BEM
PARANÁ
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Cidades
CURITIBA, QUINTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2015
Acidentes comciclistas
custaramR$ 28milhões
Um levantamento inédi-
to realizado pelo Portal Ir e
Vir de Bike mostrou o tama-
nho do impacto econômico
que representaram os aciden-
tes envolvendo ciclistas em
Curitiba no ano passado. Se-
gundo a estimativa levanta-
da pelo Portal, os acidentes
custaram R$ 28,2 milhões
para o município, Estado e
União. Neste mês, foram oito
casos de acidentes com mor-
te envolvendo ciclistas na
Capital.
Os dados tomaram como
base o Atlas da Acidentalida-
de com Bicicletas no Trânsito
Urbano de Curitiba em 2014.
No ano passado foram 782
acidentes com ciclistas no
trânsito, totalizando 810 víti-
mas, com seis mortes no local
do acidente. Outras mortes
podem ter ocorrido emdecor-
rência dos acidentes, mas não
estão contabilizadas no Atlas.
Desde o início desta se-
mana, o Ir e Vir de Bike divul-
ga dados sobre o Atlas, como
os pontos de maior risco na
cidade.
Mortes
— Apenas neste
mês, foramoito casos demorte
de ciclistas em acidentes nas
ruas de Curitiba. O mais re-
cente vitimou o artista plásti-
co Alessandro Rüppel Silvei-
ra, 44 anos, morto no sábado
no Ahu, depois de ser atro-
pelado por um caminhão que
fugiu.
Já dados do Sistema de
Registro e Estatística de Ocor-
rências apontam queda de
50% no número de mortes de
ciclistas, no local de acidente,
entre 2012 e 2014.
De acordo com os dados
do Siate, houve queda de
14% no número de mortes
no local em todo Paraná, na
comparação entre o primeiro
trimestre de 2014 com 2015.
Nos três primeiros meses do
ano passado 7 ciclistas foram
vítimas fatais e, neste ano, o
número chegou a 6. A quan-
tidade de feridos caiu de
1.435 em 2014 para 1.322 em
2015, o que representa redu-
ção de 8%.
Ciclista
—Mas boa parte
dos acidentes envolvendo ci-
clistas tem como culpado o
próprio ciclista, por isso é im-
portante que ele também te-
nha conhecimento de como
se portar nas ruas. Veja um
breve guia de sobrevivência
na tabela ao lado.
Levantamento do site Ir e Vir de Bike calculou o impacto econômico com os atendimentos em Curitiba
EM 2014
810
vítimas
229
foram consideradas
vítimas leves (28,4%)
509
tiveram ferimentos
graves sem risco à
vida (63,2%)
19
tiveram ferimentos
gravíssimos com
risco à vida (2%)
6
morreram no local
do acidente (0,7%)
47
acidentes não
tiveram o grau de
gravidade da vítima
registrado no
boletim de
ocorrência (5,8%)
CICLOVIAS
Concorrência
A Prefeitura de
Curitiba está com
processo em
andamento de
concorrência pública
para a elaboração de
projetos executivos
de engenharia para
três novas estruturas
cicloviárias na
cidade: a primeira
parte da Microrrede
da CIC, com 21,314
quilômetros; a Rota
Pinhais-Centro de
Curitiba, com 7,62
quilômetros; e novos
dois novos trechos
do Circuito
Interparques, com
1,930 quilômetro. No
total, serão licitados
projetos executivos
para 30,8 km de
novas estruturas
cicloviárias.
Equipamentos
O ciclista, para zelar
pela sua segurança,
deve usar sempre
equipamentos como
capacete, óculos ou
viseira, cotoveleiras,
joelheiras e roupas
apropriadas, claras e
coloridas. O
capacete pode
diminuir em até 90% a
chance de
traumatismo craniano
em caso de queda