Jornal Bem Paraná - page 11

Agora com motores turbo a versão Carreira de entrada custa 509 mil reais
Chega ao Brasil o
novo Porsche 911
A nova geração do Pors-
che 911 Carrera começa a de-
sembarcar no Brasil com pre-
ços a partir de R$ 509 mil
para a versão Carreira de
entrada e a mais potente
Carreira S custa 651 mil re-
ais. O modelo conta agora
com motor turbo em quase
todas as versões.
Até a última geração,
apenas duas versões do es-
portivo icônico tinham sobre-
alimentação e eram chama-
das, obviamente, de Turbo e
Turbo S. Além disso, para o
Brasil, a novidade é a versão
de “entrada” Carrera, que
não era importada anterior-
mente.
O 9111 abandona os mo-
tores aspirados e adota pro-
pulsores turbinados, que ti-
veram um acréscimo de 20
cv sobre a geração anterior.
As versões Carrera utilizam
motores 3.0 biturbo de seis
cilindros contrapostos (bo-
xer), que entregam 370 cv e
45,9 mkgf de torque na ver-
são inicial e 420 cv e 51 mkgf
na configuração Carrera S.
No Brasil, eles serão vendi-
dos exclusivamente com a
transmissão de dupla em-
breagem PDK de sete mar-
chas, com tração traseira ou
integral (estes últimos iden-
tificados pelo numeral 4). O
911 Carrera com tração tra-
seira acelera de 0 a 100 km/h
em 4,2 segundos, enquanto
o Carrera S faz a mesma pro-
va em 3,9 segundos. A velo-
cidade máxima de ambos
fica em 293 km/h e 306 km/
h, respectivamente.
A Porsche disponibiliza
pela primeira vez para todos
os 911 um sistema que eleva o
eixo dianteiro emaproximada-
mente 40 milímetros. O siste-
ma eletrohidráulico, que fun-
ciona em baixas velocidades,
tem a proposta de evitar que o
esportivo raspe em entradas
de garagem, protegendo tam-
bém o assoalho do carro ao
passar por lombadas. Um re-
curso bem útil para veículos
desse tipo. Com exceção dos
entusiastas, as mudanças vi-
suais passam quase desperce-
bidas para quemnãoolhar com
atenção para o modelo, já que
o 911 traz leves retoques nos
faróis, luzes diurnas de LED,
rodas, maçanetas, lanternas e
grades da tampa do motor.
Fotos: Divulgação
O 9111 abandona os motores aspirados e adota propulsores turbinados
TRÂNSITO
Marcelo José Araújo |
Validade da CNH como
identidade
Por uma questão de segurança as pessoas evitam
levar consigo a carteira de identidade, optando por do-
cumentos que não sendo a identidade, valem como tal.
O Art. 13 da Lei 8906/94 (Estatuto da Advocacia), em
relação à OAB e a segunda pelo Art. 159 da Lei 9503/97
(Código de Trânsito Brasileiro) em relação à CNH. E
quando os documentos que valem como identidade têm
sua validade vencida para sua finalidade principal (diri-
gir), continuam valendo como documento de identifica-
ção?
No caso da OAB houve tempo
que ela ti-
nha validade, mas não se deixava de ser Advogado e
não é feita uma prova ou exame, seja médico, psicológi-
co, de conhecimentos teóricos ou práticos para a sua
renovação, e no caso da Carteira de Habilitação todos
poderiam ser exigidos, sendo que atualmente é feito o
médico, o psicológico apenas para profissionais do vo-
lante, e prova ou carga horária de conhecimentos teóri-
cos de direção defensiva e primeiros socorros. Mas em
nenhum caso a identidade da pessoa, ou mesmo seu
CPF (que não tenha sido cancelado) continuam válidos.
A identidade (RG) naturalmente não tem prazo de vali-
dade, tanto que é bastante comum a surpresa ao se ver
as fotos das identidades.
