Jornal Bem Paraná - page 35

BEM
PARANÁ
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Informe Especial
DEZEMBRO DE 2015
Cinco super parques para
lazer e proteção da natureza
O governo está projetando cinco novos parques em Pinhais, Araucária, São José dos Pinhais e Piraquara
Para preservar a área am-
biental da Região Metropoli-
tana de Curitiba (RMC), o go-
verno do Estado está proje-
tando cinco novos parques em
Pinhais, Araucária, São José
dos Pinhais e Piraquara. “Além
de melhorar as condições de
drenagem, minimizar impac-
tos ambientais e preservar
áreas de mananciais, estes
parques também serão novos
espaços de lazer para a popu-
lação”, diz Omar Akel, dire-
tor-presidente da Coordena-
ção da Região Metropolitana
de Curitiba (Comec), que é
responsável pelos projetos dos
parques metropolitanos.
Dos cinco projetos, o Par-
que Ambiental Palmital, loca-
lizado em Pinhais, começou
a ser executado neste ano
pelo Instituto das Águas. Para
solucionar o problema das en-
chentes o parque vai desviar
a água do Rio Palmital na
época das chuvas através de
três bacias de retenção da
água. A obra tem duração de
dois anos e o parque terá aca-
Obras de
mobilidade
mudama cara
da RMC
Dos cinco projetos, o Parque Ambiental Palmital, localizado em Pinhais, começou a ser executado neste ano e está em andamento
Arnaldo Alves / ANPr.
demia ao ar livre, pista de
skate, cancha de futebol, es-
tacionamento, ciclovias e pis-
tas de caminhadas.
Com relação aos outros
parques, a Comec já contra-
tou a empresa responsável
pela elaboração dos projetos
básico e executivo do Parque
Natural do Iguaçu (Araucá-
ria), do Parque Ambiental Ita-
qui (São José dos Pinhais) e
do Parque Ambiental Pira-
quara. Também foi contrata-
da a empresa para fazer o
estudo de concepção e proje-
to do Parque Metropolitano
do Iguaçu, que abrange São
José dos Pinhais e Piraquara.
A Comec também já con-
cluiu o Plano Diretor da Área
de Interesse Especial Regio-
nal do Iguaçu (Aieri) que de-
fine as diretrizes de uso e
ocupação para a faixa de pro-
teção ao longo das várzeas
inundáveis do Rio Iguaçu
.
O
Plano Diretor deverá ser dis-
cutido entre as instâncias
competentes para ser imple-
mentado pelos municípios.
Os projetos dos parques
metropolitanos integram o
Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC 2 - Drena-
gem), do Ministério das Ci-
dades, que tem recursos a
fundo perdido do Orçamen-
to da União.
Integração
—Constituída
por 29 municípios, a Região
Metropolitana de Curitiba
(RMC) é a 8.° metrópole mais
populosa do Brasil, com 3,5
milhões de habitantes, e a se-
gunda maior do País em ex-
tensão, com 16.581 km².
Em janeiro foi aprovada
lei federal 13.089/2015 que
instituiu o Estatuto da Me-
trópole. Este Estatuto estabe-
lece diretrizes para o plane-
jamento, a gestão e a execu-
ção das funções públicas de
interesse comum em regiões
metropolitanas e em aglome-
rações urbanas instituídas
pelos estados. Todas as me-
trópoles e seus municípios
precisam se adequar ao novo
estatuto no período de três
anos.
A Comec iniciou os traba-
lhos para o realinhamento de
sua estrutura buscando
adaptar-se ao modelo de go-
vernança interfederativa e as
diretrizes para elaboração do
Plano de Desenvolvimento
Urbano Integrado (PDUI-
RMC).
Como os municípios têm
realidades diferentes e a in-
tegração é o caminho para
vencer os desafios da metró-
pole, a Comec está promoven-
do ações para auxiliar os mu-
nicípios. Nos dias 22 e 23 de
outubro foi realizado o Semi-
nário Internacional de Gestão
Metropolitana para ajudar na
elaboração dos planos direto-
res dos municípios da RMC.
O evento foi uma parceria do
governo do Estado e do Ban-
co Interamericano de Desen-
volvimento (BID) e os partici-
pantes puderam identificar
boas práticas nacionais e in-
ternacionais que permitam
desenvolver ferramentas para
aprimorar a governança me-
tropolitana.
Para dar maior fluidez
e segurança nas vias de co-
municação da RMC, o go-
verno do Estado, pro meio
da Comec, está executan-
do importantes obras de
mobilidade urbana. As
obras fazem parte do Pro-
grama de Aceleração do
Crescimento (PAC) Mobili-
dade Urbana, do Ministé-
rio das Cidades e têm fi-
nanciamento do governo
federal e contrapartida do
governo do Estado.
Uma das obras é a re-
qualificação da Rua da Pe-
dreira que já foi entregue e
se tornou uma nova liga-
ção entre Curitiba e Co-
lombo. A obra que englo-
bou recapeamento, ilumi-
nação, drenagem e paisa-
gismo já está beneficiando
a população local.
Também estão em an-
damento importantes
obras como o Corredor Ae-
roporto-Rodoferroviária
que já melhorou a fluidez
dos veículos com a implan-
tação de mais uma pista,
em ambos os lados. Ainda
estão sendo construídas
três trincheiras para me-
lhorar o trânsito.
Já o Corredor Marechal
Floriano, além da constru-
ção de duas trincheiras,
também vai facilitar o des-
locamento da população
com o prolongamento da
canaleta exclusiva da Rede
Integrada de Transportes
até o Terminal Central de
São José dos Pinhais.
Para gerenciar o trânsito
será implantado o Sistema
IntegradodeMonitoramen-
to Metropolitano (SIMM),
que prevê a sincronização
dos semáforos, o monitora-
mento de veículos por câ-
meras (CFTV) e a prioriza-
ção de passagempara a RIT.
E as obras das Vias Ra-
diais de Integração entre
Pinhais/Curitiba (via da in-
tegração) e a Alça da Av.
Salgado Filho (em Curiti-
ba), também estão em an-
damento e vão melhorar a
mobilidade urbana viária.
Ricardo Almeida / ANPr
Rua das Pedreiras
“Além de
melhorar as
condições de
drenagem,
minimizar
impactos
ambientais e
preservar áreas
de mananciais,
estes parques
também serão
novos espaços de
lazer para a
população”
de Omar Akel,
diretor-presidente da
Coordenação da Região
Metropolitana de
Curitiba (Comec)
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