Jornal Bem Paraná - page 11

BEM
PARANÁ
11
Carros
CURITIBA, QUINTA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO DE 2016
TUDOAUTO
Nilton Saciotti |
Soltaramo Toro,
a picape da Fiat
Montadora mostra sua primeira picape média e tenta dar um “olé” na concorrência
O Fiat Toro une qualida-
des de SUV, de picape e de
automóvel chega em três ver-
sões com motores flexível ou
diesel, com câmbio automáti-
co de 6 ou 9 marchas, ou ain-
da, manual de 6 marchas, e
ainda, com trações 4x2 ou 4x4.
Utiliza parte da plataforma do
Jeep Renegade na dianteira,
mas o restante de sua arqui-
tetura é exclusiva.
Assim como a Renault
Duster Oroch, a picape da Fiat
conta com estrutura mono-
bloco – diferentemente da
concepção de cabine separa-
da da caçamba e montada
sobre chassi das picapes mé-
dias convencionais. As sus-
pensões (independentes nas
quatro rodas) são mais refor-
çadas que as do Renegade
para suportar a maior capaci-
dade de carga (650 quilos nas
versões 1.8 flex e de uma to-
nelada nas variantes 2.0 tur-
bodiesel), quanto ao seu ta-
manho é maior que as pica-
pes compactas e menor que
as médias, com 4.915 mm de
comprimento. Seu design di-
ferenciado começa com os
“olhos do touro” ¯ Split Light-
ning ¯ o grupo ótico dividido
em dois conjuntos. Ele marca
presença com seu olhar deter-
minado e se torna a identida-
de frontal do modelo.
Ogrupo ótico superior traz
as luzes de posição (ilumina-
das por LEDs) e de indicador
de direção. Ele também pode
contar com a luz DRL (Dayti-
me Running Lamp), com ilu-
minação a LEDs de alta inten-
sidade, que garantem segu-
rança mesmo durante o dia.
Já o segundo grupo ótico é res-
ponsável pelas funções de ilu-
minação de profundidade. Ele
oferece ótima visibilidade em
distância e em curvas e fica
integrado à grade principal,
que traz barras tridimensio-
nais. O logo Fiat aparece par-
cialmente inserido no capô
musculoso, completando a
faixa cromada que dá conti-
nuidade e também sofistica-
ção. Ainda na parte mais in-
ferior da dianteira, os faróis
auxiliares, totalmente integra-
dos, compõem o design fron-
tal do Fiat Toro.
Na traseira, a inovação co-
meçou na tipologia da tampa.
Dividida exatamente no cen-
tro, suas duas portas oferecem
uma versatilidade de uso ain-
da não experimentada por cli-
entes do segmento de pica-
pes. A abertura lateral das
portas permite ao usuário
muito mais conforto e pratici-
dade para carga e descarga.
As lanternas traseiras com
LEDs também inovam com o
posicionamento horizontal,
alargando e elevando visual-
mente o modelo.
A motorização 1.8 flex de
139 cv de potência e 19,4 kgfm
de torque está disponível ape-
nas com o câmbio automático
de seis marchas e tração dian-
teira. Já o propulsor 2.0 turbo-
diesel de 170 cv e 35,7 kgfm é
oferecido com uma caixa ma-
nual de seis velocidades e tra-
ção 4×2 ou 4×4. No caso da
versão topo de gama Volcano,
essemotor é associado a trans-
missão automática de nove
marchas e tração nas quatro
rodas. Seu ambiente interno
amplo, requintado, envolven-
te e protetor. Detalhes inter-
nos ¯ como elementos em cro-
mo acetinado, composições de
cores e revestimento em couro
nos volantes - ¯ trazem a com-
binação ideal entre força e o
conforto do veículo.
Por dentro painel do Fiat
Toro apresenta desenho mo-
derno, que combina com as li-
nhas ousadas da carroceria,
assim como o quadro de ins-
trumentos em TFT 7" colori-
do, que permite grande inte-
gração com o motorista; o vo-
lante multifuncional com bor-
boletas para as trocas de mar-
cha; e a Central Multimídia
Uconnect Touch NAV 5".
Palestra
O artista plástico e customizador de motos e capace-
tes Célio Dobrucki, irá palestrar sobre o trabalho efetua-
do com sua Bonneville 2014 e falará de sua viagem que
fez coma a mesma para o Uruguai em dezembro passa-
do na concessionária CWB Triumph, no dia 24 de feve-
reiro as 17 horas.
Segurança
Dizer que brasileiro não liga para segurança veicular é
coisa do passado. A preocupação do consumidor com a
segurança aumentou muito. Uma pesquisa feita por uma
montadora no Brasil e emoutros países da América do Sul
mostrou que a segurança é o atributo mais valorizado no
carro na hora da compra, atributo que vem antes de ga-
rantia, economia de combustível e custo-benefício. A obri-
gatoriedade da airbag e freios ABS nos carros novos a
partir de 2014 contribuiu não apenas para a redução de
acidentes, mas para a conscientização do consumidor so-
bre a necessidade de ter uma mobilidade mais segura.
Fotos: Divulgação
Lançamento
Toro Volcano 2.0 turbodiesel 4×4 sai por a partir de R$ 116.500
Cutucada
Embora faltando a capa e a espada a Renault
deu uma “cutucada” na rival Fiat pelas páginas
sociais durante o lançamento da picape
concorrente da Oroch. As duas tem dimensões
semelhantes e abriram um novo nicho de
mercado entre utilitários.
Última
A Vicar, promotora das corridas de Stock Car,
está anunciando a corrida do dia 6 de março no
autódromo como a última oportunidade de
assistir em Curitiba. Espero que estejam errado,
mesmo não contando mais com a continuidade
do AIC, mas já é hora de começarmos a pensar
em uma corrida de rua, nas proximidades do
entro Cívico por exemplo, eu em cidades da
região metropolitana Quem não lembra da pista
de arrancada na Cidade Industrial.
MAIS
Mais fotos e detalhes
no portal Bem Paraná em
RÁPIDA
Os bancos
inovadores e
anatômicos trazem
regulagem elétrica
na dianteira.Os
passageiros nos
bancos traseiros
viajam muito
confortáveis. Para
completar, o porta-
objetos no console é
refrigerado.
1...,2,3,4,5,6,7,8,9,10 12,13,14,15,16,17,18,19,20,21,...24
Powered by FlippingBook