BEM
PARANÁ
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Carros
CURITIBA, SEXTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2015
A Land Rover traz ao Bra-
sil uma série limitada o Range
Rover Evoque London Editi-
on foi produzido sobre a ver-
são Dynamic, que chega no
final de julho à Curitiba de
preço de R$ 244.200.
Inspirada nas cores da
bandeira da Inglaterra, a edi-
ção ressalta as características
britânicas da Land Rover em
termos de engenharia, design
e acabamento. Omodelo tam-
bém faz uma referência a um
Range Rover
EvoqueLondonEdition,
tributo aos britânicos
Limitada a 77 unidades, versão traz cor e acabamento exclusivos
Modelo chega à concessionária em Curitiba no final de julho, ao preço de R$ 244.200
dos mais emblemáticos símbo-
los de Londres, amundialmen-
te famosa rua Abbey Road.
Com mais itens em rela-
ção à versão normal, a série
London Edition traz aos cli-
entes funcionalidades como
câmera de ré e tampa do por-
ta-malas com abertura e fe-
chamento elétrico, pelo toque
em um botão.
Por fora, o Range Rover
Evoque London Edition traz
a cor da carroceria Branco
Fuji, com teto panorâmico, re-
trovisores e assinatura em
vermelho Firenze, criando um
contraste único. Para um to-
que ainda mais esportivo, o
modelo traz grades pintadas
em preto e máscaras escure-
cidas nos faróis dianteiros,
traseiros e de neblina. As ro-
das de aro 20 com acabamen-
to em preto complementam
o visual arrojado.
Logo ao entrar nomodelo,
os consumidores encontrarão
uma soleira exclusiva grava-
da com um desenho da faixa
de pedestres mais famosa do
mundo, que remete à Abbey
Road. Amesma gravação tam-
bém pode ser vista nas cha-
ves do veículo.
O modelo é equipado
com motor a gasolina de 2.0
litros turbo que desenvolve
240 cv de potência. O propul-
sor é acompanhado pelo sis-
tema de câmbio ZF 9HP de
nove marchas.
Fotos: Divulgação
A “grife” High Country é
famosa emmodelos Chevro-
let nos EstadosUnidos por ser
sinônimo de utilitários supe-
requipados e muito exclusi-
vos. Ficou a cargo da equipe
de designers damarca noBra-
sil aplicar o conceito à S10 bra-
sileira. Para receber a chance-
la High Country, a picape ga-
nhouuma sériede itens, como
faróis em cromo escurecido
comprojetor, aplique nopara-
choque dianteiro, estribos la-
terais, rodas aro 18 com su-
perfície usinada, frisos croma-
dos na base dos vidros das
portas além de um robusto
Santo Antonio, especialmen-
te projetado para integrar à
caçamba. A peça acompanha
uma inédita capotamarítima.
Lanternas em LED, ma-
çaneta da tampa traseira cro-
mada e rack de teto com bar-
ras longitudinais e transversais
completam a lista de desta-
ques externos.
A nova versão topo de li-
nha da S10 pode ser identifica-
da também pelos logos nas la-
terais do Santo Antonio e na
base direita da tampa traseira.
Os badges são alusivos às al-
tasmontanhasdas regiõesHigh
Countrynorte-americana.
O interior os bancos têm
forração premium em dois
tons (marrom Brownstone e
preto Jet Black), costura pes-
pontada e descansa braço
traseiro. Já o assento do mo-
torista conta com regulagem
elétrica de altura, distância e
inclinação do encosto.
O veículo conta com ou-
tros itens de comodidade, en-
tre eles ar-condicionado digi-
tal, computador de bordo, vo-
lante multifuncional, sensor
de estacionamento, controle
de cruzeiro (cruise control) e
sistemamultimídia Chevrolet
MyLink com GPS, DVD e câ-
mera de ré integrados.
A lista de equipamentos
de segurança também é ex-
tensa: controle eletrônico de
estabilidade, controle de ve-
locidade emdeclive (Hill Des-
cent Control), freios ABS com
sistema de distribuição de fre-
nagem (EBD), cinto de segu-
rança traseiros e central de três
pontos retráteis, alarmedenão
afivelamento do cinto de se-
gurança e airbags.