No caso da Carteira de Habilitação
algo
preocupante pode acontecer. Caso a pessoa venha a uti-
lizar um veículo em uma viagem (locado ou empresta-
do), e seu documento venha a ser recolhido pelo cometi-
mento de infração que preveja tal Medida Administrati-
va, a pessoa estaria prejudicada até para embarcar num
avião, ou seja, sua impossibilidade de estar de posse do
documento que o legitime a conduzir veículo prejudica
sua identificação, quando apenas esse documento está
sendo portado. Vale lembrar que nem a OAB nem a
CNH são identidades, e sim valem como tais, tanto que
até em países de fronteira (Argentina, p.ex.) não são
aceito como tais. Há pessoas que há anos portam sua
Permissão para Dirigir e sua Habilitação, não renovadas,
utilizando como identifcação. E aí, valem?
MARCELO JOSÉ ARAÚJO – Advogado e Consultor de
Trânsito. Professor de Dto. de Trânsito
Esportivo
RÁPIDA
Modelos 911 Targa
A gama do Porsche 911 The Porsche compartilha os mesmos motores dos modelos
Carrera, com 370 cv (272 kW) e 450 Nm para o Targa 4 e 420 cv (309 kW) e 500 Nm
para o Targa 4S. Os modelos Targa são oferecidos exclusivamente com tração nas
quatro rodas. O Targa 4S acelera de 0 a 100 km/h em 4 segundos (com o pacote
Sport Plus e transmissão PDK) e atinge uma velocidade máxima de 303 km/h.
Visualmente, o 911 Targa enfatiza a elegância. Com seu design exclusivo, ele se
diferencia claramente do Coupé e do Cabriolet, reunindo de forma marcante o
clássico conceito do Targa com o conforto de um moderno cupê. Como o
legendário Targa original, ele possui o característico largo arco transversal no
lugar das colunas B, uma parte do teto móvel, acima dos bancos dianteiros, e
uma janela traseira envolvente, sem coluna C. O teto de tecido se dobra atrás
dos bancos traseiros quando é aberto, com apenas o toque em um botão. O
911Targa 4custa R$ 591.000,00 e o Targa 4S R$ 730.000,00
Up temmudanças discretas
Linha 2017
A Volkswagen já colocou
nas concessionárias a linha
2017 do compacto up! Com
preços sugeridos de R$
32.590 a R$ 51.590, o hatch
da Volks mantém as opções
de motor tricilíndrico flex 1.0
aspirado e turbo, com potên-
cias respectivas de 82 cv e 105
cv, associados a transmissão
manual ou automatizada de
cinco marchas. O visual per-
manece o mesmo, bem como
as versões disponíveis, com
carroceria de duas ou quatro
portas.
Dentre as mudanças,
agora o Up traz rodas de 14
polegadas desde a versão de
entrada Take Up (anterior-
mente, eram aro 13) e tam-
bém conta compneus de bai-
xa resistência à rolagem em
todas as configurações - esse
tipo de pneu temmenos atri-
to com o piso e, consequen-
temente, proporciona maior
economia de combustível.
Outra pequena alteração
relativa à linha 2016 é a iden-
tificação das versões Move
Up e High Up, que passam a
trazer adesivos nas portas di-
anteiras. Lançado no Brasil
no início de 2014, o Up está
prestes a receber uma reesti-
lização na Europa, apresen-
tada durante o Salão de Ge-
nebra (Suíça), emmarço pas-
sado. As mudanças também
forampontuais: externamen-
te, o subcompacto ganhou
novo para-choque dianteiro
e alterações nas lanternas.
Na cabine, agora traz novo
sistema de som e volante se-
melhante ao do Golf. São
novidades que, aqui, podem
chegar apenas na linha 2018.
Red up! TSI
BEM
PARANÁ
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Carros
CURITIBA, SEGUNDA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2016
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