Jornal Bem Paraná - page 10

BEM
PARANÁ
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Carros
CURITIBA, SEGUNDA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2016
Fiat lança o
subcompactoMobi
Modelo é menor que o Uno e “pelado” tem preço de R$ 31.900
Novidade
TRÂNSITO
Marcelo José Araújo |
Velocidademínima na via
Quando se fala em fiscalização de velocidade, geral-
mente os questionamentos e dúvidas decorrem da velo-
cidade excessiva, porém, a velocidade baixa também
sujeita o condutor a penalidades, pois, a vazão dos veí-
culos também não pode ser esquecida. Na vigência do
Código Nacional de Trânsito a regra era aplicável apenas
nas vias rápidas e preferenciais, nas quais não se pode-
ria transitar em velocidade inferior à metade da máxima
para elas estabelecida. Nenhum critério subjetivo havia,
portanto, independente das circunstâncias, a regra era
objetiva.
A atual legislação estabelece que a velocidade míni-
ma não pode ser inferior à metade da velocidade máxi-
ma estabelecida, sem fazer distinção quanto ao tipo de
via, seja ela rodovia, via rápida, arterial, coletora ou local.
Apesar dessa ampliação, fatores ou circunstâncias sub-
jetivas foram estabelecidas para que venha a se caracte-
rizar a ocorrência da infração, e sob essa ótica a Res. 363/
11 do CONTRAN cria uma tabela para autuação da velo-
cidade mínima da via, mas apenas no referencial objeti-
vo, não fazendo qualquer menção aos critérios subjeti-
vos que comentamos a seguir.
O primeiro deles: “retardando ou obstruindo o trân-
sito”. Significa que se um veículo estiver sozinho na via,
ou ainda que haja outro, mas que essa velocidade redu-
zida não implique emobstrução ou retardamento do trân-
sito, não haveria infração.
O segundo: “a menos que as condições de tráfego e
meteorológicas não o permitam”. Significa que se em
decorrência de uma situação de tráfego alheia à vontade
do condutor (engarrafamento, p.ex.) ele não consiga aten-
der à regra, não haveria infração. Já a expressão “condi-
ções meteorológicas” diz tudo e não diz nada, já que
qualquer condição de tempo, seja Sol, chuva, frio, calor,
são condições meteorológicas. Não se encontra definida
qual é a condição considerada prejudicial, seja excesso
de chuva, seja excesso de Sol pelo ofuscamento.
O terceiro: “salvo se estive na faixa da direita”. Sig-
nifica que se a via possuir mais de uma faixa de trânsito,
e estando o veículo na da direita, independente das con-
dições anteriores, não haveria infração, já que sempre
haveria a possibilidade de ultrapassagem pelos demais.
A regra comentada se encontra nos Arts. 62 e 219 do
Código de Trânsito, e são os fatores subjetivos que res-
tringem sua fiscalização, não sendo possível a autuação
apenas com equipamento eletrônico, já que depende da
avaliação das circunstâncias por uma pessoa humana, e
essa pessoa humana precisa do equipamento para de-
monstrar que se está abaixo da metade.
MARCELO JOSÉ ARAÚJO – Advogado e Consultor de
Trânsito, Professor de Direito de Trânsito,
A Fiat apresentou ao Bra-
sil seu novo compacto que a
marca que que seja um exem-
plo carro urbano e mobilida-
de, além de figurar entre
os mais baratos do mercado,
partindo de R$ 31.900 mas
“pelado” já chega mais caro
que o irmão mais velho Palio
Fire que custa R$ 29.160.
O modelo pode se dizer
ser uma versão reduzida do
Uno com quem compartilha
além da plataforma várias
peças. A dianteira tem um
aspecto imponente, com o
capô alto (esculpido com vin-
cos longitudinais) e os faróis
ousados, que se estendem
pela lateral do veículo.