A S10 High Country es-
treia com cabine dupla, mo-
tor 2.8 Turbodiesel de 200 ca-
valos de potência a 3.600
rpm, transmissão automáti-
ca de seis marchas e tração
4x4, que é comandada por
um seletor eletrônico no con-
sole central da cabine.
Chevrolet
S10 High Country: luxo e exclusividade
Cabine dupla e motor 2.8 Turbodiesel de 200 cavalos
TRÂNSITO
Marcelo José Araújo |
Uber na berlinda
A polêmica do momento em termos de transporte é o
aplicativo UBER, uma plataforma virtual cuja finalidade
é aproximar pessoas interessadas em serem transporta-
das de pessoas interessadas em realizar o transporte.
Nas poucas cidades do país que já dispõe do aplicativo
os taxistas já estão sentindo o golpe mortal que repre-
senta. Em Curitiba ainda não existe mas o Vereador
Chico do Uberaba (ou Chico do UBERaba) já está anteci-
pando o debate e com muita propriedade.
A divergência está centrada no fato de que as pessoas
não acham correto que haja intervenção estatal na prática
de unir pessoas que se disponham a ceder o espaço do
veículo particular para compartilhar omeio de transporte.
Apenas nessa primeira frase desse parágrafo diversas ex-
pressões denunciam a irregularidade do transporte. Pri-
meiro porque as pessoas argumentam que é uma forma
menos onerosa de ser transportado, mais barato que o
táxi. Mas se é mais barato é porque é remunerado, e não
se trata de um mero compartilhamento sem interesse fi-
nanceiro (carona), e sob tal aspecto o veículo da categoria
‘particular’ (placa cinza) comete infração por realizar trans-
porte remunerado sem estar registrado para tal, que seria
a categoria ‘aluguel’ (placa vermelha).
O transporte realizado por meio do aplicativo é efeti-
vamente remunerado, e a pessoa que se disponibiliza a
transportar fica disponível aos interessados, portanto cai
por terra a tese de que se trata de um transporte priva-
do, pois de fato é um transporte público de caráter indi-
vidual, tal qual o táxi. A forma de aproximação entre os
interessados (transportador e transportado) se torna in-
diferente se é por sinal de fumaça, telefonema ao ponto
ou pela plataforma virtual. Sendo transporte remunera-
do o próprio Código de Trânsito em seus Arts. 107 e 135
faz menção expressa ao transporte remunerado de pas-
sageiros e sua sujeição às regras do poder concedente
para fins de higiene, segurança e conforto. Não se pode
esquecer que esse fator comercial também implica na
aplicação do Código do Consumidor, no qual o transpor-
tador é responsável pela segurança do transportado.
MARCELO JOSÉ ARAÚJO – Advogado e Consultor de
Trânsito. Professor de Direito de Trânsito. Presidente da
Comissão de Direito de Trânsito da OAB/PR
Fiat 39 anos de Brasil
A Fiat completou 39 anos de atividades no Brasil,
ontem dia 9 de julho de 2015 e, para celebrar o feito,
a marca prepara uma modernização na planta de
Betim (Minas Gerais), primeira fora do ABC paulista.
As instalações da Fiat em Betim, inaugurada em 9 de
julho de 1976, passam por um amplo processo de
modernização, com investimento de R$ 7 bilhões no
período de 2011 a 2016. Além de ser a maior fábrica
da FCA no mundo, a planta de Betim produz em
quatro linhas de montagem 16 modelos diferentes,
que se desdobram em mais de 120 versões. Opera ao
todo com 64 mil peças diferentes que são trazidas
dos quase 300 fornecedores por aproximadamente
1,6 mil caminhões diariamente, sendo que cerca de
25% dessas peças chegam através do sistema JIS (just
in sequence), como bancos, para-choques, painel de
instrumentos e outros. Para marcar esses quase 40
anos de história em terras brasileiras, a Fiat não está
apenas tornando seu processo produtivo em Minas
Gerais mais eficiente.