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BEM
PARANÁ
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Carros
CURITIBA, SEGUNDA-FEIRA, 20 DE JULHO DE 2015
TUDOAUTO
Nilton Saciotti |
Tecnologia
A Ford está testando novas tecnologias de ilumi-
nação que vão permitir ao motorista identificar poten-
ciais riscos nas estradas à noite, como pedestres, ci-
clistas e animais na pista, e ter uma viagem mais se-
gura, como mostra o vídeo neste link. O sistema avan-
çado de iluminação dianteira baseado em câmera com-
bina dois avanços já disponíveis em carros da Ford: o
farol adaptativo - lançado agora no Brasil com a nova
linha Focus - e o sistema de reconhecimento de sinais
de trânsito, além de poder operar com GPS. Já o siste-
ma “Spot Lightning” usa uma câmera infravermelha
para detectar a presença de pedestres, ciclistas e ani-
mais na pista e alertar o motorista. Ele pode identifi-
car até oito potenciais perigos e destacar duas priori-
dades máximas, por meio de faróis especiais e exibi-
ção na tela do painel.
Teatro Guairá
A Renault do Brasil, em parceria com o Governo do
Estado do Paraná através da Secretaria de Cultura,
anunciou um novo aporte de recursos para continui-
dade do trabalho de restauração do Teatro Guaíra (ini-
ciado em meados de 2014). Importante patrimônio
cultural brasileiro e um dos símbolos da cidade de
Curitiba, o teatro receberá agora o repasse de R$ 1,5
milhão, elevando para R$ 4,3 milhões o total de recur-
sos repassados pela Renault com esta finalidade des-
de o ano passado.
Rodas de fibra de carbono
O Ford Mustang Shelby GT350R é o primeiro veí-
culo produzido por uma grande marca a ter rodas de
fibra de carbono como equipamento de série. Esse
material de ultra-alta performance é um dos avanços
do supercarro desenvolvido para ser o Mustang mais
potente já homologado para as ruas. Para proteção
contra o calor dos freios, essas rodas recebem o mes-
mo revestimento de plasma cerâmico usado nos ôni-
bus espaciais. Com pouco mais de 8 kg, as rodas de
fibra de carbono pesam praticamente a metade de
uma equivalente de alumínio (15 kg). A redução de
mais de 40% na inércia de rotação também tem im-
pacto positivo na aceleração e frenagem. Elas são tão
leves que os amortecedores MagneRide do Shelby
GT350R tiveram de ser recalibrados para a suspensão
não responder rápido demais nas curvas.
Mortes
O Brasil está mais longe de cumprir sua meta de
redução de mortes em acidentes de trânsito. Uma re-
visão de dados do governo federal aponta que a que-
da em 2013 –último ano disponível– não foi tão gran-
de quanto estatísticas preliminares apontavam. Os pri-
meiros dados coletados pelo SUS (Sistema Único de
Saúde) indicavam uma redução de 10% nas mortes
em um ano, mas a revisão mostrou um recuo menor,
de 6%. Foram incluídas na nova conta oficial quase
2.000 vítimas que antes não estavam no banco de da-
dos ou que tinham causa de morte diferente ou des-
conhecida. Essa revisão é praxe no SUS. Com a mu-
dança, 2013 fechou com 42,3 mil mortes, ante 44,8 mil
no ano anterior –a conta inclui mortes em vias urba-
nas e nas estradas. A meta do país, assumida perante
à ONU, é chegar a número próximo de 29,4 mil até
2020, último ano da Década de Ação para a Seguran-
ça. Confira as estastíticas no site do Observatório Na-
cional de Segurança Viária
/.
Peugeot 208 equipado
e commesmo preço
Volante multifuncional e retrovisores elétricos de série estão entre as novidades
O compacto 208 já é linha
2016. Ele não teve mudanças
externas, mas traz duas boas
novidades: ganhou muitos
itens de série e, o melhor, não
teve nenhum aumento de
preço. Entre as novidades de
equipamentos, destaque para
os quatro air-bags e sensor de
estacionamento dianteiro a
partir da versão Active Pack,
sensor traseiro na Allure e seis
airbags para a já completa
Griffe, top de gama, e a cen-
tral de multimídia que agora
está disponível em todas as
versões. O Peugeot 208 é o
único do segmento a oferecer
o teto panorâmico e o concei-
to inovador do cockpit, com o
volante “esportivo” de dimen-
sões reduzidas, painel de ins-
trumentos elevado e central
multimídia ergonômica emul-
tifuncional com tela de sete
polegadas colorida sensível ao
toque.
As três versões são equi-
padas com o motor 1.5L 8V
Flex, que desenvolve 93 ca-
valos de potência máxima a
5.500 rpm abastecido com
etanol. O torque máximo é
de 14,2 kgfm com o mesmo
combustível, sempre a 3.000
rpm., que está acoplado ex-
clusivamente a uma caixa
manual de cinco velocidades.
A linha 208 também disponi-
biliza caixa de câmbio auto-
mática sequencial de quatro
velocidades que possibilita a
troca manual de marchas
pela alavanca ou por aletas
atrás do volante. A transmis-
são em conjunto com o motor
1.6L 16V Flex, que desenvol-
ve 122 cavalos de potência a
5.800 rpm quando abasteci-
do com etanol, e torque de
16,4 kgfm a 4.000 rpm, com o
mesmo combustível.
Linha 2016
Fotos: Divulgação
Hatch da Peugeot parte de R$ 45.990 e chega a R$ 62.890 no Brasil
Weekend Adventure 2016 ganha mais equipamentos
A versão Adventure 2016 da Palio
Weekend traz novidades como
maçanetas na cor do veículo que
garantem um visual mais atraente.
?Também chega de série com apoia-
braço para motorista e vidros elétricos
traseiros com one touch e
antiesmagamento. Outra importante
novidade de série da linha 2016 é o
sensor de estacionamento, um
conteúdo que facilita em muito as manobras. E para completar, está versão ganha
ainda de série mais tecnologia com o Rádio Connect integrado ao painel, que
reproduz CD’s, MP3/WMA, entradas auxiliar e USB, além dos comandos de voz
Bluetooth, proporcionando ainda mais segurança ao usuário.
A versão Adventure além de mais completa traz um grande benefício para o bolso do
consumidor: com todos esses conteúdos a versão era comercializada por R$
63.472,00, sendo que a partir da versão 2016 com os novos itens de série, o
Weekend Adventure 2016 será ofertado por R$ 62.320,00. Essa novidade gera um
custo beneficio acima de 45% se compararmos a soma dos preços dos itens como
opcionais, ou seja, uma vantagem acima de R$ 1.000,00 a menos na hora da compra.
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