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Carros
CURITIBA, QUINTA-FEIRA, 5 DE NOVEMBRO DE 2015
TRÂNSITO
Marcelo José Araújo |
Cruzamentos em “T”
preferência
Uma das regras de circulação que enfrenta uma
grande divergência é o da preferência nos famosos
cruzamentos em “T”. O cruzamento em “T” é aquele
formado pelo encontro de uma via com o final de
uma transversal, de forma que a pessoa que segue
por essa transversal necessariamente fará a conver-
são, à direita ou esquerda, adentrando àquela. É
quase que natural responder que a preferência per-
tence àquele que não está obrigado a fazer a conver-
são, qual seja, aquele que pode seguir adiante, en-
quanto que aquele que segue pela transversal que
irá acabar, deve ceder a preferência de passagem.
Destaque-se que nossa discussão versa sobre locais
não sinalizados, pois havendo sinalização é ela que
prevalece.
Esse é mais um exemplo de situação que é, como
dissemos, quase natural responder que a preferência
é de quem não estará obrigado a convergir, e esse en-
tendimento será corroborado com uma série de deci-
sões judiciais. Nossa opinião é que aparência e hábito
ou costume não são suficientes para responder a uma
pergunta que a própria Lei responde. O Código ante-
rior falava em ‘vias que se cruzem’, portanto no ‘T’
não haveria cruzamento de vias, enquanto que atual-
mente o Art. 29, inc. III do Código de Trânsito prevê
que quando veículos, transitando por “fluxos que se
cruzem”, se aproximarem de local não sinalizado, terá
preferência de passagem o que vier pela direita do
condutor, e no caso do ‘T’ os fluxos de fato se cruzam.
O primeiro passo é concluir que “fluxos que se cru-
zam” formam um “cruzamento”, e segundo o Anexo I
do CTB, que traz conceitos e definições um
cruzamen-
to
é uma interseção de duas vias em nível. O proble-
ma ainda precisa de um esclarecimento do conceito
de
interseção
, que segundo o próprio Anexo I do CTB
é todo cruzamento em nível, entroncamento ou bifur-
cação, incluindo as áreas formadas por tais cruzamen-
tos, entroncamentos ou bifurcações. Ora, o cruzamento
em “T” é de fato um cruzamento
(sic!)
, ou seja, um
encontro de vias que se cruzam e formam uma área
comum de conflito.
A conclusão final entrará em choque com o en-
tendimento de muitos especialistas e de boa parte
dos usuários, especialmente pela simplicidade da ex-
plicação, toda ela encontrada na Lei, de que no cru-
zamento em “T” permanece a regra da preferência
de quem seque pela direita, independente de quem
segue adiante ou quem terá que convergir, situação
aplicável também no caso de bifurcações (“Y”), pois
o ângulo do cruzamento não precisa necessariamen-
te ser reto (90º).
MARCELO JOSÉ ARAÚJO – Advogado e Presidente da
Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR
Nissan confirma a chegada oficial do esportivo GT-R ao país em 2016
A Nissan anunciou que
iniciará em 2016 a venda
oficial do modelo GT-R, (ape-
lidado de Godzila, um mons-
tro japonês), no Brasil. Por ser
um carro de alta performan-
ce e alto custo, pois o modelo
que custa cerca de cem mil
dólares nos Estados Unidos,
com a moeda altamente valo-
rizada e altos impostos, no Bra-
sil poderá chegar perto de um
milhão de reais, todavia o va-
lor correto ainda não foi defi-
nido, assim como a data exata
para início das vendas, que
serão apenas por encomenda.
Oveículo, viráemduas ver-
sões, sendo a Standart que
seria para as ruas e
a Nismo que é preparada para
as pistas. O modelo Standart
tem motor 3.8 litros V6 bitur-
bo e 64 kgfm de torque, com
553 cavalos, enquanto omode-
lo Nismo tem motor 3.8 litros
V6 biturbo e 66,5 kgfm, chega a
600 cavalos e atinge 100 km/h
em apenas 2,6 segundos e ve-
locidade máxima de 315 km/h.
