Jornal Bem Paraná - page 9

BEM
PARANÁ
9
Cidades
CURITIBA, QUARTA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 2016
Rodolfo Luis Kowalski
Um dos mais gritantes
problemas de Curitiba quan-
do o assunto é segurança pú-
blica são os assaltos contra
ônibus e estações tubo. Entre
2014 e o final de fevereiro de
2016, foi registrada uma mé-
dia de quase nove ocorrênci-
as por dia na Capital e região
metropolitana. Embora alto,
esse número vem caindo nos
últimos anos, apontam dados
do Sindicato das Empresas de
Ônibus de Curitiba e Região
Metropolitana (Setransp).
Em 2014, foi registrado
um total de 3.567 assaltos con-
tra o transporte coletivo, o que
dava uma média de quase 10
casos por dia. No ano seguin-
Emumano, assaltos a ônibus e
tubos caem16%na Grande Curitiba
Sindicato dos motoristas e cobradores, no entanto, aponta que os criminosos estão agindo cada vez com mais violência
te houve redução de 16% nas
ocorrências, com 2.995 regis-
tros, média de oito por dia.
Finalmente, em 2016, foram
276 assaltos até fevereiro, ou
cerca de 4 ocorrências diárias.
O resultado positivo é re-
flexo principalmente da redu-
ção das ocorrências envolven-
do tubos do sistema urbano
(Capital) e em linhas do siste-
ma metropolitano (RMC). Em
2014 foram 2.500 assaltos a
tubos da Capital e outras 428
em linhas metropolitanas. No
ano seguinte, o primeiro índi-
ce registrou queda de 17,64%,
com 2.059 assaltos contra es-
tações-tubo. Já o número de
ocorrências envolvendo as li-
nhas metropolitana caiu
42,3%, com 247 registros.
Mas se por um lado a que-
da nos índices é algo positivo,
por outro é evidente o quanto
ainda se faz necessário avan-
çar para garantir a segurança
de motoristas, cobradores de
ônibus e passageiros do trans-
porte coletivo.
“As Empresas de Ônibus
de Curitiba e Região Metro-
politana veem com bastante
preocupação os casos de as-
saltos em tubos e linhas. Em-
bora o total de assaltos tenha
diminuído, como mostram os
números, ainda se está longe
do objetivo final, de não ha-
ver roubos no sistema de
transporte”, informou a Se-
transp por meio de nota.
“As empresas mantêm um
canal de diálogo direto e cons-
tante com a Guarda Munici-
pal e a Polícia Militar para tro-
car informações e mapear os
locais commais incidência de
roubos, a fim de que as corpo-
rações, quando possível, pos-
sam agir preventivamente ou,
quando necessário, possam
efetuar a prisão dos crimino-
sos”, continua a nota.
OSindicato dosMotoristas
eCobradores deÔnibus (Sindi-
moc), por sua vez, aponta que
as ocorrências, embora menos
frequentes, estão cada vezmais
violentas. “Isso é muito claro,
os assaltos estão ficando cada
vez mais violentos. Por exem-
plo, está cada vezmais comum
bandidos comoporte de armas
de fogo”, afirma Anderson Tei-
xeira, presidente do Sindimoc.
Ocorrências de assaltos a ônibus e estações tubo na Grande Curitiba apresentam queda desde 2014, mas trabalhadores do sistema ainda consideram risco muito alto
Uma das medidas que o
Setransp defende para redu-
zir as ocorrências de assalto no
transporte coletivo é o incenti-
vo ao uso do cartão-transpor-
te, que já é obrigatório nas 62
linhas que operamcommicro-
ônibus emCuritiba. Tal obriga-
toriedade foi implementada
emmeados de 2014 como uma
forma de se adequar à lei que
impede motoristas de exercer
o papel dos cobradores (a cha-
mada dupla-função).
“As empresas também
lembram que em Curitiba
apenas 60% dos pagamentos
Uso do cartão transporte pode ajudar
RÁPIDA
Fortalecimento das famílias
Segundo o Sindimoc, várias reivindicações já foram
feitas com relação à segurança no transporte
coletivo. Uma das regiões mais preocupantes seria
Colombo. Segundo Anderson Teixeira, presidente
do Sindimoc, o munícipio é o local onde há maior
número de assaltos e reclamações por parte dos
motoristas e cobradores. Quanto às
reivindicações, na semana passada o sindicato
apontou, em nota oficial, a necessidadede mais
investimentos em segurança pública e de políticas
públicas voltadas ao fortalecimento das famílias.
“Nações desenvolvidas, como a Alemanha, por
exemplo, tratam esse tema como estratégia de
gestão do estado, tendo, inclusive, um Ministério
da Família. É na família que se aprende a diferença
entre o certo e o errado, onde se forma o caráter
das pessoas”, afirma o Sindimoc na nota.
são realizados com cartão.
Elas acreditam que o incenti-
vo ao uso do cartão é umgran-
de aliado na luta contra os
assaltos em tubos e linhas.
Quantomenos dinheiro circu-
lando, menor é a atratividade
para roubos”, argumenta a
Setransp.
Amesma opinião compar-
tilha a Urbs, que gerencia o
transporte em Curitiba. A
empresa estimula o uso do
cartão transporte para facili-
tar a vida do usuário e tam-
bém para reduzir a quantida-
de de dinheiro circulante.
CASOS
276
assaltos
a ônibus e estações tubo de Curitiba e região
foram registrados nos dois primeiros meses
deste ano. Apesar de ainda ser muito, a média
diária caiu de 10 em 2014 para quatro em 2016.
Em 2014 foram 3.567 assaltos a ônibus e tubos do
transporte na Grande Curitiba.
Fiscalização deve começar amanhã
A faixa exclusiva da Rua
Conselheiro Laurindo foi im-
plantada há pouco mais de
10 dias. Com 1,9 quilômetro
de extensão, ela beneficia 15
linhas de ônibus que trans-
portam, no sentido centro,
50 mil passageiros por dia.
A fiscalização de trânsito na
faixa tinha previsão de co-
meçar amanhã.
O tempo de viagem de
cada uma das linhas é variá-
vel em função da extensão e
do trânsito no trajeto, mas a
expectativa dos técnicos é de
uma redução de, em média,
30% do tempo no trecho. O
desempenho de cada linha
está sendo analisado diaria-
mente mas serão necessárias
algumas semanas para me-
dir o desempenho real.
A faixa exclusiva da Con-
selheiro fica no lado direito
da rua no trecho entre a Rua
Chile e a Avenida Sete de Se-
tembro e à esquerda no tre-
cho entre a Visconde de Gua-
rapuava e a Travessa Itararé.
Faixa exclusiva
Franklin de Freitas
1,2,3,4,5,6,7,8 10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,...72
Powered by FlippingBook