Jornal Bem Paraná - page 31

BEM
PARANÁ
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Informe Especial
DEZEMBRO DE 2015
Ainda emfevereirode 2016,
oDERentrega os primeiros cin-
codos 14 quilômetros da dupli-
cação entre Curitiba a Piraqua-
ra, aRodoviaLeopoldo Jacomel.
A previsão é, caso não chova
muitoemjaneiro, colocar a capa
asfáltica do pavimento e fazer
a sinalização do trecho de reta,
que começa próximo do trilho
de trem, em Pinhais, em dire-
ção à Piraquara. Este é um dos
trechosmaiscríticosdaobra,que
passapertodosmananciais que
abastecem a grande Curitiba,
por isto, este segmento está re-
cebendo um cuidado especial
na sua construção.
A rodovia entre Curitiba e
Piraquara está ganhando gale-
rias especiais, que separam a
água da chuva dos mananciais
que abastecemaRegiãoMetro-
politana. Ao longodos 14 quilô-
metros de duplicação da rodo-
via (PR-415), está sendo colo-
cada rede de captaçãode águas
e piscinas de decantação, para
conter os sedimentos da rodo-
via.
“OEstado está tomandodi-
versos cuidados para preservar
os mananciais de Piraquara.
Esta duplicação é importante
paraa região, naquestãodemo-
bilidade. Mas também é estra-
tégica no abastecimento de
águas da Região Metropolita-
na de Curitiba”, disse o secre-
tário de Infraestrutura e Logís-
tica, José Richa Filho.
Oprojeto prevê que a água
da chuva que escorre pela ro-
dovia caia em galerias entre
1,5 metro a 2,5 metros de al-
tura por 1,5 metro de compri-
mentos. Na rede de captação,
construída nas laterais da es-
trada — sob as calçadas e ci-
clovias, a água da chuva se-
gue para piscinas, onde per-
manece até que os sedimen-
tos se acomodem no fundo.
Depois deste processo, a
água acumulada nas piscinas
começa a ser solta em peque-
nas quantidades. Destamanei-
ra evita o arrasto de sujeiras,
comopódeborracha(dospneus
dos veículo), papéis e bitucas
de cigarros.
As equipes contratadas
DER-PR estão trabalhando na
construçãodastrincheirasepon-
tes, pavimentação, alguns ser-
viços de drenagem e terrapla-
nagem, escavação para alarga-
mento da terceira pista, restau-
ração da pista existente. Além
da construçãode calçadas, ciclo-
vias e bolsões de retorno.
Novas tecnologias e cuidados
ambientaismarcamobras
A PR-415, a Rodovia Leopoldo Jacomel, corta área de manaciais que abastecem a Grande Curitiba
RodoviadaUvaentraemnova faseem2016
Um novo equipamen-
to de escavação (clamshe-
ll) está ajudando as equi-
pes contratadas pelo De-
partamento de Estradas de
Rodagemdo Paraná (DER-
PR) a reduzir o tempo de
construção da nova trin-
cheira na duplicação entre
Curitiba e Piraquara. Usan-
do a tecnologia da “pare-
de-diafragma”, a obra está
mais rápida no cruzamen-
to da rodovia João Leopol-
do Jacomel (PR-415) com
a avenida Jacob Maca-
nhan. OGoverno do Para-
ná está investindo R$ 145
milhões na duplicação da
rodovia.
A previsão da fiscaliza-
ção do DER, era executar
mil metros cúbicos de pa-
rede em um mês de obra.
Mas, neste período, já fo-
ram executados quase 2
mil metros cúbicos. A nova
escavadeira, diferente do
processo tradicional, faz
recortes no solo no tama-
nho exato para a colocação
das ferragens. Logo em se-
guida, é despejado o con-
creto, que quando endure-
cido vai formar a parede
Novo
equipamento
reduz tempo
de escavação
Duplicação da rodovia que liga Curitiba a Piraquara, na RMC, tem equipamentos de alta tecnologia
PR-417 terá também calçadas e ciclovias
PR-417
6,5
km
de pista, com a
construção de
canteiro central,
nova iluminação,
semáforos, novas
calçadas com
rampas de acesso
e ciclovia fazem
parte da primeira
fase de duplicação
da PR-417, a
Rodovia da Uva,
que liga Curitiba
ao centro de
Colombo. O
investimento do
governo do Estado
é de R$ 35
milhões. O projeto
prevê também a
instalação de
semáforos.
Divulgação/AN-PR
O Governo do Paraná
quer ainda em 2016 abrir a
licitação para iniciar mais
uma fase de duplicação da
Rodovia da Uva, que liga
Curitiba a Colombo. Atual-
mente, as equipes já traba-
lham na primeira fase, entre
o Contorno Norte e a região
central da cidade vizinha.
Agora, com recursos interna-
cionais do Banco Interameri-
cano de Desenvolvimento
(BID), o Estado quer fazer o
trecho que sai de Curitiba até
o Contorno, fechando cerca
de 11 quilômetros de dupli-
cação, com calçadas, ciclovi-
as e vias marginais.
“Há muito que a comuni-
dade local se mobiliza para
ter esta rodovia duplicada.
Por estar conurbada com
Curitiba, ao longo desta ro-
dovia há um forte comércio
local, que atende tanto Co-
lombo como a capital para-
naense. Por isso do cuidado
de se ter marginais e áreas
para ciclistas e pedestres,
facilitando a mobilidade lo-
cal”, diz o diretor do Depar-
tamento de Estradas de Ro-
dagem do Paraná (DER-PR),
Nelson Leal Junior.
A estimativa do governo
estadual é obter os emprés-
timos do BID ainda no pri-
meiro semestre. Toda a do-
cumentação está em Brasília
na Secretaria do Tesouro Na-
cional (STN), analisando o
financiamento do Paraná e
mais cinco estados e nove
municípios, que buscam re-
cursos deste órgão internaci-
onal.
A duplicação da Rodovia
da Uva (PR-417), obra do Go-
verno do Estado entre Curi-
tiba e Colombo, está ganha-
do trechos de pavimentação
comobras de terraplenagem,
drenagem, tanto na via prin-
cipal como nas marginais. Di-
ariamente, circulam pela ro-
dovia cerca de 16 mil veícu-
los. As obras ampliarão a ca-
pacidade de tráfego da re-
gião.
O intenso trânsito no tre-
cho de pista simples provo-
cava transtornos à popula-
ção, que usa a Rodovia da
Uva como a principal ligação
entre Colombo e a capital.
Antonio Costa/AN-PR
DUPLICAÇÃO
)
A duplicação
da PR-415 irá
ampliar a
capacidade de
tráfego da rodovia
por onde passam
mais de 25 mil
veículos por dia,
em sua maioria,
automóveis leves e
motos. Ao longo
dos 14 quilômetros
de duplicação
serão construídos
pontos de
retorno, viadutos,
passarelas,
ciclovias e
calçadas, além da
implantação de
iluminação central
)
As obras de
duplicação da PR-
415, entre
Curitiba, Pinhais e
Piraquara, seguem
em ritmo
acelerado.
Atualmente são
sete frentes de
trabalho ao longo
dos 14 quilômetros
de duplicação
1...,21,22,23,24,25,26,27,28,29,30 32,33,34,35,36
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