Com tração integral, câm-
bio de dupla embreagem, seis
marchas, suspensão indepen-
dente, freios a disco nas qua-
tro rodas; direção elétrica;
pneus desenvolvidos especi-
almente para ele. Por dentro
conta com bancos de couro
com ajuste elétrico e aqueci-
mento, sistema multimídia
touchscreen, GPS e tela com
as informações sobre a dinâ-
mica do carro, ajuste da altu-
ra e da profundidade da dire-
ção, sistema de som com 11
alto-falantes e dois subwoo-
fers, 6 airbags, ar condiciona-
do automático.
Além de ter sistema Bose
de cancelamento de barulho
que através de sua configura-
ção faz com que o barulho do
V6 biturbo fique agradável aos
ouvidos.O modelo, além do
desempenho de um esporti-
vo, proporciona aos proprie-
tários extremo conforto.
Fotos: Divulgação
Foi publicada a resolu-
ção da Camex (Câmara de
Comércio Exterior), que pas-
sa a alíquota de importação
de veículos elétricos de 35%
para 0%, e a Kia Motors
anunciou que deve lançar no
mercado brasileiro o Soul EV.
O novo Kia Soul EV é
equipado com bateria de po-
límero de lítio, posicionada
sob o piso, com 27 kWh, 360
volts, refrigerada a ar, de 200
watts-hora/kg. Para maximi-
zar a eficiência e o alcance,
o modelo conta com sistema
de frenagem regenerativa
capaz de capturar até 12%
da energia cinética do carro.
Para o carregamento da
bateria, há ainda duas to-
madas, com tempos de car-
ga variando de 24 horas,
para uma bateria totalmen-
te descarregada utilizando
uma tomada de 120 V pa-
drão, e menos de cinco ho-
ras, quando conectado a
uma tomada de 240 v. Os
80% podem ser alcançados
em menos de 33 minutos
com a saída 50 kw, quando
a bateria está descarregada.
Com tração nas rodas di-
anteiras, o Soul EV traz um
motor que atinge velocida-
de máxima de 145 km/h e
um torque de 29 kgfm. En-
tre os equipamentos, há
alerta de pedestres, sistema
de navegação com tela de
oito polegadas, um carrega-
dor de 6.6 kW on-board, câ-
mera traseira Display3, Blu-
etooth, vidros elétricos,
banco do condutor elétrico,
controle de cruzeiro e um
sistema de climatização ex-
clusivo, desenvolvido para
aumentar o alcance da con-
dução, minimizando o gas-
to de energia.
Kia confirma elétrico Soul EV
Kia apresenta seu carro com tecnologia elétrica
RÁPIDA
GM assume liderança de vendas em outubro
A General Motors subiu para a primeira posição de vendas de veículos no mês de outubro, puxada pela boa
performance do Chevrolet Onix no mercado nacional. A montadora vendeu 30,3 mil carros no país no período,
respondendo por fatia de 16,4% do mercado. Enquanto isso, os licenciamentos da Fiat chegaram a 29,4 mil
unidades, o que garantiu à fabricante italiana market share de 15,9% no mês. O Chevrolet Onix fechou
outubro como o carro mais vendido do Brasil pelo terceiro mês seguido, somando 11.131 unidades
emplacadas, em segundo lugar aparece o Hyundai HB20, com 9.748 emplacamentos no período, seguido de
Fiat Palio (8.123), Volkswagen Gol (6.581) e Chevrolet Prisma, a versão sedã do Onix que completa o “top 5”
em outubro deste ano.
Preço ainda não está definido no Brasil, mas custa cerca de US$ 100 mil nos EUA
Godzilla invade o
Brasil no ano que vem
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