbano. # PININFARINA BATTISTA O supercarro Pininfarina Battista faz sua estreia em Genebra. O supercarro usa um motor elétrico para ca- da roda, com potência com- binada de 1.900 cv e torque de 234,7 m.kgf. Com bate- rias Rimac de alta capacida- de (120 kWh), ele acelera de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos e vai a 300 em 12 segundos a caminho da máxima de 350 km/h. A au- tonomia média é de 450 km. Elementos comuns na categoria estão presentes, como monocoque de fibra de carbono, freios de carbono-cerâmica e rodas de 21 pol. A produção está limitada a 150 unidades. #VOLKSWAGEN A Volkswagen apresenta em Genebra o mo- delo conceitual ID Buggy - uma reinterpreta- ção moderna dos tradicionais buggies usa- dos nas praias brasileiras e californianas. O modelo é baseado na nova plataforma mo- dular elétrica da marca, a MEB. O ID BUGGY usa esse chassi modular, e, integrada no pi- so do veículo, uma bateria de alta voltagem. A autonomia chega a 250 quilômetros com uma carga, com uma bateria recarregável de íon de. O motor elétrico de 150 kW / 204 cv do BUGGY fica na traseira. Um motor elétrico adicional no eixo dianteiro também é concebível pa- ra realizar uma tração nas quatro rodas com um “eixo de transmissão elétrico”. A linguagem de design claro traz um teto fixo e as portas foram dispensadas. O interior é caracterizado por ma- teriais impermeáveis. O carro conceito é um puro 2 lugares; no entanto, o ID. BUGGY também pode ser convertido em um 2 + 2 lugares. A carroceria é confeccionada em compósito fabricado a partir de uma mistura de alumínio, aço e plástico e é autoportante. Graças ao design modular, a parte superior da carroceria pode ser destacada do chassi MEB. #SMART O Grupo Daimler apresenta o protótipo Smart Forease+, o conceito é uma evolução do Forease e tem como missão sublinhar a decisão do Grupo alemão de vender apenas mo- delos com propulsão elétrica a partir de 2020. O Forease+ tem capota removível em teci- do, defletor integrado à tampa do porta-malas, o para-sol ins- talado no pequeno vidro fron- tal e os faróis em leds. Den- tro, o minicarro de dois lugares tem o painel principal e bancos revestidos em couro e microfi- bra. Quando conversível, o Forease+ se transforma em um legítimo speedster, assim como seu antecessor.

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