Jornal Bem Paraná - page 2

PRF apreende 1.400 kg de maconha
em ônibus de banda musical
No início da noite de ontem, equipes da
Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordaram, na
BR-467, um ônibus de uma banda de música
com sede na cidade de Medianeira. Com o
auxílio de dois cães farejadores da PRF, foram
localizados no fundo do ônibus, embaixo dos
equipamentos, diversos fardos de maconha.
BEM
PARANÁ
2
Opinião
CURITIBA, QUARTA-FEIRA, 20 DE JULHO DE 2016
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EMALTA
A
COPEL GERAÇÃO E TRANSMISSÃO
apresentou o melhor desempenho entre
as empresas transmissoras de energia
com contratos de concessão anteriores
a 2000, segundo nota técnica divulgada
pela Agência Nacional de Energia
Elétrica. Foi a que apresentou menor
perdas por desligamentos.
EMBAIXA
As
COMPANHIAS AÉREAS
registraram, em
junho, queda de 5,9% na demanda por
voos domésticos em relação a junho de
2015, considerando o número de
bilhetes vendidos, trecho percorrido e
descontos de ocupação pela tripulação,
cortesia e gratuidades. Foi a décima
primeira queda consecutiva.
JOSÉ PEDRIALI
Dilma e Lula ladram
Lula e Dilma estão em campanha
desesperada país afora. Dilma para tentar
voltar ao poder; Lula para dissociar-se de
Dilma e viabilizar-se candidato à
presidência em 2018 (se o juiz Sergio Moro
deixar…).
MAIS
AS 5 MAIS DO CAPITÃO
Juan chutou o balde
Mesmo jogando muito bem, o Coritiba, na
noite de ontem, acabou perdendo para o
Galo Mineiro (2×1). O meia Juan, mais uma
vez, foi retirado de campo apelando
contra o Pachequinho. E, para atrapalhar
ainda mais, o jogo estava empatado.
MAIS
MALUCO BELEZA
Contra a ideia de gênio
“Só não me falem de dons e talentos
inatos!”, escreveu o filósofo alemão
Friedrich Nietzsche, criticando uma das
noções mais correntes da nossa cultura: a
ideia de gênio. Para ele, o culto ao gênio
esconde tanto preguiça quanto vaidade.
MAIS
Direto do BEM
PARANÁ.com.br
TOP FIVE
Mercado da bola
Atlético pode contratar
um chileno e um
uruguaio
Atlético-MG 2 x 1 Coxa
Pachequinho entrega
"caso Juan" para diretoria
do Coritiba
Série B
Paraná confirma rescisão
de contrato com Robert
Campeonato Brasileiro
Em jogo com polêmicas,
Coritiba perde para o
Atlético-MG
Plantão de Polícia
Advogado é preso com
crack e cocaína avaliados
em meio milhão de reais
As cinco mais acessadas ontem no site
1
2
3
4
5
No Interior
Presidente da Câmara Municipal
de Ortigueira é morto no Paraná
O presidente da Câmara de Vereadores de
Ortigueira, no Paraná, foi morto na zona rural
do município na noite de segunda-feira. João
Batista Luiz Borges (PSDB) morava com mulher
e filhos em um assentamento do Movimento
dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST),
local onde ocorreu o crime.
Plantão de Polícia
Roberto Paes de Carvalho Ramos é diretor de suporte ao ensino da Estácio
Até bem pouco tempo, realidade virtual (RV) era aposta para um futuro
ainda distante, parte de um ciclo longo de desenvolvimento de conteúdos e
tecnologias capazes de promoverem aplicações que simulem ambientes reais
– ou modelados à sua semelhança. Obviamente, em um contexto de ebulição
tecnológica e antecipação de demandas resultantes dela, o ciclo longo não só
se transformou em curto como, em alguns aspectos, deixou de ser ciclo e
passou a ser linha de produção.
Vale uma ressalva: diversas outras "realidades" transitam dentro do amplo
conceito, como realidade aumentada e misturada. O que permite delimitar o
tema deste texto é, no entanto, o nível de engajamento e de sensação de
presencialidade que tal tecnologia proporciona. Nesse sentido, estamos fa-
lando de aplicações multimídia imersivas, com auxílio de um dispositivo (uma
espécie de "óculos"), que replicam um ambiente no qual é simulada a presen-
ça física do usuário, como se ele estivera
efetivamente inserido naquele cenário.
Se pensarmos nas possibilidades edu-
cacionais, estamos diante de uma nova
fronteira no que se refere à aplicação de
conhecimentos teóricos, isso para ficar-
mos restritos a esse único aspecto. Afi-
nal, qual seria a possibilidade de um alu-
no de Engenharia ou de Física realizar
uma visita guiada por um reator nuclear
de verdade? Se nessa visita ele pudesse
interagir com controles, manipular obje-
tos, simular operações, buscar falhas ou
perigos na estrutura? Ou de um aluno
de biologia estar imerso dentro de um
bioma, movimentando-se por ele, obser-
vando, recebendo informações quando
diante de uma espécie, coletando dados,
controlando variáveis climáticas?
É verdade que é possível termos si-
muladores sofisticados para computado-
res. Entretanto, a compreensão é forte-
mente impulsionada pela tridimensiona-
lidade que a imersão possibilita e a expe-
riência é multifacetada, tanto em termos
de linguagem quanto de interação. Tudo
isso ao alcance de um dispositivo e um
aplicativo instalado no smartphone.
Alguns segmentos, em especial de
games, vêm buscando produzir conteú-
dos, ao mesmo passo em que grandes indústrias investem em produção de
dispositivos. Não foi à toa que o Facebook adquiriu em 2014 a empresa Oculus
VR (criadora de games e, em especial, do dispositivo Oculus Rift), um negócio
de dois bilhões de dólares. Alguns jogos usando realidade virtual imersiva são
tão realísticos que é normal o usuário gritar, ficar ofegante, suar, cair no chão...
Aliás, aplicar gamificação na perspectiva educacional torna ainda mais rele-
vante o conceito.
Todos nós educadores temos ciência de que a simples adoção de tecnolo-
gia não garante qualquer resultado acadêmico – além da motivação para usar
a própria tecnologia. Entretanto, quando combinada com metodologia perti-
nente, podemos falar em saltos qualitativos, adicionando a eles fortes pitadas
de mobilidade, conveniência, inovação e, principalmente, resultados surpre-
endentes em termos de aprendizagem.
Roberto Paes
Realidade virtual
na educação superior
PRF
Alguns segmentos,
em especial de
games, vêm
buscando produzir
conteúdos, ao
mesmo passo em
que grandes
indústrias
investem em
produção de
dispositivos. Não
foi à toa que o
Facebook adquiriu
em 2014 a empresa
Oculus VR
(criadora de games
e, em especial, do
dispositivo Oculus
Rift), um negócio
de dois bilhões de
dólares.
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