A grade tem papel funda-
mental, com o contorno infe-
rior se repetindo em vários
pontos. Ela pode ainda con-
tar com acabamento em preto
brilhante, dependendo da
versão. Na parte frontal infe-
rior, os cortes que formam a
entrada de ar e os abrigos dos
faróis de neblina.
A impressão de porte mai-
or se repete na lateral do
Mobi, graças aos para-lamas
“musculosos”. Eles se interli-
gampor umgrande vinco que
começa no farol, percorre a
parte inferior das portas e sobe
de novo na traseira, para ter-
minar na lanterna.
Atrás, omaior destaque do
Mobi é a tampa do porta-ma-
las, uma peça única de vidro
preto. Exclusividade entre os
carros nacionais, ela deixa em
evidência a tipologia do logo
da Fiat. Assim como os faróis,
as lanternas têm máscara ne-
gra e exibem volumes que
acompanham a lateral da car-
roceria. Por dentro, o FiatMobi
conta com textura especial na
porção central do painel, re-
petida nas portas.
O painel tem um módulo
central que engloba o espaço
para o sistema de áudio/entre-
tenimento, as saídas de ar – re-
dondas nas pontas e quadra-
das no centro – e o bloco forma-
do pelos comandos de ventila-
ção/ar-condicionado. Oquadro
de instrumentos com ilumina-
ção a LED e display de 3,5 po-
legadas permite boa visualiza-
çãodas informações, comooní-
vel do tanque de combustível e
temperatura do líquido de ar-
refecimento domotor.
Mobi Like On é a versão intermediária por R$ 42.300 no mercado nacional
Fotos: Divulgação
Mobi Easy On por R$ 35.800
A dianteira tem um aspecto imponente
Interior da versão topo Way On por R$ 43.800
VERSÕES
Mobi Easy - R$ 31.900 -
Banco traseiro bipartido,
parachoques na cor da
carroceria, Lane Change, ESS
(alerta de frenagem de
emergência), rodas de 13
polegadas com calotas,
retrovisores com comando
interno e parassol com espelho
para o passageiro.
Mobi Easy On - R$ 35.800
Mobi Easy On -
- Acrescenta ar-condicionado,
direção hidráulica e volante
com regulagem de altura, além
de rodas de aço de 14
polegadas.
Mobi Like - R$ 37.900 -
Conteúdo da Easy On com
acréscimo de vidros e travas
elétricas, computador de
bordo, chave telecomando,
maçanetas e retrovisores
externos pintados na cor da
carroceria, grade dianteira
pintada em preto brilhante, ,
revestimento do porta-malas e
Cargo Box (caixa removível no
porta-malas).
Mobi Like On - R$ 42.300
- Soma à versão Like: rodas de
liga leve de 14 polegadas,
faróis de neblina, banco do
motorista com regulagem de
altura, retrovisores elétricos
com tilt-down e repetidores de
direção, kit Comfort, sensores
de estacionamento, tecidos
diferenciados em duas cores
com costuras brancas, alarme
e rádio B7 com comandos no
volante. Sem opcionais.
Mobi Way - R$ 39.300 -
Conteúdo da versão Like com
barras longitudinais de teto,
parachoques exclusivos e
molduras nas caixas das rodas,
além de suspensões mais
elevadas. Opcionais: os mesmo
da Like.
Mobi Way On - R$ 43.800
- Acrescenta rodas de liga
leve de 14 polegadas com
desenho próprio e console de
teto com porta-objetos e
espelho adicional.
Mercedes Benz inaugura primeiro
Van Center de Curitiba
A Rodobens inaugurou oo primeiro Van Center
Mercedes Benz de Curitiba. Com investimento de
R$ 2 milhões, o estabelecimento situado no bairro
Parolin, contará com infraestrutura para exposição
e venda de veículos utilitários da marca, além de
pós-venda especializada. O Van Center foi
totalmente concebido para veículos comerciais
leves, com uma loja exclusiva para a venda de
modelos como Sprinter e Vito.
Divulgação
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