BEM
PARANÁ
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Informe Especial
DEZEMBRO DE 2015
Curitiba terá acessos duplicados
a todos osmunicípios da Região
Atualmente há obras de
duplicação em andamento,
entre Curitiba e Colombo, na
PR-417. Nesse trecho as equi-
pes trabalham na duplicação
de 6,5 quilômetros da rodovia.
Outra frente de trabalho faz a
duplicação de 14 quilômetros
da PR-415, entre Curitiba e Pi-
raquara, por onde passam
mais de 25mil veículos por dia,
a maioria automóveis leves e
motos.
Entre as obras já entregues
pelo governo do Paraná está o
contorno rodoviário emCam-
po Largo (BR-277), com 11
quilômetros de pistas dupli-
cadas e o contorno de Agudos
do Sul, com 2 quilômetros de
extensão, ligando a PR-281 e
PR-419. Com a criação desses
contornos o tráfego pesado da
região foi retirado da cidade,
melhorando a circulação de
veículos.
Há também obras previs-
tas para iniciar em 2016, como
amodernização e recuperação
de 11 quilômetros da PR-090,
conhecida como Estrada do
Cerne, entre Curitiba e Cam-
po Magro. O trabalho inclui a
Melhorias estão acontecendo nas rodovias que dão acesso a Colombo, Pinhais e Piraquara e novas frentes vão começar
Até 2018, todos os aces-
sos rodoviários aos municí-
pios vizinhos de Curitiba es-
tarão duplicados ou terão
trechos duplicados com ter-
ceiras faixas. Desde 2013, o
governo do Paraná lançou o
maior programa de duplica-
ções na Grande Curitiba,
para acabar com pontos de
gargalos. Serão 77,5 quilô-
metros em um investimento
de mais de R$ 500 milhões.
“Com o crescimento da
Região Metropolitana de
Curitiba, o tráfego de veícu-
los entre os municípios au-
mentou e, por isto, o gover-
no está modernizando a in-
fraestrutura, preparando a
malha rodoviária para o fu-
turo”, diz o secretário de In-
fraestrutura e Logística, José
Richa Filho.
As melhorias estão acon-
tecendo nas rodovias que dão
acesso a Colombo, Pinhais e
Piraquara e novas frentes vão
começar, em janeiro, para
Campo Magro, Rio Branco do
Sul e Almirante Tamandaré.
Além destas rodovias, o Es-
tado já entregou duplicações
na região de Campo Largo,
com o novo contorno, e tam-
bém finalizou o contorno de
Agudos do Sul.
O diretor do Departa-
mento de Estradas de Roda-
gem do Paraná (DER-PR),
Nelson Leal Junior, explica
que estas rodovias em áreas
urbanas estão recebendo
projetos especiais, que le-
vam em conta a mobilidade
dos veículos e pedestres, ci-
clistas e a interação com o
transporte público. “Onde há
espaço físico, estão sendo
construídas também calça-
das e ciclovias, além de vias
marginais. Tudo para que o
fluxo da rodovia interfira o
menos possível no trânsito
das regiões urbanas”, diz.
Juntas estas obras somam
131 quilômetros de calçadas,
110 quilômetros de ciclovias,
além de trincheiras, passare-
las e viaduto, o que reduz a
interferência da área urbani-
zada com a rodovia. “Há ca-
sos, como em Campo Magro,
que a prioridade foi a cons-
trução de recuos para os pon-
tos de ônibus, como forma de
dar mais segurança ao trans-
porte público”, disse o dire-
tor. Outra ação para agilizar
o transporte público foi a
construção de mais uma fai-
xa na ligação entre Curitiba e
Piraquara, o que permitirá os
ônibus trafegarem em faixa
dedicada a eles.
Outra vantagemdas rodo-
vias em áreas urbanizadas é a
presença de sistema de ilumi-
nação, que traz mais seguran-
ça para os pedestres e moto-
ristas. Há também a preocu-
pação do governo estadual
em reforçar a sinalização nos
trechos mais movimentados,
como perto de passarelas, para
evitar acidentes.
As obras de duplicações
estão acontecendo com re-
cursos do governo estadual,
com verbas de concessões e
também em parceria com a
iniciativa privada, por meio
do crédito outorgado do Im-
posto sobre Circulação de
Mercadoria e Serviços
(ICMS).
Frentesde trabalhoemexpansão
duplicação de dois quilôme-
tros e construção de três qui-
lômetros de terceira pista, re-
cuos para ponto de ônibus e
sete quilômetros de calçadas,
além de acostamentos. Serão
construídas, ainda, quatro in-
terseções em nível, sendo um
retorno, uma rótula alongada
e duas rotatórias. O investi-
mento de R$ 24,7 milhões.
Contorno de Campo Largo foi concluído e acabou com um dos gargalos da RMC
Investimentos no interior
Todos esses investimentos, como os na Região Metropolitana de Curitiba (RMC),
fazem parte do maior programa de duplicações em andamento no Estado. Os
investimentos somam mais de R$ 1,8 bilhão. Na região Noroeste está em
andamento as duplicações, entre
Campo Mourão e Floresta, na PR-317
(53
quilômetros); entre Jandaia do Sul e Apucarana, na BR-369 (11 quilômetros).
Também em obras as duplicações, entre Ponta Grossa e Apucarana, na BR-376
(220 quilômetros); entre Piraí do Sul e Jaguariaíva, na PR-151; e de Matelândia ao
acesso a Ramilândia (5,3 quilômetros), Londrina e Cambé, PR-445 (17,2 km). Já
foram entregues a duplicação de 14 quilômetros entre Matelândia e Medianeira
(BR-277) e o contorno de Mandaguari, também com 11 quilômetros. Também
foram concluídos os primeiros 11 quilômetros da duplicação da PR-445 e a
duplicação entre Maringá e Paiçandu (quatro quilômetros).
E a duplicação de 29 qui-
lômetros da PR-092, entre Cu-
ritiba e Rio Branco do Sul.
Também está em fase de pro-
jeto, a segunda etapa da du-
plicação da Rodovia da Uva.
Na mesma rodovia, mas em
fase de licitação, está o novo
viaduto que será instalado na
PR-417 com a Avenida Santos
Dumont, emColombo.
Contorno de Agudos do Sul: umas das frentes
Canteiro de obras
Jorge Woll/DER
Jorge Woll/Sanepar
Jorge Woll/SEIL/DER