Jornal Bem Paraná - page 11

Modelo é equipado com motor seis cilindros 3.0 biturbo de 370 cv
Novo BMWM2 no
Brasil por R$ 379.950
O novo BMW M2 Coupé
chega ao Brasil e apresenta
uma performance inigualável,
graças ao motor de seis cilin-
dros em linha e à suspensão
de alumínio M Sport leve. O
novomotor de três litros e seis
cilindros em linha do novo
BMW M2 evidencia a tecno-
logia de ponta M TwinPower
Turbo, ao fornecer potência
máxima de 370 cv a 6.500 rpm
e aceleração de 0 a 100 km / h
em apenas 4,3 segundos, ali-
ado a câmbio automático de
dupla embreagem de 7 velo-
cidades.
A dinâmica de direção é
otimizada pelas suspensões
traseira e dianteira de baixo
peso, pelo equilíbrio de peso
50:50 e pela tração traseira. O
novo BMW M2 tem rodas de
liga-leve M Double-spoke de
19 polegadas e pinças de frei-
os com acabamento azul me-
tálico M, que alcançam valo-
res de desaceleração extraor-
dinários, sendo extremamen-
te estáveis e duráveis.
Inspirado em versões his-
tóricas dos veículos da marca
alemã no automobilismo, o
novo M2 Coupé apresenta
detalhes aerodinâmicos carac-
terísticos, defletores diantei-
ros inferiores mais baixos com
grande entrada de ar e pon-
teiras de escapamento duplas
cromadas.
O revestimento de couro
tipo Alcântara está nos painéis
internos das portas e no con-
sole central, juntamente com
fibra de carbono. Bancos, vo-
lante e alavanca do câmbio
possuem detalhes exclusivos
da grife M. O modelo ainda
conta com o sistema de som
Harman Kardon, com 12 alto-
falantes, dois subwoofers cen-
trais e um amplificador exter-
no de 360 W no porta-malas.
No quesito conectividade, ele
traz o BMW ConnectedDrive,
que permite o uso de aplicati-
vos integrados ao carro, como
o GoPro (permite aos passa-
geiros controlar a câmera de
ação e gravar seus melhores
momentos usando o contro-
lador do iDrive e o Controle
Display) e BMW M Laptimer
(possibilita comparar os tem-
pos de voltas em circuitos e
ainda analisar o desempenho
na pista monitorando dados
de diferentes categorias, como
aceleração, frenagem, ângulo
de curva e força G). O mode-
lo conta com o sistema
TRÂNSITO
Marcelo José Araújo |
Delação premiada em
multas de trânsito
LEI 13.281 DE 04/05/16 PUBLICADA NO DOU DE
05/05/16
“Art. 284.....................................................................
§ 1º Caso o infrator opte pelo sistema de notifica-
ção eletrônica, se disponível, conforme regulamenta-
ção do Contran, e opte por não apresentar defesa pré-
via nem recurso, reconhecendo o cometimento da in-
fração, poderá efetuar o pagamento da multa por 60%
(sessenta por cento) do seu valor, em qualquer fase do
processo, até o vencimento da multa.
§ 2º O recolhimento do valor da multa não impli-
ca renúncia ao questionamento administrativo, que
pode ser realizado a qualquer momento, respeitado o
disposto no § 1º.”
A Lei 13.281/16 que entrará em vigor 180 dias após
sua publicação, portanto em novembro/16, promoveu
alterações no Código de Trânsito, e dentre várias que
trarão polêmica destacamos aquela que alterou o Art.
284, acrescentando parágrafos.
O primeiro deles, para seguir a moda da ‘Lava Jato’,
ouso dizer que é uma espécie de delação premiada de
infração de trânsito, ou seja, a pessoa admite a res-
ponsabilidade, abre mão de recorrer, e pode pagar
apenas 60% do valor da multa, ou seja, um desconto
de 40%. Lembro que o texto atual já prevê o desconto
de 20% quando o pagamento é feito de forma espon-
tânea até a data do vencimento da multa, data a qual
coincide com o prazo de apresentação de recurso para
a JARI do órgão de trânsito que está aplicando a pena-
lidade.
