Profissões Criativas 6 [email protected] Curitiba, quarta-feira, 10 de julho de 2019 #Gastronomia EmexpensãonoBrasil,os cursosdeGas- tronomia atraem estudantes para as cozi- nhas - e cozinheiros para a sala de aula.As graduações na área vão além do preparo para a prática e também focam no geren- ciamento do próprio negócio, boas práti- cas e condutas. O primeiro curso superior de Gastronomia no Brasil foi aberto em São Paulo em1999 e só agora está presen- te em todo o país. O perfil dos alunos va- ria. Atrai os mais jovens, que estão tendo o primeiro contato com a cozinha, aque- les que buscamna culinária uma forma de hobby, além dos que querem largar a car- reira anterior e seguir trabalhando como cozinheiros. O fato é que a Gastronomia virou profissão e há cada vez mais cam- pos e especialidades. O curso de gradua- ção tem dois anos. “A característica prin- cipal é formar as diversas frentes. Gestão a segurança de alimentos, com cuidados na utilização correta de alimentos, gestão de resíduos, de nutrição, meio ambiente e logicamente todas as técnicas de preparo. Tem pessoas da área que são muito cui- dadosas, claro, mas que também querem respaldo técnico”, explica Carmen Abou- rihan, coordenadora do curso na PUC-PR. Entre os diferenciais do curso está a qua- lificação em boas práticas.“Quando a gen- te fala para os alunos sobre os porquês ele conseguemfazer comque essas boas práti- cas viremhábito; sobreoestudoqueenvol- ve um prato, se é autoral, se ele vai repro- duzirumprato.Tambémtemdisciplinasde gerenciamento,planejamento da vida pro- fissional,‘se for por esse caminho você po- de proceder dessa forma’”, explica. Para os novatos na área,o curso também coloca o aluno em contato com o merca- do. “Tempos ofertas de estágio e empre- sas renomadas e o restaurante escola, em que temos um chef que faz almoço para 40 pessoas e esses estudantes fazem jun- to o servimento do prato.Aprática de pla- nejamento do cardápio, entre muitas ou- tras coisas, como no entendimento de to- da a cadeia da alimentação. Mais 50% da grade é prática. A gente estuda todas as cozinhas, das clássicas às contemporâne- as. Os profissionais formados, por exem- plo,prestamconsultoriapara empresas de arquitetura e engenharia, já que é neces- sário saber qual é a disposição correta de uma cozinha. É preciso entender o fluxo de cada cozinha”, aponta. O curso busca deixar o aluno em conta- to com a cultura que valoriza a alimenta- ção. “A importância que a Europa dá para o alimento é muito maior e naturalmente surgiu essa demanda. Se estudou isso e se formatou o curso”, contextualiza. No contato com o mercado, o aluno que apresenta um diploma certamente terá um diferencial, embora não seja a única qualidade exigida. “Aquele que apresen- ta esse diploma tem uma vantagem, cla- ro, se tiver talento e dedicação. Isso tam- bém depende de cada um. Mas quando as pessoas veem um graduado é um diferen- cial. As empresas pedem e procuram pelo profissional graduado por entender que é um recurso. Na área de docência, claro, é exigida a formação”, explica. Ocurso de cozinheiro oferecidopelo Se- nac em Curitiba, desde o início deste ano, passou a ser considerado de ensino supe- rior, além do já oferecido de capacitação. De acordo com o Senac-PR, o objetivo do curso de Tecnologia em Gastronomia é formar nãomais apenas o cozinheiro,mas também o gestor de todo o restaurante. GUIA Onde: PUC-PR Inscrições: vestibular de inverno e no iní- cio do ano Duração: 2 anos Quanto: mensalidade de R$ 1390,00 Onde: Senac-PR Inscrições: início do ano Duração: 6 meses Quanto: mensalidade de R$ 1.200 Profissão milenar agora envolve gestão e valoriza condutas e boas-práticas Gastronimia: em expensão no Brasil, cursos atraem estudantes para as cozinhas e cozinheiros para a sala de aula

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