Vejo um problema no fato que a regra transforma
declaradamente a ‘revelia’ do infrator em reconheci-
mento da responsabilidade, ao invés de uma declara-
ção expressa de reconhecimento da responsabilidade
para lhe conferir o dito desconto, sem esquecer que se
trata de um estímulo ao reconhecimento da culpa e
desistência dos recursos. Com isso será criado um pro-
blema, pois até a data de vencimento, pelo texto atu-
al, a pessoa já tem o desconto dos 20% e pode recorrer
(tanto na defesa prévia quanto na JARI), mas e se ela
fizer o recolhimento espontâneo, para obter o descon-
to de 40%, mas resolver apresentar recurso à JARI, já
que não declarou expressamente tal desistência?
Marcelo José Araújo – Advogado, professor e ex-
presidente da Comissão de Direito de Trânsito da OAB/PR
A BMW espera vender 50 unidades em 2016
Fotos: Divulgação
March e Versa sem pedal da embreagem
Câmbio
A Nissan tem grande
novidade para novos March
eVersa ocambioX-TronicCVT,
ambos fabricados em Resen-
de (RJ). A transmissão por
polias continuamente variá-
veis, semmarchas fixas, é tec-
nologia usualmente encon-
trada emveículos de gama su-
perior no Brasil, especialmen-
te de marcas japonesas. Ago-
ra o CVT passa a ser ofereci-
do em sedã e hatch compac-
tos, (o minivan Honda Fit já
usou o equipamento), como
equipamentoopcional que vai
custar R$ 4,8 mil extras nas
versões 1.6 topo de linha dos
dois modelos. Mesmo assim
serão as opções automáticas
mais baratas do mercado,
o March 1.6 SV R$ 54.090,
enquanto o 1.6 SL R$ 58.390.
Já o sedã Versa 1.6 SV R$
57.990 na opção automática
e o SLR$ 64.690. O topo de
linha Versa Unique passará a
ser vendido somente com
câmbio CVT por R$ 66.290.
A Nissan enfatiza que o
câmbio CVT é específico
paramotor flex de porte com-
pacto e leve. Sendo assim, a
transmissão tem correia com
maior capacidade de trans-
missão de torque, embrea-
gens com diâmetro amplia-
do para melhorar a faixa de
rotações e polia mais rígida
para garantir a estabilidade
do sistema, mantendo a po-
tência e reduzindo atrito. A
fabricante ressalta que o
câmbio CVT fabricado no
México e desenvolvido no
Brasil proporciona sensações
mais diretas ao acelerador, e
redução de velocidade em
descidas com utilização de
freio motor. Além dessa no-
vidade, os dois carros chegam
à linha 2017 com outras alte-
rações no pacote de equipa-
mentos. No caso do March, a
versão S passou a vir com
capas dos retrovisores na cor
da carroceria e vidros trasei-
ros elétricos, enquanto a SL
ganhou a central Multi-App
como item de série. Já o Ver-
sa agora entrega retrovisores
repetindo o tom da pintura e
vidros elétricos nas quatro
portas em todas as versões,
além de banco de couro, ar
digital, faróis de neblina e
ganchos para cadeirinhas
Isofix a partir da SL. A Uni-
que terá a central Multi-App,
ponteira do escapamento
cromada, friso lateral e tape-
tes exclusivos.
Nissan March e Versa agora
BEM
PARANÁ
11
Carros
CURITIBA, SEGUNDA-FEIRA, 13 DE JUNHO DE 2016
1...,2,3,4,5,6,7,8,9,10 12,13,14,15,16,17,18,19,20,21,...32
Powered by FlippingBook